Nota da editora: Esse post de blog foi publicado originalmente em Agosto de 2021, e foi atualizado em junho de 2022.
Quer você tenha um site existente ou esteja começando do zero, suas opções de design e desenvolvimento podem determinar o quão bem-sucedido você será na sua experiência online do seu negócio.
Se você já possui um negócio, também precisa ter conhecimento sobre design e desenvolvimento de sites. Seu site é tão importante quanto uma loja física. Ajuda as pessoas a formarem uma opinião sobre a sua marca e pode contribuir para aumentar (ou diminuir) o número de vendas.
Você sabe que precisa de um site, mas não basta simplesmente ter um site - você precisa do site certo. Design e desenvolvimento de Sites são as duas ferramentas que você usará para obter um site funcional e esteticamente agradável para deixar seus visitantes/contatos entusiasmados com sua marca e prontos para fazer uma compra online dos seus produtos.
Frequentemente, você ouvirá os termos design e desenvolvimento de sites usados alternadamente e, embora os dois certamente se complementam, há diferenças.
Uma maneira fácil de diferenciar os dois é que quando se fala de design do site se concentra no usuário, e quando se fala do desenvolvimento do site o foco é o designer. No entanto, ambos têm o mesmo objetivo, que é: criar um site que os usuários consideram útil e esteticamente agradável e atraente.
O design do site é focado no usuário. Diz respeito ao que o usuário vê e como ele interage com o site. Você pode pensar no design como elementos visuais e interação, e muitas vezes é criado usando um programa de design visual como o Adobe, por exemplo. Termos como UI e UX (que discutiremos mais abaixo) também se enquadram no projeto.
Você pode pensar em desenvolvimento do site como sendo o que acontece nos bastidores. É toda a codificação e programação que acontece em segundo plano e que faz o design do site se tornar um site ativo. O front-end e o back-end também fazem parte do desenvolvimento do site. Discutiremos isso em mais detalhe abaixo.
Quer você tenha um negócio físico/presencial e criou um site porque deseja expandir sua presença online ou se sua empresa é totalmente online, seu site sempre será uma parte vital para o sucesso do seu negócio. É uma representação online da sua empresa e, para alguns clientes, sua única chance de causar uma boa impressão.
Assim como você não gostaria que seus clientes entrassem em sua loja se ela estivesse bagunçada, desorganizada ou mal projetada, você também não quer que seus clientes tentem navegar em um site desatualizado e pouco profissional.
Seu site deve representar sua marca - o site de um escritório de contabilidade, por exemplo, será muito diferente do site de uma empresa que vende brinquedos para crianças. O site também deve ser rápido de carregar e fácil de se usar e navegar. Quando os usuários têm uma ótima experiência com o seu site, eles formarão uma opinião favorável da sua empresa.
Você pode já ter dedicado muito tempo na criação de conteúdo de valor que seus contatos vão adorar, mas o conteúdo é apenas uma parte da Otimização de Buscas (SEO). Assegurar que seu site seja classificado nas pesquisas de buscas é outra. Agora, o design e o desenvolvimento do seu site também desempenham papéis importantíssimos no SEO.
Por exemplo, se o seu site for difícil de navegar, os usuários (e os robôs dos mecanismos de busca) terão dificuldade em entender do que se trata no seu site. As pessoas irão embora se o conteúdo e estrutura estiverem confusos ou se usar cores ou fontes que dificultem a leitura. Uma taxa de rejeição mais alta leva a uma pior performance de SEO.
O Google leva a velocidade da página online (o tempo que leva para carregar a página), em consideração, para definir o seu posicionamento. Programas como Flash e JavaScript são desafiadores para os bots entenderem. O design responsivo ou a garantia de que seu site tenha uma ótima performance em muitos dispositivos também é essencial para o SEO.
Web designers estão constantemente resolvendo problemas para os seus usuários - e desenvolvendo mecanismos de solução de problemas que podem resolver problemas semelhantes no futuro. Web design visa criar um espaço funcional onde usuários podem facilmente ir do ponto A ao ponto B e fazer o que ele entrou no site para fazer. A experiência do Usuário é o grande motivador do web design e cada elemento do site é desenhado e implementado com esse objetivo em mira.
Layout: O layout é o arranjo de todos os elementos visuais de um site: headers, footers, conteúdo, imagens e botões. O layout não deve nunca ser improvisado, nem a estética deve ser a única consideração. O fator decisivo no design de layout é o propósito do site, e a intenção do designer para com o usuário deve interagir com o site.
Uma consideração chave no layout é a hierarquia visual. Os pontos principais de informação numa página devem ser acessíveis com um rápido olhar. Quando mais detalhe for necessário, o usuário pode então focar na informação, sendo guiado por cabeçalhos que atraem a atenção e logos, os quais ajudam a levar seus olhos para onde eles devem ir. Hierarquia visual é a arte de determinar qual elemento deve vir aonde, e quais devem se destacar.
Navegação: Quando alguém visita um website, ele quer conseguir ir do ponto A ao ponto B de uma maneira intuitiva, fluindo naturalmente. Para isso, usamos ferramentas como menus e barras de busca para facilitar a navegação.
Cor: As cores escolhidas pelo designer para um site devem ser determinadas pela marca da empresa, ou pela maneira que o conteúdo está organizado. Na verdade, é normalmente uma mistura dos dois. Cores devem ser escolhidas com cuidado – elas devem ser cativantes e atraentes enquanto também consistentes.
Gráficos: Imagens, logos, ícones, todos são parte do termo geral - gráficos. Eles devem complementar a paleta de cores do site, assim como a marca da empresa.
Velocidade: Uma página que carrega lentamente pode ser desastrosa para um site. Se o tempo de busca for excessivo, é muito fácil perder o usuário. Um simples atraso de dois segundos pode impactar drasticamente a taxa de abandono de um site. Tempo de carregamento ótimo vai até 2.5 segundos, no máximo.
Acessibilidade: Vale a pena se certificar que o seu site é acessível para a maior audiência possível, independentemente do dispositivo, navegador, ou sistema operacional que está usando.
Abaixo estão alguns dos principais recursos para o design e desenvolvimento de sites a serem considerados ao projetá-lo (ou ao redesenhá-lo). Atenção cuidadosa deve ser dada a cada um desses elementos para garantir que os clientes não apenas encontrem seu site, mas também permaneçam nele e executem as ações que você deseja.
O IU foca em todas as maneiras como o usuário interage com um site. Inclui coisas como botões e links e também textos e imagens. São todos os elementos pequenos de um site - cada um deve ser projetado individualmente, mas todos devem estar relacionados entre si para criar um site coeso, como mencionado a seguir em UX.
UX é uma das características mais importantes do design de um site. Como o próprio nome indica, ele foca em como o usuário experimenta seu site. Está relacionado a como o público navega no site e se ele é intuitivo ou confuso. UX tem tudo a ver com a experiência do usuário enquanto ele interage com os elementos desenvolvidos na IU, tornando-os profundamente interconectados.
A navegação se refere a como os usuários caminham pelo seu site. Diz respeito à localização e à função de menus, botões na homepage e links internos. Você quer que seu site seja o mais fácil possível de navegar por alguns motivos.
Primeiro, você deseja que os usuários permaneçam em seu site. Quanto mais tempo o usuário permanecer, melhores serão as chances de conversão. Além disso, quando os usuários passam muito tempo em seu site, isso envia um sinal ao Google de que seu site tem informações úteis, o que pode ajudá-lo a ter uma classificação mais elevada e melhorar o seu posicionamento.
O tempo médio de atenção do ser humano é de cerca de oito segundos. A internet de alta velocidade nos deixou mais impacientes e nos deu grandes expectativas sobre a velocidade de carregamento de uma página. Se sua página não for rápida como um relâmpago, os visitantes clicarão no botão Voltar (Back) e procurarão em outro lugar. Tanto o design quanto o desenvolvimento exigem o uso das alternativas e ferramentas certas para manter seu site leve e rápido.
Os celulares representam cerca de 54% de todo o tráfego da internet. Se você não está preparando seu site para ter uma boa aparência em qualquer dispositivo - celular, desktop e tablet - então seus visitantes podem querer ir para outro lugar.
Dê uma olhada no seu site pelo celular. Se for difícil de ler, navegar ou simplesmente não tiver uma aparência esteticamente agradável, você precisará fazer mudanças.
O Google reconheceu a importância de capacidade de resposta pelo mobile e agora valoriza os sites compatíveis com dispositivos móveis com classificações mais altas nas páginas de resultados.
Você deve ter um objetivo para os clientes que visitam seu site. Você pode querer que eles façam uma compra, entrem na sua lista de mala direta ou se inscrevam para uma consulta. Seja qual for a ação desejada, você deve ter calls-to-action (CTAs) claros e concisos no seu site.
Por exemplo, se você deseja que as visitas se inscrevam para receber seus boletins informativos, é necessário tornar isso o mais fácil possível. O CTA deve ser proeminente e fácil de encontrar. O design deve direcionar seus contatos diretamente para o CTA.
A última coisa que você quer é ter um site que carregue bem no Safari, mas quebra no Chrome. Um bom desenvolvedor vai assegurar que seu site tenha uma boa aparência e funcionará perfeitamente em todos os navegadores.
Existem muitas maneiras de divulgar a sua marca no seu site. Você pode padronizar seu site expondo a sua marca usando certas cores, fontes e tipos de imagens junto com seu logotipo. Tudo no seu site deve transmitir as informações de forma consistente sobre o produto ou serviço específico que sua empresa oferece.
Você deseja um site que seja acessível a todos os seus visitantes, incluindo aqueles que possuem necessidades especiais. Consulte essa lista de verificação de acessibilidade para assegurar que todos aproveitem ao máximo seu site.
Em primeiro lugar, seu site tem por objetivo disponibilizar informações úteis aos seus clientes. No entanto, o design visual também é essencial. As tendências estéticas no design de um site estão mudando constantemente. Seu site deve acompanhar essas tendências e, ao mesmo tempo, permanecer fiel à sua marca.
Tudo sobre o design do seu Site deve ser atraente. Você deseja que as visitas se tornem clientes e isso só pode acontecer se o seu site prender a atenção deles. Se o seu conteúdo for bom e o design do site for funcional e agradável, as visitas passarão muito tempo navegando nas suas páginas e, em algum momento, farão a conversão.
Assim como os mecanismos de busca tentam identificar o que os usuários desejam e direcioná-los para esse tema, um site intuitivo vai guiá-los até concluir a ação desejada. Por exemplo, seu site pode ter um post no blog que recomenda outros posts e direciona para páginas do seu site às quais o cliente provavelmente navegaria em seguida.
Seu site também pode prever onde um contato está no funil de vendas e orientá-lo adequadamente.
Seu design existe para apoiar e promover seu conteúdo. Afinal, as visitas não vêm ao seu site para ver o esquema de cores que você escolheu para ele. Em vez disso, eles estão lá porque têm um problema ou uma necessidade sendo atendida. Seu conteúdo, não seu design, pode fornecer a eles uma solução.
O design e o desenvolvimento existem para apoiar esse conteúdo. Seu design deve complementar seu conteúdo e não menosprezá-lo.
Um dos maiores objetivos do desenvolvimento de um site é prevenir erros. No entanto, erros acontecerão. Uma das melhores práticas em desenvolvimento de sites é a correção de erros. Essa comunicação ao visitante, quando erro ocorre, é importantíssima. Se não houver mensagem de erro ou se a comunicação for confusa ou inútil, as visitas ao site ficarão frustradas. O tratamento correto de erros pode melhorar bastante o UX.
Se houver qualquer tipo de formulário em seu site, você vai querer que eles funcionem corretamente e sejam de fácil acesso pelos usuários. Os usuários não devem ter que se esforçar para preencher o formulário, seja ele para apenas coletar o e-mail do contato para terem um desconto ou se eles estão preenchendo informações importantes para concluir uma compra.
Os formulários devem ser fáceis de encontrar e devem exigir apenas informações essenciais. Não peça mais informações do que você precisa. Os formulários também devem ser claros sobre o que o usuário deve fazer. Recursos como mover automaticamente o cursor para a próxima linha também são bastante úteis.
O desenvolvimento de websites é dividido, principalmente, em duas partes: as coisas que o Usuário vê e as que ele não vê, ou o front-end e o back-end. Web designers devem equilibrar os dois quando montam um site, equilibrando as partes visíveis das engrenagens que giram, figurativamente, no plano de fundo.
O front-end envolve tudo que o Usuário vê na sua janela do navegador. Fazer essa parte do site inclui design visual e funcional e desenvolvimento de front-end. Cores, branding, layout, fontes e imagens – tudo isso é desenvolvimento front-end. O que o Usuário vê e porque? Como os elementos devem ser posicionados no site para melhorar a experiencia do Usuário e ajudar a alcançar as metas da empresa? Essas perguntas afetam o design de front-end.
O que o Usuário não vê se passa no plano de fundo, em um servidor. Esses elementos cruciais são construídos no processo de desenvolvimento back-end. O back-end é onde a informação é armazenada e organizada. Quando o usuário preenche o formulário no front-end, a informação é armazenada num banco de dados – que é parte do back-end.
O front-end e o back-end devem trabalhar juntos, e assim precisam ser desenvolvidos e construídos em conjunto. O que faz um site funcionar como planejado são esses dois aspectos trabalhando e se comunicando continuamente.
Muitas pessoas no mundo do desenvolvimento de sites estão falando sobre ferramentas no-code. Essas são feitas para possibilitar que pessoas sem conhecimento de programação façam suas próprias criações de website. Ferramentas sem código são normalmente construtores visuais onde usuários podem juntar elementos digitais sem que seja necessário alterar nenhum código. O código está no background enquanto o usuário move elementos visuais na sua tela.
O benefício dessas ferramentas é que usuários que não sabem escrever programas codificados ainda possam construir coisas online. Assim, não é necessário que busquem um programador para fazer um site (ou, pelo menos, partes de um site). Custos de design podem com isso ser reduzidos e projetos podem ser concluidos mais rapidamente.
Um exemplo disso é o Duda, que permite que designers façam websites visualmente, e sem programação. O designer pode construir o site num sistema completamente visual, sem se preocupar com o código. O movimento sem código essencialmente torna o web design mais acessível.
Ter um site bem elaborado é maravilhoso, mas é importante ver se o site está realmente convertendo oportunidades da maneira que você deseja. Existem vários indicadores de desempenho (KPIs) a serem considerados.
O principal KPI que você quer observar é a taxa de conversão ou o número de pessoas que concluem uma ação desejada em seu site em comparação com o total de contatos que visitam o site. Esse KPI é importante porque não importa quantas visitas você receberá se o site não estiver convertendo.
O índice de rejeição e a duração da sessão também são importantes. O índice de rejeição é uma métrica que mede as pessoas que visitam seu site e não geram nenhuma ação. Uma alta taxa de rejeição indica ao Google que seu site não é útil. A duração da sessão também permite que você saiba quanto tempo as visitas permanecem em seu site. Você pode usar esses três KPIs para medir se o design do seu site foi bem-sucedido ou não.
Talvez você tenha desenvolvido e lançado um site incrível há alguns anos. Talvez você tenha lançado um ótimo site nos últimos meses. Não importa quando seu site foi lançado, a interação é uma parte importante do seu design. O mundo tecnológico se atualiza rapidamente e se você quer estar na frente, precisa se manter atualizado.
Um site que era o estado da arte há dois anos não está mais atualizado. Mesmo que ainda pareça ótimo para você, para visitantes que passam muito tempo on-line, ele vai parecer antiquado. A internet muda rapidamente e as opiniões das pessoas sobre a experiência do usuário mudam com o tempo. Você deve atualizar seu site regularmente para se manter atualizado.
Quando você lança um novo site, seu trabalho ainda não acabou. Você obterá muitos dados ao longo de alguns meses e verá o que funciona e o que não funciona. Você precisará analisar essas informações para melhorar e aumentar constantemente seus KPIs.
Quer você tenha um site funcionando ou começando do zero, suas opções de design e desenvolvimento podem determinar o quão bem-sucedido você será no aspecto online de seu negócio.
Tanto o design quanto o desenvolvimento do site podem ser desafiadores, especialmente se você não tem muita experiência na elaboração de um site. Se você está pronto para criar um site que encante seu público-alvo e gerar mais conversões, estamos aqui para ajudar. Entre em contato conosco hoje para que possamos discutir o que podemos fazer para ajudá-lo.