Recentemente, a WSI, empresa especializada em marketing digital, postou um webinar compartilhando dicas sobre como fortalecer sua rede de contatos e sua marca no LinkedIn. Gunnar Hood, consultor WSI em Oklahoma City e autor de nosso eBook sobre LinkedIn, compartilhou sua experiência com empresas de serviços profissionais e B2B. Você pode acompanhar a gravação aqui.
Sucesso com o LinkedIn nesse Novo Normal
O impacto do COVID-19 tirou as pessoas de suas zonas de conforto. Embora desconfortável, é também a melhor maneira de crescer. Como tantas reuniões pessoais, eventos de networking e feiras de negócios foram suspensos em 2020, o LinkedIn se tornou uma opção ainda mais atraente, pois:
- Possui 63 milhões de tomadores de decisão e 30 milhões de empresas conectadas
- Representa 80% dos leads em B2B nas mídias sociais
- Triplica o número de visitantes que se convertem em leads efetivos em comparação com outros canais digitais
- É a rede mais confiável
Infelizmente, 98% dos usuários do LinkedIn não acertam o alvo.... mas isso significa que os 2% que utilizam a plataforma de maneira eficaz podem superar seus concorrentes de forma extraordinária.
O LinkedIn é uma ferramenta de construção de relacionamento escalonável, pois é eficiente em termos de tempo, é informada, é bastante visível, é gratuita e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não é de se admirar, então, que 75% dos tomadores de decisão preferem interações remotas e opções de autoatendimento - o suficiente para fazer compras importantes usando apenas dessas interações.
Visibilidade da sua Marca Pessoal
Um perfil bem avaliado pelo LinkedIn aumenta seu alcance em +50%. O eBook da WSI está disponível por meio de seu Consultor WSI e ajuda nas oito ações diferentes que você precisa adotar para ter sucesso no LinkedIn. Agora, preparar seu perfil profissional no LinkedIn pode ser difícil se você não gosta de escrever sobre você mesmo. Se for esse o caso, faz sentido pedir ajuda a especialistas. O segredo para um perfil atraente é garantir que ele seja focado no cliente, ou seja, concentre-se menos no que você faz e mais em como ajudar os outros a resolverem seus problemas.
Aproveite as vantagens da seção onde pode compartilhar conteúdo rico, como apresentações, PDFs, vídeos etc. Use a ferramenta Social Selling Index (Índice de Vendas para Mídias Sociais) para manter uma pontuação razoável - visando uma pontuação > 60 que, quando combinada com um perfil bem avaliado pelo LinkedIn, o coloca em uma categoria de elite.
Atraia Melhores Contatos
Embora ter mais de 500 contatos seja uma métrica que você pode buscar atingir, é mais importante trabalhar na qualidade de suas conexões - especialmente porque o LinkedIn está “observando” e vai sugerir mais contatos com as mesmas características dos que você já tem.
Os resultados das pesquisas pelas categorias buscadas retornam não só com contatos, mas também com artigos, conteúdo e oportunidades de trabalho relacionados com a sua pesquisa. Isso dá uma boa exposição a contatos importantes que você selecionar, pesquisando os aspectos comuns e de interesse e, em seguida, gerar curiosidade através de visualizações, curtidas, comentários daqueles o seguindo.
Ao convidar um profissional ideal para se conectar, use o botão Enviar Mensagem, na visualização do perfil, para que você possa personalizar sua mensagem. Novamente, crie sua mensagem para ser sobre eles, e não sobre você. NÃO use ferramentas de automação para isso - não é pessoal e é contra a política do LinkedIn.
Se posicione como Liderança Inovadora
Se houver algum profissional com quem você gostaria de se conectar, mesmo que não haja muito em comum, compartilhar conhecimento como liderança inovadora é importante. 97% das empresas B2B usam o LinkedIn para compartilhar conteúdo, o que o faz ser uma das maiores editoras de conteúdo.
Apenas 0,4% dos usuários compartilham conteúdo semanalmente. Se diferencie dos demais e publique conteúdo regularmente para obter uma vantagem competitiva. Consulte o LinkedIn Pages Playbook para se inspirar no que publicar. Seja envolvente (especialmente quando uma postagem sua está atraindo muita interação), seja humano no conteúdo e deixe um espaçamento entra as suas postagens de, pelo menos, quatro horas.
Incentive curtidas e comentários e responda aos comentários em até 24 horas. Compartilhe apenas com pessoas que provavelmente vão comentar, para manter os algoritmos do LinkedIn felizes.
Publicidade no LinkedIn
58% dos profissionais de marketing B2B dizem que os anúncios do LinkedIn oferecem o melhor valor e 42% pretendem aumentar seu orçamento de publicidade do LinkedIn. Isso se deve ao quão bem direcionado esse público pode ser e aos vários tipos de anúncio disponíveis:
- Dinâmico
- Única imagem ou vídeo
- Carrossel
- Mensagens patrocinadas:
- Anúncios de mensagens (atualmente podem atingir uma taxa de abertura de 52%)
- Anúncios de conversa
Para obter mais informações sobre como melhorar o seu desempenho no LinkedIn e outras estratégias de marketing digital, entre em contato com a WSI, hoje mesmo.
Você também pode assistir à nossa gravação abaixo: