Devido à demanda popular, nossa série de webinars educacionais de marketing digital, À Frente da Curva, foi estendida até o final de maio. Na quarta-feira passada, apresentamos o nosso sétimo seminário on-line quando abordamos o tema de otimização de buscas (SEO) e, especificamente, como otimizar sua presença digital durante o COVID-19.
Durante este seminário, o Consultor de Marketing Digital da WSI, Mark Jamieson, localizado em Ottawa, Canadá, apresentou sete recomendações e estratégias de SEO para prosperar neste período chamado novo normal.
Incluímos a seguir um resumo das sete dicas apresentadas pelo Mark, e um vídeo do webinar completo logo em seguida, neste blog, para que você possa ouvir Mark aprofundar mais sobre cada uma dessas dicas em primeira mão.
1. Monitore padrões, comportamentos e preferências de canal do consumidor
Você deve monitorar as conversas do consumidor desde já. Você deve desenvolver um conhecimento claro de como os hábitos do seu consumidor estão evoluindo, como estão suas interações com sua marca e como estão mudando e onde a sua marca pode atendê-los para suprir essas necessidades.
Por isso, à medida que as restrições ao contato físico vão reduzindo e fica mais apropriado reabrir suas lojas e permitir que os clientes voltem, fique atento ao seu comportamento. Ouça o que eles estão dizendo. Entenda suas necessidades. Isso talvez significa que você precisa criar uma nova comunicação online de conversa com eles (em seu site, por meio de um chatbot, nas suas mídias sociais ou por meio de uma pesquisa de satisfação dos seus clientes).
2. Busque sempre Especialização no que faz, criar Autoridade e gerar Confiança (E.A.T - Expertise, Authoritativeness & Trust)
Você pode nutrir sua marca desenvolvendo sua Experiência no que faz, criando Autoridade e gerando Confiança junto ao consumidor. Esse é o princípio que o Google chama de E.A.T. (Expertise, Authoritativeness & Trust).
O Google não quer fornecer resultados a pesquisas que levem os clientes a páginas cujo conteúdo não é correto, onde o conteúdo está baseado em opiniões pessoais ou potencialmente fraudulentas, nem que haja conteúdo que possa prejudicar alguém.
Por isso, e por causa da alta demanda de tráfego na Internet, o que o Google está pedindo agora aos executivos, é:
- Mostre a sua experiência (isso começa com uma pesquisa de palavras-chave adequada),
- Mostre alguma autoridade (tendo backlinks de sites com autoridade reconhecida),
- Mostre que você é confiável (comentários positivos ao seu público-alvo e garantindo a segurança do seu site)
Se você atender a esses três pontos, terá mais chance de otimizar melhor as buscas ao seu site.
3. Gerencie a mídia usada na sua presença digital: própria, conquistada & paga
Quando nos referimos a uma boa estratégia de SEO, que pode ajudá-lo a direcionar mais tráfego para seu site, você precisa gerenciar e controlar a exposição da sua marca em todos os canais digitais. Existem três principais tipos de canais:
- Próprio (site, perfis sociais, blog),
- Pago (canais de terceiros, anúncios gráficos, Link Patrocinado),
- Conquistado (conteúdo compartilhado, comentários boca-a-boca).
Ao analisar a performance da sua mídia, você pode assegurar que está comunicando a mensagem certa, que a sua mensagem está atingindo o público-alvo no momento certo do seu processo de compras e que você está monitorando o que está sendo dito sobre a sua marca online.
4. Faça uma auditoria do seu próximo conteúdo e das campanhas
Se você criou alguma campanha (Link Patrocinado, conteúdo, social, etc.) antes do COVID-19, é bom reavaliar as mensagens e os tópicos que você estava usando antes de continuar desenvolvendo conteúdo ou de lançar alguma coisa nova. Os padrões e tendências de compra estão mudando. O marketing digital ainda é uma das melhores opções para alcançar seu público-alvo, mas mensagens que funcionavam no primeiro trimestre desse ano, com certeza, não funcionarão agora nem daqui para frente. Recomendamos fortemente que você dê uma olhada nas suas campanhas e faça uma auditoria dos conteúdos. Assegure que eles foram alterados e que estão alinhados ao novo normal.
5. Faça um balanço das palavras-chave que você está segmentando nesse momento
Você precisa também avaliar as palavras-chave que você está segmentando nesse momento. Seus produtos e serviços e a maneira como você os entrega provavelmente mudaram. Isso quer dizer que alguns dos termos de buscas que as pessoas estão usando para encontrar seus produtos e serviços também devem ter mudado.
O que é também importante para os profissionais de marketing entenderem é que algumas das palavras-chave que você agora pode estar procurando talvez ainda não estejam no banco de dados do Google. Ou, mesmo que estejam, elas podem ter um volume muito pequeno de buscas associado a elas. Termos de pesquisa como "showrooms virtuais para a vertical X" podem ser palavras-chave que vão começar uma nova tendência. Hoje, elas podem ter pouca ou nenhuma busca, mas daqui a 6 a 8 meses a história pode ser bem diferente.
Quando se trata das palavras-chave usadas agora, durante a crise, precisamos nos colocar na mente dos consumidores para tentar prever novos termos de pesquisa e ir atrás deles hoje.
6. Garanta uma presença excepcional no celular do seu público-alvo
O consumidor de hoje deseja uma experiência móvel simples e rápida. Sabendo disso, em 1º de julho de 2019, o Google mudou para uma estratégia de indexação que prioriza os dispositivos móveis. Isso significa que o Google indexa a versão móvel do seu site para determinar a classificação do seu mecanismo de buscas. Portanto, se você não está oferecendo uma experiência móvel excelente para os visitantes do seu site, não terá uma boa classificação do ponto de vista de SEO pelo Google.
Recomendamos que você analise a experiência móvel do seu site para o seu público-alvo. Pegue o seu celular e navegue pelo seu site móvel. Ele precisa ser uma experiência excepcional.
7. De atenção à experiência do usuário - é tudo!
Quando se trata de experiência do usuário online, costumamos falar sobre a navegação de um site, sobre frases para chamar atenção, bem claras, ou formulários call-to-action que podem ajudar a melhorar as conversões. Embora tudo isso ainda seja aplicável hoje, precisamos levar em consideração também o estado atual das coisas e olhar para um tipo diferente de experiência do usuário.
Recomendamos que você restrinja seu foco e pense sobre o que seus clientes precisam nesse momento. E comunique diretamente essas necessidades no conteúdo do seu site. Acabe com a venda difícil e crie a venda fácil, concentre-se menos nos produtos e serviços que você oferece e foque mais no que você pode fazer para ajudar seu público-alvo hoje. Torne seu atendimento ou suporte ao cliente algo de fácil acesso. Certifique-se de que seus dados de contato, como números de telefone, endereços de e-mail, novo horário de funcionamento ou instruções para coleta e entrega dos produtos sejam fáceis de encontrar em seu site.
Para obter mais detalhes sobre as estratégias digitais acima, assista à gravação de nosso webinar, Como Otimizar sua Presença Digital durante o COVID-19 (abaixo). Também recomendamos você assistir aos nossos outros vídeos do À Frente da Curva.