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A Força da Otimização de Buscas (SEO) bem feita

Escrito por Cheryl Baldwin | 14/04/2021 11:00:00

Hoje, ter uma presença digital é mais importante do que nunca, especialmente para as empresas. Comunicar-se com o seu público-alvo, sejam eles clientes ou possíveis clientes, fãs ou seguidores on-line, é vital para um relacionamento permanente e fiel.

Agora, é claro que é difícil se comunicar com alguém pela internet onde você não pode manter uma conversa olho-no-olho.

Para ganhar credibilidade e criar bons relacionamentos, a conversão de buscas on-line e o marketing digital juntos, são muito importantes para garantir uma presença digital de sucesso. Otimizar o seu site e suas funções ajuda a consolidar a satisfação e a fidelização dos clientes.

O que é Conversão?

A conversão de buscas representa a conversão de um visitante on-line que se torna cliente (ou, pelo menos, que vire um usuário engajado). Quando alguém está navegando em um site, não necessariamente tem a intenção de se comprometer com o que o site tem a oferecer. Mudar essa ideia (ou “convertê-los”) chamasse conversão de buscas.

Da mesma maneira, a taxa de conversão se refere ao índice ou proporção de visitas que se tornam clientes. Por exemplo, se 100 pessoas entrarem numa página de produtos de um site, ao longo de 24 horas, mas apenas 2 delas comprarem um dos produtos, a taxa de conversão dessa landing page seria de 2%.

Conversão de Visitas em Clientes

Ao convencer as visitas ao seu site se tornarem clientes, é fundamental fazer com que isso seja algo fácil ou simples para eles. Uma conversão ágil normalmente ocorre mais quando os sites são mais simples e confiáveis ​​e os objetivos e maneiras de acessar sejam bem fáceis.

Por exemplo, uma loja de comércio eletrônico que faz sentido para o visitante e é fácil de navegar vai ter muito mais conversões do que uma loja on-line desorganizada e confusa.

Muitos clientes gostam de navegar on-line sozinhos por um tempo e só depois decidirem alguma coisa. Portanto, é claro que nem todo visitante vai comprar algo. Mas aqueles que chegam com a intenção de comprar têm maior probabilidade de efetivar a compra se o site for útil e de fácil acesso.

As visitas se esquivam de sites que os bombardeiam com informações, que são muito lentos no upload dos dados e, muitas vezes, difíceis de navegar. Especialmente nesse mundo digital onde tudo é tão dinâmico, o interesse dos visitantes é passageiro e muda muito rápido.

Otimizar sua taxa de conversão vai persuadir mais visitas a se tornarem clientes. Junto com uma estratégia de marketing digital, a otimização de buscas deve ser estruturada da forma mais simples e fácil possível para um cliente em potencial poder se converter em um cliente verdadeiro.

O que é otimizar a taxa de conversão?

Otimizar a taxa de conversão (CRO) é a forma de como aumentar o índice ou proporção de usuários que realizam uma ação desejada em uma landing page do site. (ou seja, clicar em links, inscrever-se para uma oferta ou serviço, preencher formulários, clicar em “efetivar a compra” etc.)

O CRO inclui a busca para melhorar os itens de um site que seja voltado à conversão de visitas. Cada concorrente é avaliado, os dados são analisados e, em seguida, as mudanças recomendadas são implementadas para obter as melhorias desejadas.

Porque aprimorar?

Com o tempo, as taxas de conversão tendem a diminuir. Mesmo no início, quando do lançamento de um site, é importante ficar de olho nas conversões para monitorar esse índice. A performance de um site, para atrair o público-alvo, vai reduzir gradativamente, logo, as melhorias na conversão são importantes. As melhorias contínuas vão aumentar o volume de tráfego e facilitar as conversões.

A introdução de concorrentes  acaba levando algumas empresas a darem uma segunda olhada em seus próprios sites. Com tantas empresas competindo no marketing digital e tantas oportunidades online, é importante ficar atento. Introduzir melhorias para maximizar suas conversões aumenta as chances de permanecer mais competitivo e continuar relevante no digital, enquanto amplia seus negócios.

Ações para Melhorar as Oportunidades

Aplicar continuamente testes para identificar onde seu site carece de melhorias é importante. Esses testes de rotina ajudarão a manter seu site atualizado e otimizar ao máximo as conversões das oportunidades.

Testes A/B

Fazer testes A/B inclui introduzir duas landing-page quase idênticas para identificar quais itens precisam ser melhorados. A primeira landing-page ficará inalterada em comparação com a original, enquanto a segunda será alterada em um único aspecto.

Se uma das páginas atrair mais ou menos visitas qualificadas do que a outra, haverá uma diferença no número de conversões. Se não houver mudança nas conversões, esse teste A/B deve ser desconsiderado e refeito com foco em outra mudança sugerida.

Testes Multivariáveis

Os testes usando múltiplas variáveis funcionam melhor para sites com mais tráfego e acessos mais regulares. O processo para esses testes usa várias variáveis diferentes para testar todas de uma vez. Se uma determinada combinação das variáveis funcionar melhor para as conversões, a mudança no site seguirá esse padrão.

Ferramentas para Analisar Oportunidades de Melhorias

Você pode adotar ferramentas para entender melhor o fluxo de visitas ao seu site e como essas visitas atuam no site. Ao contrário dos testes, essas ferramentas dão uma ideia mais clara dos passos ou padrões de público em geral, o que às vezes pode ser mais útil do que simplesmente alterar algumas variáveis.

Ferramentas Analíticas

Uma análise geral das visitas mostra quantas visitas seu site está recebendo por dia. Esses números já te dão, de imediato, qual a popularidade de seu site, sem que você precise depender das taxas de conversão específicas para entender como está a performance do seu site.

Mapa de Calor

Um mapa de calor mostra quais partes do seu site ou landing-pages são mais visitadas e onde as visitas se concentram mais. Basicamente, ele analisa toda a movimentação naquela página, desde a rolagem até onde é feito o clique, para que você possa conhecer o que as visitas costumam fazer enquanto navegam no seu site.

Ferramentas de Funil

As ferramentas de funil permitem identificar de onde as visitas saem do seu site. Por exemplo, se você tem uma loja de comércio eletrônico, muitas visitas sairão antes de comprar um item e validar a conversão.

Usando uma ferramenta dessas, você pode entender onde que isso mais acontece e descobrir se as visitas estão saindo após navegarem numa primeira página, mesmo sem navegar pelo processo todo, ou se desistem quando já têm algo no carrinho de compras.

Saber onde as visitas desistem vai permitir você saber onde seu site pode ser melhorado.

Ferramentas de Análise de Formulários

Se você tiver formulários de envio de contato ou interesses no seu site, a análise desses formulários o ajudará a rastrear as informações deixadas pelos contatos. Com essas ferramentas é mais fácil saber quem usa esses formulários e por quê, suas motivações e hábitos gerais de navegação.

Ferramentas de satisfação do cliente (CSAT)

Medir os graus de satisfação do cliente também ajuda você a manter contato com seus possíveis clientes. Se eles estiverem satisfeitos com os serviços que você oferece, mas não com o seu site, você pode fazer melhorias com base nas respostas às consultas.

Pedindo uma nota numa escala de um a dez, você terá uma comunicação fácil e uma avaliação geral dos clientes. Mensagens de feedback mais detalhadas também podem ser vantajosas. Se houver um problema que você esqueceu, seus contatos podem avisá-lo rapidamente.

Ferramentas de Acompanhamento das Conversões

Talvez o mais importante quando você quer monitorar a conversão de leads, as ferramentas de rastreamento dessa conversão apontam quantas visitas realmente converteram em clientes pelo seu site. O número de visitas em relação ao número de conversões determina a sua taxa de conversão e permite você identificar a eficácia do seu site.

Identificando Limitações

Se sua taxa de conversão não está no nível desejado, você deve identificar as limitações que estão impedindo as conversões. Muitas vezes, esses impecilios não são criados propositalmente, mas, sim, são falhas de design ou problemas negligenciados que podem impedir as visitas de permanecerem no seu site. 

Um exemplo de limitação pode ser tão simples quanto a falta de um trabalho de otimização de buscas (SEO). Um site sem SEO é mais difícil de ser encontrado pois mecanismos de busca como o Google não o classificarão entre os sites com SEOs mais relevantes. Se sua base de público-alvo não conseguir encontrar o seu site, é claro que não resultará em conversões. 

Sem Comprometimento

As limitações também podem explicar por que alguém hesitaria em permanecer em um site e gerar uma conversão. Quando alguém que está em busca de algo mas que quando olha para um prestador de serviço não se sente confortável para solicitar algo, alguma coisa na apresentação disponibilizada deve ser a causa dessa falta de comprometimento. O motivo pode ser tão simples quanto uma descrição do produto pouco clara, resultando em falta de confiança.

Identificar as limitações e eliminá-las aumentará a confiança no seu site e será mais fácil para o visitante se comprometer com uma conversão. Quando bem feito, o CRO elimina qualquer motivo de falta de comprometimento e garante às visitas uma experiência diferenciada.

Identificando aspectos de retenção

Trabalhar os aspectos de um site que prendem a atenção de visitas e as fazem querer voltar é essencial para qualquer estratégia digital. Conhecer esses aspectos é fundamental para melhorar o CRO e a otimização do marketing.

Embora seja importante entender as limitações e as dificuldades que uma visita ao site enfrenta, as exceções enfrentadas são também vitais. Entender o que as pessoas gostam do seu site e o que elas apreciam na sua experiência de usuário são coisas que precisam ser mantidas e cultivadas.

Se você está tentando melhorar a experiência de usuário do seu cliente, ao visitarem seu site, deve entender os prós e os contras do seu site primeiro para não começar do zero. Use os aspectos que deram resultado no início, mas use-os também para dar uma sensação de simplicidade e familiaridade quando introduzir, por exemplo, um novo design ou produto.

Estratégias de Melhorias 

Simplificar seu site para que seja atraente e eficaz vai aumentar bastante a probabilidade de conversão. Se você é responsável por uma loja on-line, por exemplo, projetar seu site tornando-o mais fácil para as visitas comprarem seu produto ou serviço aumentará bastante a chance de uma taxa de conversão mais elevada.

Uma simples reformulação da marca no site pode gerar a números de conversão muito mais altos. Um design novo e mais eficaz para o seu site pode fazer maravilhas e pode ser tão simples quanto mover um banner ou alterar o pano de fundo do site, por exemplo. Mas às vezes são necessárias metodologias um pouco mais complicadas.

Conhecendo seu Público-alvo

Conhecer o seu público-alvo e o que eles esperam de um site permite uma abordagem bem mais eficiente quando falamos de design do site. Você pode adaptar o site para facilitar a navegação dos visitantes. 

Se você administra uma loja on-line, em um site, pode tornar mais fácil para o consumidor encontrar as promoções, seu produto mais vendido e o caixa de saída. 

Melhorando a Velocidade de Carregamento

A velocidade de carregamento do seu site pode fazer maravilhas para melhorar a fidelidade dos seus clientes. Se o seu site demorar para carregar, ele com certeza será preterido por outro mais rápido. Se um visitante novo chega no seu site e ele não carrega, as chances de ele tentar entrar no seu site uma segunda vez é muito baixa, enquanto houverem tantos outros sites mais ágeis disponíveis.

Atenção às Landing Pages

Uma landing-page ou página de destino precisa ser específica e bem clara para converter um consumidor. Distribuir bem as informações nas landing-pages, devendo, se necessário aumentar o número de landing-pages, pois facilitará para os consumidores coletarem todas as informações de uma forma mais fácil e ágil. Esse efeito de simplificar a navegação torna a visita mais fácil e direta, aumentando a probabilidade de uma conversão.

Landing Pages mais Extensas

O Google classifica as landing-pages mais extensas como mais importantes do que as menores. Se você tiver uma landing-page mais longa, a chance do Google selecioná-la para responder a uma consulta é maior.

Para neutralizar um site mais confuso em uma landing-page mais longa, o uso de botões e links de call to action podem ajudar a estender o conteúdo da página enquanto diminui outros botões ou conteúdos mais prolixos.

Fluxo de Leads

A maioria das visitas em qualquer site vai navegar e vai sair sem deixar nenhum rastro. Montar um fluxo de leads é uma técnica para se comunicar com um visitante desde o início e conduzi-lo por um caminho de fácil conversão. 

Os formulários pop-up frequentemente funcionam bem porque podem fazer muitas perguntas rápidas e simples que fornecem informações que ajudam nas suas análises. Esses formulários são a maneira mais fácil de fazer conversões, pois a visita não precisa se comprometer com muito, ou até com nada, enquanto navega pelo seu site. 

Taxa Média de Conversão

A taxa média de conversão oscila de 2% a 5%. No entanto, dependendo do seu negócio e da sua otimização de marketing, muitas vezes é possível, com um pequeno aumento na porcentagem, gerar uma grande melhoria nos resultados. As taxas médias de conversão para um marketing de grande sucesso costumam ficar em torno de 14%.

Qual a Diferença?

O tipo de site que você adota pode afetar as taxas de conversão. Os sites de comércio eletrônico tradicionalmente têm as taxas mais baixas, que variam de cerca de dois a quatro por cento. No outro extremo, temos os sites financeiros que podem atingir até 24% de conversão. 

Altas taxas de conversão nem sempre significam alto lucro e vice-versa. Mas a conversão continua sendo uma ferramenta importante, pois permite acompanhar a participação das visitas e a eficácia do seu site. 

Conclusão

Existem muitas técnicas para melhorar a performance de otimização de buscas e melhorar a taxa de conversão. Nesta era digital, uma presença on-line é mais importante do que nunca. Ao adotar melhorias, lembre-se de pedir feedback aos contatos que te visitam para manter interação aberta e honesta com seu público-alvo. Teste diferentes métodos e técnicas, melhore os seus diferenciais e reduza as limitações que restringem seu público-alvo de querer entregar seus recursos que obtiveram com muito esforço.

Se você está tendo dificuldades para otimizar sua taxa de conversão e deseja contratar uma equipe de especialistas para ajudar, entre em contato conosco o mais rápido possível. Será um prazer conversar mais sobre o CRO!