Nessa era da internet, as conexões pessoais passaram a ter uma certa contradição. As mídias sociais nos tornaram, ao mesmo tempo, mais e menos conectados pessoalmente com outros; em ambas as situações sentimos a vontade de compartilhar mais de nós mesmos com o público do que anteriormente mas, ao mesmo tempo, nos sentimos mais desconectados um do outro, nesse processo.
Mas tem um tipo de conteúdo que corrige esse paradoxo: conteúdo de LIVES para mídias sociais. Exemplos são:
Essas oportunidades podem ser incríveis, para empresas de todos os tipos, devido à sua simplicidade e capacidade de engajamento com o seu público.
Gravação ao vivo faz parte das mídias sociais há mais de uma década, mas foi só nos últimos cinco anos que ela ganhou destaque mesmo. O Twitch, provavelmente a plataforma mais antiga dedicada a LIVES em mídias sociais, existe desde 2011. Mas o Facebook Live, o Instagram Live e o Twitter Spaces são soluções muito mais recentes.
Em 2020 e 2021, à medida que a pandemia forçou as pessoas a ficarem em suas casas e a se afastarem dos meios tradicionais de comunidades interpessoais, essas plataformas passaram de proeminentes a dominantes. Empresas experientes aproveitaram essa tendência rapidamente, e passaram a comercializar seus produtos e se relacionar com os clientes por meio desse caminho digital que não para de crescer.
Às vezes, um avanço ou tendência tecnológica, após se tornar proeminente, pode logo se mostrar apenas uma moda passageira. Outras vezes, a sua influência aumenta até se tornar um elemento importante na vida da comunidade digital. Estamos imaginando que o conteúdo ao vivo das mídias sociais vai se encaixar nesta segunda categoria, que ainda cresce e que neste ano direcionará significativamente seu futuro.
Acreditamos nisso por dois motivos. Primeiro, tem um potencial enorme. Segundo, porque combina a facilidade de uso para os criadores, podendo ser facilmente integrado nas estruturas já existentes e, ao mesmo tempo, é uma nova forma única de geração de conteúdo para o público. Diante desses três fatores, entendemos que ainda há um longo caminho a percorrer.
O segundo motivo é o contexto cultural atual. Atualmente, o mundo está saindo das quarentenas em casa, quando o trabalho usando LIVES nas mídias sociais disparou pela primeira vez. Logo, este ano vai ser chave para determinar se desaparece gradativamente ou se gera uma predominância de longo prazo. Ao mesmo tempo, a força dominante das empresas está atingindo esse grande potencial que mencionamos.
Esta combinação de fatores que mencionamos gera um terreno bastante fértil para uma colheita abundante de sucesso.
Aqui segue o que achamos que vai acontecer:
Existem várias maneiras de “fazer LIVES” com seu público. Variam em formato, estilo e objetivo. O melhor para o seu negócio vai depender de uma combinação dos seus objetivos estratégicos e globais da empresa, seus objetivos estratégicos de marketing nas mídias sociais, o tipo de negócio que você administra e os recursos que você tem à sua disposição.
São algumas das formas mais comuns de conteúdo LIVE em mídias sociais. Quase sempre são bem-sucedidos e exigem um esforço mínimo por parte da empresa. Em uma parceria com influenciadores, sua empresa vai buscar um influenciador que pode fazer gravações ao vivo em seu nome.
Uma maneira de abordar é se juntar a um influenciador para sessões de LIVE marketing ativas – esses são momentos reservados para o influenciador promover seu produto. Isso pode incluir uma análise do produto, uma mensagem sobre a marca ou até mesmo uma entrevista ao vivo com um designer de produto de renome.
Essas sessões ao vivo normalmente acontecem de duas maneiras: você planeja uma LIVE sua com o influenciador tomando por base seu produto ou pode solicitar que, em uma de suas LIVES, o influenciador dedique um tempo para um anúncio do seu produto.
Uma outra maneira de fazer seria estabelecer um relacionamento de longo prazo com um streamer disposto a inserir promoções sutis do seu produto como parte do seu conteúdo. A melhor maneira de definir como a promoção deve ser feita depende do tipo de produto ou serviço que você oferece.
Isso é mais fácil se o que você vende estiver relacionado com alguns dos temas mais populares de conteúdo de transmissão ao vivo, como jogos, arte ou cosméticos.
Aqui, você aprenderá sobre o público que está presente, observando seus sentimentos sobre seu produto e sobre possíveis melhorias ou novos lançamentos futuros. Esses eventos em público podem funcionar como uma forma de fazer propagando sem exigir muito esforço, nem custos elevados para reunir o público.
Você também pode usar o marketing de LIVES em mídias sociais com uma visão de geração de relacionamentos. Isso funciona melhor numa conexão pessoal entre o vendedor e seus compradores em potencial, e pode atrair mais o seu produto. Aqui, o objetivo é desenvolver relacionamentos parassociais entre algumas pessoas da sua equipe e os membros do público que quer atingir.
Isso pode ser feito de várias maneiras, mas recomendamos navegar por meio de canais de entretenimento. Isso pode ser feito por meio de um jogo, que você joga com alguém da audiência (vários games online, neste formato surgiram no ano passado) ou você pode conversar com eles sobre suas bandas (cantores, músicas) preferidas, por exemplo.
Em um evento de vendas virtual, um funcionário da sua empresa ou um influenciador contratado organiza uma LIVE onde seu produto ou serviço pode ser apresentado para o público. Isso pode acontecer de algumas maneiras diferentes: fornecendo informações sobre o produto aos espectadores, respondendo a perguntas sobre o produto ou oferecendo justificativas sobre por que comprar o produto.
Esse tipo de evento tende a funcionar melhor se você tiver uma maneira de torná-lo mais divertido – jogos, prêmios, ou coisa parecida.
Se estivermos certo, as empresas que embarcarem neste trem primeiro serão as que mais lucrarão. Agora é a hora de começar a fazer um exercício de brainstorming e criar estratégias, descobrir se o marketing de LIVES em mídias sociais realmente funcionaria para o seu negócio e, se sim, começar a implementar essa metodologia.