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Atualizações dos algoritmos do Google - O que você precisa saber

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Atualizações dos algoritmos do Google - O que você precisa saber
Resumo: Sabemos que o Google faz, frequentemente, mudanças para melhorar os resultados das buscas online para seus clientes. Aqui temos as atualizações mais recentes do Google que você precisa conhecer.

Nota da editora: este post foi publicado originalmente em janeiro de 2020 e foi atualizada com conteúdo adicional em outubro de 2021.

A missão do Google, de "organizar as informações disponíveis no mundo todo e torná-las acessíveis e úteis para todos", significa que eles precisam atualizar regularmente seu algoritmo de buscas para classificar as centenas de bilhões de páginas da internet para encontrar os resultados mais relevantes e importantes para seus usuários. E para algumas das atualizações mais importantes, aquelas que podem ter um grande impacto nos resultados do mecanismo de busca (SERPs), eles geralmente recebem nomes como Panda, Hummingbird ou Mobilegeddon. Isso ajuda os profissionais de marketing a acompanharem essas atualizações dos algoritmos.

Ficar atualizado com as atualizações dos algoritmos do Google pode ser um trabalho de tempo integral (e uma das razões pelas quais trabalhar com um consultor WSI pode ser  a melhor solução!), E é por isso que eu escrevi este post sobre por que essas mudanças acontecem e o que você precisa saber.

Por que essas Atualizações são Importantes

As atualizações dos algoritmos do Google são muito importantes para profissionais especializados na web e com marketing digital. Elas são projetadas para nos ajudar a fazer o nosso trabalho ainda melhor, ajudando a alcançar o nosso público-alvo por meio de resultados de buscas melhores e mais precisos. Infelizmente, eles também podem acarretar em mudanças no seu posicionamento na internet. Os desenvolvedores e gestores de sites precisam observar isso com atenção e adaptar sua estratégia de SEO para incluir essas atualizações e assim melhorar seu posicionamento (SERPs).

Como as Atualizações melhoram as Buscas

O objetivo dessas atualizações do Google é sempre melhorar a qualidade dos resultados das buscas. A maioria das alterações focam em um ou dois recursos específicos, como combate ao spam, por exemplo, ou - como foi o caso da atualização mais recente - melhorar os resultados de posicionamento de sites rápidos. O resultado de uma atualização dessas deve ser sempre uma experiência melhor para os usuários do Google: resultados de buscas mais relevantes, precisos e de melhor qualidade. Do ponto de vista do profissional de marketing ou do especialista em SEO, essas atualizações podem causar alguns problemas no início, mas, uma vez ajustadas, podemos tirar proveito dessas melhorias para alcançar nosso público-alvo e oferecer a eles conteúdo mais relevante.

As atualizações mais Importantes geram Melhorias nas Buscas

O Google faz atualizações em seus algoritmos o tempo todo. A maioria dessas atualizações consistem de pequenos ajustes em funções e recursos específicos e geralmente não são perceptíveis para os usuários. No entanto, as atualizações mais importantes são feitas com menos frequência e são mais substanciais, o que pode resultar em mudanças perceptíveis. Os usuários do dia-a-dia podem não perceber essas mudanças, mas aqueles que administram e otimizam sites quase sempre percebem. Aqui estão algumas das atualizações principais que o Google introduziu:

Principais atualizações da Web e experiência do usuário na página

Uma nova ferramenta importante que o Google introduziu recentemente é o Relatório de experiência do usuário na página (encontrado no Search Console do Google), que reflete os dados das métricas de experiência da página do seu site nos últimos 90 dias. Ele mostra qual porcentagem de suas páginas proporcionou uma boa experiência ao usuário, bem como o número de impressões que cada URL recebeu nos resultados de busca orgânica.

Todos os administradores da web já sabem que a relevância do conteúdo não é o único fator que impulsiona as classificações nos mecanismos de busca; a experiência que você oferece ao seu público-alvo em cada página também é vital. As informações disponibilizadas no seu relatório de experiência de usuário na página o ajudarão a melhorar a experiência de seus clientes no seu site, oferecendo uma análise precisa da experiência do usuário em cada página e permitindo que você tome medidas para melhorar e otimizar, conforme necessário.

 

O que você precisa saber sobre Web Core Vitals e seu posicionamento no Google

Core Web Vitals mede os sinais relativos à experiência do usuário na página para garantir que eles oferecem uma experiência convincente e satisfatória para os usuários online. Suas métricas incluem:

  • Largest Contentful Paint (LCP), que mede quanto tempo leva para carregar a maior imagem em uma página;
  • Atraso na primeira entrada (First Input Delay - FID), que mede quanto tempo leva para a página responder quando um usuário clica em um botão; e
  • Mudança de layout cumulativa (Cumulative Layout Shift - CLS), que mede a estabilidade visual da página.

Não tenho dúvida de que Core Web Vitals são fatores importante na classificação e devem ser levados em consideração quando da criação e manutenção de cada uma das suas páginas na web. Além de melhorar a sua relevância e o valor do seu conteúdo, você também deve dar atenção aos itens LCP, FID e CLS mencionados acima, se quiser melhorar e manter seus SERPs.

Atualização principal do Google de julho de 2021

A atualização principal do Google, em julho de 2021, foi uma continuação da atualização que ocorreu no mês anterior e não focou em nenhuma região, categoria de site ou idioma em particular. O Google chama isso de broad core update (uma atualização mais ampla) que é projetada para ajudar o mecanismo de busca a posicionar resultados melhores e mais relevantes quando da busca por seus usuários. Com essa atualização, suas classificações de busca podem sofrer um impacto. Alguns resultados podem descer uma ou duas posições, enquanto outros podem ter uma melhora acentuada. Certifique-se que vai poder monitorar todas essas alterações em seus SERPs, já sabendo que broad core update causa isso.

Atualização principal do Google de junho de 2021

O Google também explicou que a atualização de julho foi uma continuação da atualização que eles lançaram em junho. No entanto, algumas das melhorias previstas para junho ainda não estavam totalmente implantadas, e por isso foram adiadas para o mês seguinte. Com isso, é possível que sua classificação tenha mudado em junho e que essas mudanças tenham sido revertidas um mês depois, quando as atualizações de julho entraram em vigor. O Google diz que a maioria dos sites não notaria essas mudanças, mas os profissionais de SEO que administram muitos sites provavelmente perceberam o impacto.

Nossa filosofia sobre as atualizações nos algoritmos do Google

As atualizações básicas são necessárias e, em última análise, nos ajudam, como profissionais de marketing digital, a melhorar ainda mais o nosso trabalho. Muitas vezes, eles não causam impactos significativos nas classificações de busca. No entanto, entendemos que isso não é um reflexo do próprio site ou de seu conteúdo ou da sua estratégia de SEO. Como diz o Google, não há nada de errado com um site que cai no ranking após uma atualização. Se um site for impactado, só é necessário um pequeno ajuste nas táticas de SEO e vai melhorar novamente. Com essa atualização mais recente, recomendo que você reavalie o uso atual das suas palavras-chave e reanalise a posição competitiva de seu site em relação a outros no mesmo setor e efetuar eventuais ajustes necessários. Essas novidades não são motivo para pânico; essas atualizações servem para melhorar o posicionamento do seu site a longo prazo. E se você tiver alguma dúvida, sempre pode entrar em contato com a equipe da WSI. Estamos aqui para ajudar!

O que os Administradores da Web devem saber sobre as Atualizações Principais do Google

A primeira coisa que todos os administradores da web devem lembrar é que uma mudança no posicionamento após uma atualização não indica que algo está errado com o site. O Google recomenda que você continue a focar no seu conteúdo e assegure que oferece a seu público-alvo o melhor que pode. Analise a precisão, originalidade e relevância do seu conteúdo e melhore-o continuamente – pois isso você deve fazer sempre, independente das atualizações do Google. Você pode querer revisar suas palavras-chave e focar na otimização das páginas que tiveram uma queda significativa no posicionamento após a atualização. Novamente, isso não significa que precisa consertar alguma coisa, mas sim aprimorar e otimizar continuamente o seu conteúdo.

Deduplicação do Google eliminou o aproveitamento de SERP Double-Dipping

Mal começamos o ano 2020 e o Google nos presenteou com uma atualização bastante significativa em termos de mudanças. E se você seguiu nosso conselho de "ficar de olho no Google" como um item da sua lista de resoluções de Ano Novo, então você já deve estar a par de tudo. (Mas se não estiver, não se preocupe - nós vamos ajudá-lo).

A atualização foi impactante e, naturalmente, um tema importante entre os profissionais e empresários em todas as áreas. Comentarei algumas informações importantes por trás desta atualização, o que isso impactou até agora e o que você deve observar ao continuar monitorando seu tráfego orgânico.

Recap: Google mexeu com os Featured Snippets em 2019

Eu escrevi um blog sobre On-SERP SEO e a crescente importância dos Featured Snippets. Desta vez, em 2019, todos os profissionais de marketing estavam trabalhando para proteger os featured snippets, como apresentou o Google, como sendo o primeiro lugar em uma página de resultados, e que foi carinhosamente chamada de posição zero.

A posição zero é essencialmente o Monte Everest para os profissionais de SEO, já que é aqui que as URLs totalmente otimizadas são destacadas e classificadas acima da posição # 1 nos resultados de busca normais. Por exemplo, abaixo está o featured snippet, na posição zero, para quem consulta “What is an Android TV box?”  Você notará que o featured snippet fornece ao usuário uma resposta completa sem exigir um único clique.

google user content

No final das contas, o objetivo do Google com os featured snippets, no topo da página, é atender da melhor maneira possível o seu cliente. Embora isso possa complicar nossas vidas como profissionais de marketing (já que os featured snippets eliminam a necessidade de clicar na página da web), ele foi projetado para fornecer, de imediato, a um cliente, uma resposta relevante, concisa e conveniente.

Situação Atual: Google Desduplica Resultados de Busca devido ao Featured Snippets

Durante 2019, os URLs que ocupavam a posição zero com featured snippets muitas vezes eram beneficiados por aparecer duas vezes na primeira página dos resultados de busca. Duas vezes! Alguns podiam até estar na primeira posição, logo abaixo da posição zero. Classificações como essas foram extremamente benéficas para o tráfego orgânico; quanto mais território SERP você ocupa, mais exposição você tem, aumentando significativamente a sua taxa de cliques. Parecia um paraíso para os comerciantes estarem nas primeiras posições .... mas a palavra-chave aqui era Parecia.

Agora, quando da última atualização do Google foram alterados os resultados de buscas na primeira página. As URLs na posição zero como featured snippet não aparecem mais em nenhum outro lugar desta página. Essa exclusão ficou conhecida como desduplicação.

O objetivo aqui foi de agilizar os resultados das buscas, para que os usuários recebam informações claras e relevantes. Afinal de contas, do ponto de vista do usuário, ver a mesma URL posicionada duas vezes na mesma página é redundante e impede outra URL relevante - embora concorrente – de aparecer na primeira página.

Resumindo, os usuários podem apreciar essa atualização da página; marqueteiros, não tanto.

Cuidado: subproduto inesperado impactando alguns sites! 

Junto com essa atualização, o Google, inadvertidamente, pode ter causado um aumento na pressão arterial dos profissionais de marketing em todo o mundo!

Para alguns sites (e você pode querer prestar atenção especial a isso se você possui o featured snippet, bem como o Painel de Conhecimento no lado direito das SERPs em um desktop), os marketeiros perceberam que as classificações do site despencaram da página um para página dois nos resultados de busca. Muitos profissionais de marketing ficaram chocados ao ver suas URLs nos relatório do Search Console, anteriormente classificados nas posições 1, 2 ou 3, empurrados para a posição 11, mesmo tendo o featured snippet. (fonte da imagem)

impact on sites

Se isso for algo que você percebeu, pode ficar tranquilo e respirar fundo - o Google está supostamente trabalhando para corrigir isso, e sua classificação voltará ao posicionamento anterior.

Principais dicas do SearchLiaison do Google   

Eu compilei vários pontos adicionais a serem considerados, para te guiar:

  • A implementação da desduplicação foi global - conforme mencionado acima, existem alguns problemas a serem resolvidos. Se você foi afetado, fique de olho e monitore ativamente para ver a correção esperada esta semana.
  • A desduplicação não afetará os snippets de vídeo - mas devido ao erro com a desduplicação do Painel de Conhecimento, recomendo que você também fique de olho nessas classificações.
  • A desduplicação não tem o objetivo de impactar as notícias principais ou descobertas interessantes.
  • A desduplicação não afetará os relatórios de desempenho do Search Console - sites que ainda possuem o featured snippet, mas perderam a primeira posição orgânica, ainda serão reportados como estando na primeira posição. 

A discussão e as perguntas e respostas continuam. Então siga a conversa com o contato de pesquisa do Google em @searchliaison.

Próximos Passos

Agora sabemos que o Google promove continuamente alterações para melhorar os resultados de buscas para seus clientes. Cada vez que uma atualização de algoritmos mais ampla é lançada, nossa recomendação sempre é de criar conteúdo de qualidade e de fornecer respostas úteis às dúvidas do seu público-alvo.

E desta vez não é diferente.

Minha recomendação é sempre permanecer nesse caminho de entregar conteúdo de valor ao seu público-alvo. Estas mudanças do Google podem ter forçado você a buscar melhoria no posicionamento, mas siga o exemplo do Google e defina uma estratégia própria para os clientes que procuram seus produtos ou serviços. E - talvez o mais importante - continue fazendo perguntas e analisando dados para ficar por dentro dessas atualizações (e de atualizações futuras). Siga o SearchLiaison do Google ou entre em contato conosco. Atualizações do Google costumam ser um pouco desanimadoras para algumas empresas, mas sempre há um caminho melhor a ser seguido. Não desista.

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