Content Marketing

5 Dicas em como Escolher seus Temas de Marketing de Conteúdo

| 13 Minutos Para Ler
5 Dicas em como Escolher seus Temas de Marketing de Conteúdo
Resumo: Documentar seu marketing de conteúdo vai muito além de simplesmente definir o conteúdo que você está criando. Você precisa perguntar por que esse conteúdo está sendo criado, a quem ele será direcionado, que canais usará para divulgá-lo e como ele vai apoiar a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Nota da Editora: Este blog foi publicado originalmente em agosto de 2019 e foi atualizado com conteúdo adicional em agosto de 2021.

Você já teve dúvida sobre qual conteúdo criar e compartilhar ou como escolher temas para o seu marketing de conteúdo? Você acha difícil manter uma sequência contínua de ideias fluindo? Pode ficar difícil e cansativo quando você tem que ficar pensando frequentemente sobre o novo conteúdo que seu público está esperando? Não se preocupe, todos nós já passamos por isso! Vai chegar um momento em que começará a ficar sem ideias, mas não é o fim do mundo. Faça uma pausa, dê um passo para trás e reavalie sua estratégia de marketing de conteúdo antes de avançar novamente.

Documentando sua Estratégia de Conteúdo

Documentar sua estratégia de conteúdo vai muito além de simplesmente definir o conteúdo que você está criando. Você precisa perguntar por que esse conteúdo está sendo criado, a quem ele será direcionado, que canais usará para divulgá-lo e como ele vai apoiar a sua estratégia de marketing de conteúdo. Você sabia que apenas 42% dos profissionais de marketing documentam sua estratégia de marketing de conteúdo?

Se você estiver se sentindo sem inspiração, aqui estão 5 dicas para escolher os melhores temas para a sua estratégia de marketing de conteúdo:

1. Defina e entenda bem os seus objetivos organizacionais

A escolha dos tópicos certos e a definição das metas para o seu conteúdo começa com o estabelecimento de uma base sólida e a obtenção de uma compreensão total de seus objetivos organizacionais. Em primeiro lugar, por que você teria uma estratégia de marketing de conteúdo? Para muitas empresas e marcas B2B e B2C, os principais objetivos organizacionais podem ser para geração de leads, um maior reconhecimento da marca, o incentivo ao engajamento online com seu público alvo, entre outros. Este é um bom ponto de partida e, dependendo dos objetivos e necessidades de sua organização em particular, vários tipos de marketing de conteúdo estão disponíveis para você escolher.

2. Use o analytics

Depois de analisar as metas organizacionais dessa sua estratégia de marketing de conteúdo, use os dados para identificar o que seu público-alvo gosta. Se você já se viu com dificuldade em escolher os melhores temas para o seu conteúdo, selecione as peças de conteúdo passadas de melhor desempenho e tente um novo lançamento com um blog anterior de sucesso.

Analytics pode ajudar a orientá-lo na sua tomada de decisão quando falamos de uma estratégia de marketing de conteúdo. Uma ferramenta útil que muitas empresas estão aproveitando hoje em dia é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) totalmente integrado. Por exemplo, o sistema de gerenciamento de conteúdo da Hubspot permite que os profissionais especializados em conteúdo criem e gerenciem seu conteúdo com mais facilidade, otimizem esse conteúdo para gerar resultados e rastrear a performance de seu conteúdo.

Outra opção é buscar insights e análises dos temas nas mídias sociais, para tomar decisões mais informadas e com elas fazer um brainstorming das novas ideias de conteúdo. Depois de identificar seus principais posts, veja se tem algum tema comum entre eles. Veja se um tipo de conteúdo específico (por exemplo, texto, imagem, vídeo) apresenta desempenho melhor do que outros, de forma consistente. Você também pode analisar o nível de participação (por exemplo, curtidas, comentários) nesses posts.

3. Pergunte seu Público-alvo

Perguntar seu público-alvo é outra dica para ajudá-lo a escolher os temas mais seguros para o seu conteúdo. No final das contas, seu público-alvo é quem se envolve com seu conteúdo, por isso é importante saber que tipo de conteúdo eles desejam e preferem receber.

Existem várias maneiras de fazer isso. Pode ser tão simples quanto configurar uma avaliação online ou postar uma pergunta em um de seus canais nas mídias sociais. Pergunte a seus seguidores que tipo de conteúdo eles desejam receber e deixe espaço para respostas abertas.

Você também pode permitir que suas perguntas frequentes (FAQ) contribuam na criação de temas para o seu blog. Analisar as perguntas mais frequentes de seu público-alvo pode ajudá-lo a escolher bons temas para sua estratégia de marketing de conteúdo. Mesmo quando você sentir que está ficando sem ideias para novo conteúdo, as perguntas frequentes costumam evoluir com as tendências. Com o passar do tempo, as perguntas frequentes mudarão, aparecendo novas tendências, desafios e tópicos para os quais você pode oferecer conteúdo.

O papel do cliente está mudando e é hora de permitir que seu público-alvo contribua na definição de sua estratégia de marketing de conteúdo.

4. Esteja preparado para os 10 principais desafios do marketing de conteúdo

Manter o marketing de conteúdo relevante e atraente pode ser um grande desafio, especialmente porque não há limite máximo para a quantidade e variedade de conteúdo disponível no mundo digital. Enquanto você trabalha para criar um conteúdo que se sobressai entre as centenas - possivelmente milhares - de posts divulgados a qualquer momento, leia com cuidado esses dez desafios mais frequentes e tome ações para superá-los.

Pense Fora da Caixa

Seu blog é uma ferramenta muito eficaz para seu inbound marketing, mas também pode ser estereotipado e limitador. Tanto para clientes já estabelecidos quanto para clientes novos, você corre o risco dos posts do seu blog se perderem entre milhares de outros. Pense fora da caixa e ofereça diferenciais de conteúdo alternativos que podem quebrar a rotina normal de navegação e leitura do seu público-alvo, além de oferecer informações diferentes e detalhadas das suas dores ou outros temas de valor. Essas alternativas podem incluir white papers, artigos mais extensos, estudos de caso e vídeos, por exemplo.

Falta de Recursos

Produzir bom conteúdo exige tempo, habilidade e pesquisa. No entanto, a busca do seu público-alvo por conteúdo é insaciável e a necessidade constante de criar conteúdo abundante em prazos mais apertados pode limitar as fontes criativas disponíveis. A única forma de produzir o tipo de conteúdo que vai diferenciá-lo é aceitar que ele terá um custo - seja o tempo que você leva para criá-lo, ou o custo financeiro de terceirizar a sua criação. No entanto, isso pode ser feito de maneira econômica e um ótimo conteúdo trará suas recompensas.

Foque em Qualidade acima de Quantidade

Como manter alto nível de qualidade e, ao mesmo tempo, produzir conteúdo suficiente para alimentar a fera insaciável que é uma boa estratégia de marketing digital? Parece inevitável que a qualidade seja prejudicada ou você terá que reduzir o volume para escrever um bom conteúdo. Ou seja, você não vai postar conteúdo com tanta regularidade. É possível encontrar o meio-termo e, para chegar a esse equilíbrio, vale lembrar que um bom conteúdo fará toda a diferença, tanto para o seu público-alvo quanto para o Google. Você não precisa reduzir a velocidade de sua criação de conteúdo de forma excessiva para produzir um bom trabalho, mas também pode dedicar um pouco mais de tempo para aprimorar suas habilidades de escrita e criação de conteúdo de qualidade.

A Concorrência não para

A sua missão de produzir conteúdo excelente a uma velocidade e custo razoáveis não é fácil pelo simples fato de que seus concorrentes também estão tentando fazer o mesmo. Há uma boa chance de que seus principais concorrentes trabalhem mais rápido do que você e / ou produzam conteúdo ainda melhor, pelo menos algumas vezes. A dica aqui é não se deixar levar pelo o que seus concorrentes estão fazendo. Sim, verifique o que eles estão fazendo, é claro, mas concentre-se em sua própria estratégia de marketing digital e na criação de conteúdo que vai atender a essa estratégia.

Aproveitar de forma eficaz o poder do conteúdo na busca orgânica

Com a adoção cada vez maior de conteúdo nas mídias pagas, fazer o conteúdo orgânico funcionar por si só pode se tornar um grande desafio. Embora seja muito fácil pagar por um anúncio do Google, também é muito importante que você tenha conteúdo que atraia um público-alvo por seus próprios méritos. A supersaturação e a concorrência acirrada tornam cada vez mais difícil mostrar seu conteúdo ao seu público-alvo, especialmente quando a publicidade paga pode estar empurrando outro conteúdo para o início da fila. Uma das maneiras mais eficazes de manter o controle do poder do conteúdo orgânico é por meio do e-mail marketing.

Expectativas Irrealistas

Um dos maiores problemas do marketing de conteúdo é que as pessoas esperam que ele dê resultado imediato. Quando você apresenta um plano de marketing digital para um cliente ou seus executivos e avisa a eles que pode levar anos até que comece a mostrar bons retornos, é pouco provável que você obtenha uma resposta favorável - mas, infelizmente, é assim que as coisas são. Todas as partes interessadas precisam entender que o marketing de conteúdo pode levar tempo para produzir resultados tangíveis e é importante definir metas e expectativas dentro de uma estrutura de longo prazo.

Se Queimando

Os criadores de conteúdo publicam milhares de palavras e discutem centenas de temas. Eventualmente, eles provavelmente atingirão um limite. As ideias podem secar, os prazos podem ficar mais difíceis de cumprir e a qualidade do conteúdo pode começar a ser prejudicada. A melhor solução é se controlar: estabeleça prazos e metas realistas e foque na qualidade do conteúdo, e não na quantidade.

Fornecendo valor efetivo, não conteúdo sem valor

Ao buscar cumprir com prazos apertados ou focar apenas na quantidade de conteúdo que você publica, é muito fácil cair na armadilha de criar conteúdo simplesmente para preencher uma página, em vez de oferecer valor efetivo ao seu público-alvo. Essa é uma armadilha da qual você precisa ficar atento o tempo todo e tomar cuidado para não cair nesse erro. Dê um passo atrás e avalie seu plano de conteúdo, e o próprio conteúdo criado, também, com frequência, e certifique-se de que seu material está atraente para o seu público-alvo e realmente oferecendo um valor diferenciado do seu expertise.

Equilibrando os instintos criativos e as necessidades do SEO

Também pode ser tentador focar apenas nas palavras-chave certas para fins de SEO e deixar a qualidade do seu conteúdo como algo secundário. Mas esteja certo que seu público-alvo e o Google irão puni-lo por isso. É perfeitamente possível produzir conteúdo forte e valioso que também contenha todas as palavras-chave de que você precisa para melhorar sua classificação. Lembre-se de que o Google também avalia a qualidade de suas páginas, portanto, um ótimo conteúdo é igual a um bom SEO.

Planejando e Analisando os Resultados 

Você e seus profissionais de conteúdo estão dedicando todo esse esforço na produção de ótimos conteúdos, mas realmente vale a pena? Isso está gerando mais visitas ou visualizações? Aumentando seus leads qualificados? As ferramentas analíticas vão ajudá-lo a responder a essas perguntas, mas você também precisa ter algo com o qual possa comparar esses resultados. O planejamento é extremamente importante. Não simplesmente comece uma campanha de marketing de conteúdo; primeiro, decida exatamente o que você deseja com ela. Você pode comparar os dados analíticos com as metas e isso o ajudará a determinar se sua estratégia está realmente funcionando.

5. Defina uma meta de marketing digital para cada peça de conteúdo criada

Para cada conteúdo que você criar, avalie o tema e veja como ele se comporta analisando cada uma de suas metas traçadas. Isso também o ajudará a selecionar os indicadores-chave de desempenho (KPIs) mais adequados para acompanhar e medir os resultados. Por exemplo, se a geração de leads é sua principal meta traçada, a meta de conteúdo deve ter como objetivo atrair o cliente em diferentes estágios de sua jornada de compras. Nesse caso, os tipos de conteúdo criados podem incluir ofertas de e-books, whitepapers ou estudos de caso. Se as vendas também são uma de suas principais metas definidas, é importante que o conteúdo escolhido acione a realização dessas vendas. Um bom conteúdo que realmente acionará vendas não vai apenas informar, mas também vai gerar confiança.

Digamos que o reconhecimento da marca seja outra das metas definidas pela sua empresa. Nesse caso, seu objetivo com a criação de conteúdo pode ser gerar tráfego de referência com público melhor qualificado. Os possíveis tipos de conteúdo a serem considerados seriam conteúdos de valor ou conteúdos de influenciadores. Por exemplo, colaborar com influenciadores pode ajudá-lo a lançar uma rede mais ampla para aumentar a visibilidade da sua marca.

É importante que os tópicos selecionados se alinhem com seus objetivos organizacionais para fornecer uma estratégia de marketing de conteúdo mais eficaz.

BÔNUS - Mais ideias de marketing de conteúdo

Se você está procurando algumas ideias específicas para ajudá-lo a melhorar seu marketing de conteúdo, há muitas coisas que você pode experimentar. Aqui estão algumas dicas para ativar a sua criatividade.

Transforme seus principais posts em um Slideshare

Selecionar os posts de melhor desempenho em seu site e inclui-los em uma seção do SlideShare é uma ótima maneira de reativar conteúdos mais antigos.

Crie uma lista de coisas a serem evitadas

Em vez de postar uma lista de tarefas (provavelmente você já tem várias), tente divulgar uma lista negativa, de coisas a serem evitadas - todas as coisas que seus clientes NÃO devem fazer.

Destaque uma pergunta da semana

Analise todas as perguntas que recebeu de clientes na semana passada e pesquise algumas ideias para o seu marketing de conteúdo. Se um cliente fez uma pergunta, é provável que muitos outros estejam se perguntando a mesma coisa, tornando esse tema um ótimo tópico para um blog ou post nas mídias sociais.

Divulgue seus momentos nos “bastidores”

Por que não permitir que seus clientes vejam quem está por trás da sua marca e seus produtos? Faça algumas selfies da equipe ou um vídeo rápido mostrando um pouco das suas atividades em seu chão de fábrica.

Fale com especialistas da indústria

Um número bastante insuficiente de profissionais de marketing de conteúdo está aproveitando a força e valor de entrevistas com especialistas. Mas isso pode gerar posts bastante eficazes e fáceis de criar. Você pode postá-los em um formato simples de perguntas e respostas transcritas ou até mesmo como conteúdo de vídeos ou áudios.

BÔNUS – Ideias de Vídeos 

O vídeo é uma solução bem elegante e poderosa se você deseja conteúdo que vai prender a atenção do seu público-alvo. Nem todo mundo tem tempo e tendência para ler um post de blog, mas quase todo mundo passa alguns minutos assistindo a um vídeo. Aqui estão algumas ideias que você pode usar para construir seu conteúdo com base em vídeo.

Mostre um pouco do seu dia-a-dia

Assim como tirar e postar uma foto ou duas de sua equipe ou ações internas podem chamar a atenção para suas soluções, postar um vídeo rápido de algum aspecto interessante do seu negócio ao qual seu público-alvo não teria acesso é uma ótima maneira de construir relacionamento com seu público, bem como nutrir uma apreciação mais profunda de seu trabalho e soluções.

Adicione um pouco de diversão ao que parece mundano

Você pode achar que seu produto não tem a qualidade igual a uma estrela de cinema. Você sempre pode também vender a qualidade da sua produção industrial, mas fazê-la parecer divertida e fascinante é outra questão. O marketing de vídeo dá a você a oportunidade de fazer exatamente isso. Exigirá um pouco de criatividade e pensamento inovador, mas quando você atinge o alvo, um ótimo conteúdo de vídeo tem o poder de dar mais vida a qualquer produto.

Não apenas "mostre" conteúdo para seu público – deixe-os se aprofundarem nesse conteúdo

Qualquer uso de mídia deve ser profundo. Você quer que seu público se sinta parte do que você faz, então crie conteúdo que vai atraí-los. Você não precisa necessariamente usar realidade virtual ou aumentada para fazer isso. Um conteúdo de vídeo forte voltado para gerar engajamento do cliente contribuirá muito para aumentar e manter a atenção do seu público-alvo.

BÔNUS - Ideias para as mídias sociais

Aprenda como seu público pensa e fala - e entre em contato a nível pessoal

O público responderá bem às marcas e às comunicações que parecem estar falando diretamente com ele. É muito importante saber como o seu público-alvo pensa e adequar seus posts para que sejam lidos como se cada um fosse dirigido diretamente ao leitor.

Procure fazer seu leitor sentir - não pensar

Direcionar seu público-alvo diretamente ao tema envolve mais do que apenas falar sobre os benefícios de seu produto. Você precisa fazer os leitores sentirem algo se quiser manter a atenção deles. Brincar com as palavras é uma parte importante do conteúdo de marketing, mas brincar com as emoções é ainda mais importante.

Dê vida à sua marca

Os mascotes sempre foram uma parte importante do marketing - e há um motivo para isso: torna sua marca memorável e mais envolvente - dê a ela vida e personalidade. Pense em criar um representante de marca divertido que seu público possa conhecer, assistir e interagir. Vai te ajudar muito em encurtar o caminho desde construir o engajamento até a fidelidade à marca.

Conclusão

Mapear e escolher os temas certos para sua estratégia de marketing de conteúdo exige um planejamento estratégico bem fundamentado. Saiba qual conteúdo tem um bom desempenho e aqueles com o que seu público mais se engaja. Não se esqueça de documentar sua estratégia de marketing de conteúdo e fazer ajustes ao longo do caminho, em função de como as tendências de conteúdo evoluem. Escolher os tópicos certos é fundamental para desenvolver e conduzir uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo. Para obter ajuda com sua estratégia de marketing de conteúdo, entre em contato com um profissional da WSI hoje.

“Este blog foi selecionado como um dos principais artigos de marketing digital da semana pela UpCity, uma empresa de pesquisa e avaliação B2B de agências de marketing digital e outros provedores de serviços de marketing.”

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