SEO

Tudo o que as empresas precisam saber sobre SEO

| 15 Minutos Para Ler
Keyboard with SEO key.
Resumo: Aprenda tudo sobre SEO, por que SEO é essencial para a presença digital da sua empresa e tenha acesso a todos os nossos recursos de SEO.

Nota da editora: esse post foi originalmente publicado em novembro de 2020 e foi atualizado em agosto de 2022.

Otimização de buscas (SEO) é tão poderosa quanto mal compreendida. É um dos conceitos mais importantes que impulsionam o marketing digital. Ter esse conhecimento é essencial para os profissionais de marketing que querem que suas empresas tenham sucesso online. 

Se você dedicou tanto tempo quanto nós pesquisando os prós e os contras do SEO, provavelmente percebeu que os algoritmos mudam com frequência e as estratégias que funcionam em um determinado momento podem se tornar desatualizadas mais adiante. É o bastante para deixar até os profissionais de marketing mais preparados, subindo pela parede

Mesmo assim, quando se trata de SEO, algumas coisas nunca mudam, e essas são as coisas que vamos apresentar. Pois, embora você nunca pode prever para onde o SEO está indo, você vai se sentir seguro de que é conhecedor das metodologias básicas de SEO. Neste blog, você vai conhecer bastante sobre SEO, desde por que você precisa se preocupar com isso até por que seus esforços de SEO podem não estar dando certo. Leiam!

 

O que é SEO?
A otimização de buscas online, ou SEO, é o ato de melhorar o conteúdo na internet para que seja agradável e útil aos olhos dos leitores e dos mecanismos de busca.

SEO pode ajudar sua empresa e seu site a ganhar mais visibilidade, gerar tráfego e atrair leads mais qualificados.

Sua estratégia de SEO é a espinha dorsal da sua presença digital - é o que traz tráfego para sua página online. Agora, se não for bem feito, pode também ser o que vai afastar o seu público-alvo. Mas, como você provavelmente já sabe, as nuances do sucesso ou do fracasso no SEO são um pouquinho complicadas.

 

Porque SEO é Importante?

Vejam:

  • Até 90% de todo o tráfego na Internet vem por meio de mecanismos de busca.

  • Mais de 70% do tráfego de buscas vem de pesquisas orgânicas na Internet. Isso se compara com apenas 30% que vem de mídia paga (MarTech).

  • Gerar tráfego e leads é o objetivo nº 1 das empresas, e é por isso que 66% dos profissionais de marketing querem melhorar o SEO. Logo, aumentar sua presença orgânica é uma das principais prioridades do inbound marketing (HubSpot).

Por que o SEO é importante para você? A resposta mais correta e rápida é porque os clientes em potencial não têm como encontrá-lo no mundo digital sem o SEO. Se você for uma empresa, seus clientes devem conhecer seu URL e navegar rapidamente até o seu site para entrar em contato com você ou fazer uma compra online.

Os mecanismos de busca atuam como guardiões neste vasto mundo digital, ajudando as pessoas a encontrar o que estão buscando ou pesquisando. Mas embora eles sejam inteligentes, eles não são tão inteligentes quanto precisamos que sejam. Por isso, você precisa otimizar o seu conteúdo na internet para ajudar o Google, o Bing e outros mecanismos de busca a preencher os espaços em branco. Você tem que criar cuidadosamente seu conteúdo para não só atrair seus leitores, mas também atrair os guardiões digitais que trazem esses usuários na Internet até você.

Em outras palavras, você tem que fazer um ótimo SEO.

Em uma entrevista, Andrey Lipattsev, Estrategista Sênior de Buscas Online do Google, confirmou que o conteúdo e a criação de links são duas das ações mais importantes que o Google usa para decidir onde posicionar seu site em uma página de resultado de buscas. E quando se trata dessas ações, a qualidade supera em muito a quantidade. 

Mas SEO não é apenas otimizar o conteúdo e os links que estão na sua página. SEO é sobre sua presença digital - não apenas o seu site. Veja tudo que deve ser levado em consideração em um trabalho de SEO:

  • SEO on-site: o conteúdo e os links do seu site.

  • SEO Off-site: o conteúdo e os links de outros sites que levam de volta ao seu site. 

  • SEO On-SERP: Conteúdo relacionado à página do seu site quando está na própria página de resultado de uma pesquisa de busca.

     

A maioria das empresas sabe o que é SEO. Muitas delas têm feito SEO - e continuam a fazer – de forma profissional para assegurar que não se posicionem em algum lugar abaixo das primeiras cinco posições em buscas de palavras-chaves importantes (ou pior ainda, fora da primeira página!). Os objetivos dessas ações de marketing digital são muitos, mas, em última análise, o SEO ajuda você a atingir um dos objetivos principais de um site: atrair mais tráfego para lá. E se você é uma das centenas de milhares de empresas competindo no mundo digital, você seguramente sabe que isso é crucial. 

 

O que é SEO Local?

A principal diferença entre SEO e SEO Local é o tipo de resultados de buscas em que sua empresa aparece. SEO para empresas locais é uma estratégia de marketing para mecanismos de busca que ajuda as empresas a aumentar sua visibilidade nos resultados de busca locais.

Ao contrário da SEO comum, que se baseia em resultados de busca nacionais e internacionais, a SEO local é sobre como aumentar a visibilidade de suas páginas web em resultados específicos da sua região. Por exemplo, se você possui um hotel boutique em Nova Iorque, você gostaria de aparecer para "hotel boutique perto de mim" ou "hotel boutique perto do rio Hudson". Estes tipos de palavras-chave e buscas ajudam os usuários a encontrar produtos ou serviços perto de sua localização.

Aqui estão alguns outros tipos de empresas que podem se beneficiar de SEO Local:

  • Lanchonetes ou cafeterias

  • Consultores locais

  • Fabricantes locais

  • Agências de marketing locais

  • Museus

  • Concessionárias de automóveis

  • Fotógrafos

  • Faculdades e universidades

Os mecanismos de busca levam muitas coisas em consideração ao classificar os sites para um termo de busca específico.

Aqui estão algumas coisas que os mecanismos de busca levarão em consideração:

  • Seu site está à altura? (ele proporciona aos usuários uma experiência fantástica?)

  • Onde está localizada a sua loja e você está perto da pessoa que está pesquisando?

  • Que produto ou serviço você oferece e resolve o problema do pesquisador?

  • Você tem uma boa reputação on-line?

Aqui estão quatro maneiras de impulsionar o SEO Local do seu site:

  • Otimizar para o Perfil de Negócios do Google: Ter uma página de Perfil de Google Business pode ajudar os clientes a encontrar e aprender mais sobre seu negócio facilmente. Clientes potenciais também podem obter um resumo rápido de seu negócio - avaliações, horário de abertura, informações de contato e muito mais.

  • Informações de contato: Certifique-se de que seu nome, endereço e número de telefone sejam consistentes em todas as publicações e websites. Isto torna mais fácil para os clientes potenciais encontrá-lo. Além disso, se o Google não puder determinar quais informações sobre sua empresa estão corretas, seu site pode não ser mostrado nos resultados da busca.

  • Otimize os diretórios e citações on-line: Os agregadores de mapas como o Express Update e o Foursquare fornecem dados de mapas para os mecanismos de busca. Submeter seu negócio a diretores on-line pode aumentar ainda mais a visibilidade de seu website.

  • Auditoria SEO local: Você pode usar ferramentas para auditorias de SEO e verificar o quão bem otimizado está seu website. Quando se trata de SEO Local, isto poderia incluir uma auditoria do Perfil de Google Business, auditoria do Google Search Console, auditoria de citações, e muito mais.

Como ter Sucesso com SEO

A essa altura, você pode estar já um pouco desanimado. Nós entendemos: o SEO é um pouco complexo e você pode se sentir em desvantagem se não conhece especialistas nesse assunto, ou não disponibiliza de recursos ou tempo para adotar uma boa estratégia de SEO

Mas não se desespere! As etapas que o levarão ao sucesso inevitável adotando o SEO não estão disponíveis apenas para as empresas com melhor desempenho ou às marcas com mais recursos para investir. Mesmo que os algoritmos mudem (estima-se que o Google atualiza seu algoritmo de buscas de 500 a 600 vezes por ano, os pilares que definem o sucesso do SEO permanecem os mesmos. 

Existem sete áreas específicas nas quais você precisa prestar atenção ao otimizar seu conteúdo para mecanismos de busca:

Pesquisa de palavras-chave: essa é a base de sua estratégia de SEO. Quais são as palavras-chave e frases que levarão as pessoas ao seu site? Identifique os tópicos principais do seu site e, em seguida, crie conteúdo em torno desses tópicos, usando palavras-chave relacionadas.

Análise competitiva: você não precisa se sair melhor do que todos, mas apenas superar as marcas com as quais está competindo diretamente. O que seus concorrentes, que estão nas primeiras posições dos mecanismos de busca, estão fazendo de maneira correta? O que seus concorrentes estão fazendo de errado? Se você puder oferecer algo um pouco mais útil, interessante ou inspirador, do que seus concorrentes, para o seu público-alvo, certamente será recompensado com uma melhora no seu posicionamento.

Otimização de sites: No SEO, não é apenas o seu blog que exige atenção. Todas as landing pages, microsites, páginas de conteúdo e outros conteúdos digitais também devem ser otimizados. Inclua texto alternativo e legendas nas imagens, atualize seus termos e condições (em conformidade com o GDPR ou LGPD, é obrigatório) e inclua as informações de contato da sua empresa. Mantenha seu conteúdo compatível com dispositivos móveis e leve em consideração a eficiência do seu site também. Redirecionamentos excessivos, links quebrados, problemas de navegação, rolagem horizontal ou outros erros podem fazer com que os mecanismos de busca o penalizem.

Autoridade de domínio: além do seu conteúdo, avalie também em como o seu site está funcionando. Você tem links suficientes de outros sites com boa autoridade de domínio? Como você pode conseguir mais? O inverso também é importante: se sites com spam estão conectados ao seu, o Google provavelmente entenderá que seu site também não é confiável.

Estratégia de conteúdo: esse é o mantra de hoje, pois: o conteúdo é rei. O seu conteúdo é interessante, informativo, bem escrito e bem divulgado? Você usa palavras-chave corretamente? Se outras pessoas ou sites compartilharem seu conteúdo e criarem links para ele, é uma boa indicação de que você está no caminho certo.

Estratégia de mídias sociais: os motores de busca estão começando a prestar mais atenção às suas plataformas sociais. Essas plataformas estão sendo usadas para promover seu conteúdo? Você está conseguindo um bom engajamento nas mídias sociais?

Meça, analise os resultados, melhore regularmente: SEO não é um tipo de negócio que se faz e pronto. Você tem que fazer auditoria dos resultados de SEO do seu site regularmente, para garantir que está otimizado. Em quais áreas você está indo bem e em que pontos está ficando para trás?

Montar uma estratégia de SEO ampla requer seguir cada uma das etapas acima para identificar seus pontos fortes, fracos, benchmarks e possíveis barreiras. Certifique-se de que tudo isso é feito com um contexto em mente. Por exemplo, os itens obrigatórios de SEO para empresas locais variam ligeiramente se compararmos aos itens obrigatórios que aplicamos a empresas que só atuam online ou ainda às empresas que não tem sites (sim, elas existem, mesmo em 2022). 

Outra parte importante desse contexto que merece alguns detalhes adicionais seria: desktop versus celular. Os comportamentos de buscas em dispositivos móveis são diferentes dos comportamentos de buscas em desktops. Otimize o conteúdo de sua marca para os celulares - se não, você está perdendo contatos essenciais pois já existem 2,71 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo.

Use Software para SEO: SEO não é uma estratégia de marketing digital que pode ser gerenciada manualmente. Felizmente, há muitas ferramentas de SEO por aí que você pode usar para gerenciar sua estratégia de SEO e conteúdo. Existem ferramentas de pesquisa de palavras-chave, ferramentas de auditoria, rastreadores de classificação, aplicativos de monitoramento de backlink e muito mais.

Com as ferramentas SEO, tudo em um, você pode garantir que seu conteúdo se destaque da concorrência, monitorar os perfis de backlink dos concorrentes, encontrar oportunidades lucrativas de palavras-chave, evitar auditorias manuais, e muito mais. E o mais importante, você pode usar ferramentas de SEO com rastreadores de classificação incorporados para monitorar a atuação e avanço de seus concorrentes e seus rankings de busca. Desta forma, você pode ver se está atingindo suas metas comerciais e os indicadores-chave de desempenho (KPIs). E se você possui um negócio de marketing digital, as ferramentas de SEO podem gerar dados visuais de performance que podem ser facilmente enviados aos clientes. Você pode usar estes dados para manter os clientes informados e aumentar as taxas de aquisição de novos clientes.

Algumas ferramentas de SEO notáveis incluem:


Erros de SEO a serem Evitados

Agora que vimos o que você precisa fazer para tornar suas ações de SEO bem-sucedidas, vamos dar atenção também ao que você não deve fazer. Aqui segue uma lista dos erros de SEO mais importantes aos quais você precisa dar atenção. 

Erro nº 1: Não compreender corretamente os termos importantes de SEO. SERPs, taxas de clique, backlinks. Existem muitos termos no SEO que você provavelmente não conhece. O SEO pode parecer uma linguagem totalmente nova para alguém começando. Certifique-se de que está ciente dos conceitos de SEO que são mais comumente mal interpretados, para que você não cometa o mesmo erro no seu SEO. 

Erro nº 2: A pesquisa de palavras-chave ser falha. Nem todas as palavras-chave são criadas igualmente. Mesmo dentro de um tópico, palavras-chave específicas terão uma classificação melhor do que outras. Seu erro pode ser que você não está usando as palavras-chave com melhor posicionamento para sua localização geográfica específica ou está ignorando palavras-chave fáceis de classificar com baixos volumes de buscas. Se suas palavras-chave não estiverem funcionando para você, pode ser porque você escolheu as erradas. 

Erro nº 3: Estar se concentrando apenas no conteúdo ou apenas no link building. Ambos os fatores influenciam fortemente o seu sucesso no SEO, mas você está prestando um grande desserviço a si mesmo se colocar toda a sua energia em detrimento um do outro. Aplique-os de forma equilibrada e não deixe nenhum deles ficar no esquecimento. 

Erro nº 4: Estar tentando enganar o sistema. Mesmo que não seja essa a intenção, você pode estar usando táticas de SEO de baixa qualidade que prejudicam a reputação do seu site nos mecanismos de busca. Coisas como preenchimento de palavras-chave, criação de links e conteúdo duplicado irão prejudicá-lo muito mais do que ajudá-lo. 

Erro # 5: Estar ignorando algo importante. Fazer muitas coisas certas não compensará a falta do essencial. Além de otimizar o conteúdo e os links, você precisa fazer coisas como garantir que seu site seja rastreável e compatível com dispositivos móveis. Procure otimizar seus metadados e se mantenha atualizado sobre as mudanças algorítmicas do Google (algo que chamamos aqui no WSI de AdaptiveSEO).

 

Como encontrar a solução de SEO certa para sua empresa

Qualquer empresa pode se beneficiar de SEO, especialmente as empresas locais.

SEO pode ajudar as organizações a melhorar sua visibilidade nos mecanismos de busca, alcançar mais clientes e atrair mais leads, e melhorar as taxas de conversão.

E embora os anúncios pagos sejam uma ótima estratégia alternativa que pode levar a resultados rápidos e tráfego altamente direcionado, SEO é uma estratégia de longo prazo que pode ajudar sua empresa a alcançar o sucesso.

Entretanto, SEO pode ser uma estratégia complexa e não é surpresa que alguns executivos e donos de empresas não tenham tempo, mão-de-obra ou recursos para realizar esse trabalho.

Felizmente, há muitas agências de SEO por aí que podem ajudá-lo a construir uma estratégia eficaz de SEO e conteúdo de valor.

Quando se trata de encontrar a agência certa para seu negócio, você terá que olhar para o investimento, as necessidades e os objetivos de sua empresa. Certifique-se também de acompanhar as revisões e depoimentos da agência e pergunte se eles têm algum estudo de caso e resultados de clientes que você possa analisar.

 

Benefícios com uma empresa de SEO

Aqui estão quatro benefícios que pode ter com uma agência de SEO:

  1. Mais tempo para administrar seu negócio: Se você é novo em SEO, levará horas para você entender o processo e as táticas necessárias para começar a fazer a bola rolar. Mas, confiando em uma agência de SEO, você pode focar nas suas operações comerciais diárias e em seus objetivos comerciais. A agência de SEO tratará da estratégia de SEO e assegurará que a presença on-line de sua empresa esteja melhorando.

  2. Resultados mais rápidos e melhores: Com pouca experiencia nessa solução, você pode não alcançar os melhores resultados com sua estratégia de SEO. Felizmente, você pode contar com os serviços de especialistas em SEO ao trabalhar ao lado de uma consultoria de SEO. Eles têm as habilidades, conhecimento e experiência que podem ajudá-lo a ter sucesso em seu nicho específico.

  3. Livre-se de problemas técnicos do site: Um dos principais fatores do ranking de buscas do Google é a experiência do usuário. O Google e os visitantes preferem sites que lhes proporcionem uma experiência tranquila. Felizmente, uma equipe de SEO experiente com desenvolvedores web pode ajudá-lo a melhorar o design de seu site e garantir que a página seja carregada rapidamente.

  4. Acesso a conselhos profissionais: Quando você está trabalhando com uma consultoria de SEO, você obtém o benefício adicional de ter acesso a conselhos profissionais. Se você tiver uma grande ideia de conteúdo ou design de website, você pode administrá-la pelos especialistas em SEO com quem você trabalha para entender sua viabilidade.

Quando se trata de SEO, ser principiante não é bom o suficiente. Você tem que estar na frente e, para chegar lá, deve ter uma estratégia que inclui todos os itens obrigatórios e não obrigatórios para um bom SEO. Depois de ter um bom plano, ajuste-o sempre que necessário para se adaptar ao cenário de SEO, que muda constantemente. Se você fizer isso, verá atrairá mais tráfego, mais conversões e, finalmente, terá mais sucesso online. 

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