A sua empresa está usando o TikTok como parte da estratégia de marketing nas redes sociais? O TikTok está se tornando rapidamente uma prioridade no conjunto de soluções de marketing digital adotado pela maioria das empresas. O TikTok pode ter começado como um aplicativo para público da Geração Z que queria um lugar para postar conteúdo frívolo e divertido. Mas agora é uma plataforma que vem crescendo rapidamente em número de assinantes, em todos os níveis demográficos.
Todas as empresas agora podem encontrar seu público-alvo no TikTok. Isso se aplica tanto para o marketing B2C como B2B. Mas será que você deve expor a sua marca no TikTok? Se você acha que deve, talvez ainda não conheça muito bem como funciona o TikTok nem como deve usá-lo para o bem da sua marca. Se for esse o seu caso, siga as dicas abaixo nesse blog (para principiantes no TikTok), e comece desde já a tirar proveito dessa nova oportunidade de gerar mais negócios no digital.
O que é TikTok?
O TikTok é um aplicativo de entretenimento que oferece vídeos de 15 segundos, criados pelos usuários. Foi lançado na China em 2017 e tornou-se proeminente no mundo ocidental durante a pandemia de COVID-19. O tipo de conteúdo normalmente encontrado no TikTok inclui:
- Rotinas de stand-up
- Comentários em vídeo
- Vídeos educativos
- Vitrines de moda
- Truques de vivência
- Pegadinhas
- Tutoriais de maquiagem
- Receitas
- E muito mais
Avalie esses tipos de vídeos curtos e pense em como você pode criar conteúdo desse tipo, que se adeque à sua marca e que ajudaria a promovê-la.
Marketing de Influenciadores no TikTok
Similar a outras plataformas de mídias sociais, o TikTok também oferece excelentes oportunidades para marketing de influenciadores. Se você já está usando marketing de influenciadores em outras plataformas digitais, já deve saber o quão eficaz ele pode ser. O melhor do TikTok é que você não precisa procurar muito para encontrar um influenciador que possa te ajudar. Basta acessar o mercado de consultores do TikTok (creator marketplace), um hub onde as marcas podem encontrar facilmente colaboradores para ajudar a chegar no seu público-alvo. Dependendo do influenciador com quem você trabalhe, pode custar entre US$ 5 e US$ 2.500 por post. Claro, os preços vão variar em função de quantos seguidores seu influenciador tiver.
Configurando sua Conta Comercial no TikTok
Configurar uma conta comercial no TikTok é fácil. Siga esses passos:
- Primeiro, crie um perfil (caso ainda não tenha feito isso).
- Em seguida, acesse a guia Configurações e Privacidade, no canto direito da página do seu perfil.
- Clique em Gerenciar conta.
- Em Controle de conta, selecione Alternar para conta comercial.
- Você verá uma lista de categorias de negócios. Escolha o que mais se aplica ao seu negócio.
- Você pode adicionar seu site e detalhes de e-mail.
Tipos de TikTok Ads
Existem vários tipos de anúncios no TikTok. Eles incluem anúncios In-Feed, anúncios Spark, anúncios TopView, anúncios Brand Takeover, anúncios Branded Hashtag Challenge e anúncios Branded Effect. Os anúncios mais comuns são os anúncios In-Feed, que aparecem à medida que as pessoas percorrem a página "Para você" (“For You Page” - FYP). Esses anúncios In-Feed são anúncios de autoatendimento que você cria por meio da interface do TikTok Ad Manager.
Os anúncios para marcas especificas que são gerenciadas são semelhantes aos anúncios in-feed, mas são criados, em nome dos usuários, pelos representantes de vendas do TikTok. Diferentes formatos de anúncio fazem parte dos anúncios TopView (eles são reproduzidos quando você abre o aplicativo pela primeira vez e não podem ser ignorados; se assemelham aos anúncios do YouTube), Branded Hashtag Challenge ads (uma hashtag acionável conectada à sua marca) e Branded Effects (como adesivos e filtros).
Criando uma Estratégia de Marketing com TikTok
Depois de configurar sua conta comercial do TikTok e ter um bom entendimento dos diferentes tipos de anúncios, seu próximo passo é elaborar uma estratégia de marketing que vincule efetivamente a plataforma TikTok às suas metas de marketing. Comece definindo seu público-alvo. Quem você quer atingir nesta plataforma? Certifique-se que tem um bom conhecimento do seu público-alvo e da demografia da base de usuários do TikTok.
Em seguida, faça uma análise dos concorrentes. O que seus concorrentes ou marcas semelhantes estão fazendo no TikTok? Quão bem-sucedidas são suas ações de marketing online? Tente aprender com os sucessos e fracassos dessas marcas. Você também deve procurar por personalidades e influenciadores especializados na sua área de atuação e analisar o que funciona para eles.
Defina metas que estejam alinhadas com os seus objetivos de negócios. Seja muito específico sobre o que você quer fazer. Por exemplo, você deseja alcançar um novo público, melhorar a imagem online da sua marca, promover o reconhecimento de um produto ou desenvolver relacionamentos mais fortes com os clientes online? Quaisquer que sejam seus objetivos, defina suas metas no TikTok em conformidade com esses objetivos e crie seu conteúdo de forma coerente com essas metas.
Depois de definidas as metas, comece a publicar seus posts. Você deve criar um calendário de conteúdo e segui-lo. Além disso, acompanhe e analise esses resultados regularmente. O TikTok possui várias ferramentas analíticas integradas que fornecem feedback bastante preciso. Analise os dados estatísticos gerados e adapte a sua abordagem de acordo.
O TikTok pode ser uma solução extremamente eficaz para o seu marketing digital, desde que você conheça a plataforma. Se você precisar de ajuda com o TikTok ou sua estratégia de marketing nas mídias sociais, entre em contato com a WSI.