As oportunidades de marketing nas mídias sociais estão crescendo rapidamente e as empresas estão migrando para o comércio eletrônico mais rapidamente do que se imaginava. Isso em decorrência do ambiente global para geração de negócios online em que vivemos. Novos mundos digitais estão se abrindo com marcas conhecidas migrando para o mercado virtual. As plataformas de mídias sociais oferecem a oportunidade de se conectar com os clientes onde eles passam a maior parte do seu tempo, o que permite mais reconhecimento da sua marca e vendas mais significativas.
Mas, quanto mais nos conectamos e socializamos nesse mundo digital, mais os consumidores procuram por uma experiência mais humana: bom atendimento ao cliente, retribuição e mais responsabilidade são mandatórios.
Marcas e os profissionais de marketing devem estar cientes do que está acontecendo nas mídias sociais, e as estratégias de mídias sociais exigem inovação. Mas o mais importante é que as marcas precisam saber o que seus clientes estão pensando. Então, aqui estão algumas das principais tendências de mídias sociais para 2022 que você pode usar para impulsionar seus negócios.
E-commerce Social
Com o crescimento do comércio eletrônico nas mídias sociais, elas continuarão sendo uma principal opção para compra de bens e serviços em 2022. O eCommerce social é a convergência do comércio eletrônico com as mídias sociais, onde o conteúdo gerado pelo usuário, influenciadores e as chamadas aos consumidores incluídas nos posts estimulam os consumidores a comprar.
As marcas devem usar a funcionalidade de compras online em todas as suas plataformas de mídias sociais. Por exemplo, o Instagram tem adesivos com links que levam os consumidores direto para os sites de compras e links para compras que oferecem informações sobre os produtos, como o preço, por exemplo.
Compras pelo TikTok é algo relativamente novo, quando comparado com o Facebook e o Instagram. Mas, com compras AO VIVO, eles permitem que os usuários comprem o que vêm enquanto estão assistindo a uma transmissão de vídeo de uma determinada marca.
Atendimento ao Cliente nas Mídias Sociais
A PricewaterhouseCoopers, empresa de consultoria de serviços profissionais, publicou um relatório sobre o futuro da experiência do usuário (customer experience). Sua pesquisa mostra a necessidade de incluir o elemento humano na automação, inteligência artificial e outras tecnologias que incluem as plataformas de mídias sociais. As estatísticas reveladas no seu estudo destacam o seguinte:
- 73% das pessoas acham que o atendimento ao cliente é um fator importante em suas decisões de compra
- 42% dos entrevistados pagarão mais por uma experiência amigável e acolhedora
- 65% consideram uma experiência positiva com uma marca mais influente do que uma ótima publicidade
As empresas precisam voltar ao básico e usar as mídias sociais para construir relacionamentos e assim fornecer um bom atendimento ao seu público-alvo. As plataformas de mídias sociais são a versão digital do marketing boca-a-boca tradicional – e notícias sobre bom ou mau atendimento ao cliente se espalham rapidamente nas mídias sociais.
Novas Entidades Digitais no Metaverso
O marketing nas mídias sociais pode, no futuro, não somente direcionar um público para sites para comprar, mas também para metaverso. O metaverso está se tornando mais do que apenas uma plataforma para jogos digitais; é também uma plataforma de vendas. O Walmart está se aventurando na tecnologia do metaverso, com coisas como aplicativos de marcas registradas para criptomoedas e tokens não fungíveis (NFTs), entre muitos outros.
A Gucci comprou um terreno virtual no The Sandbox, um metaverso de jogos NFT baseado em Ethereum, e vai começar a construir um mundo nesta plataforma em metaverso. Ele tem a ver com o projeto Gucci Vault, da marca de luxo, um espaço de realidade mista (MR) que abriga coleções NFT e itens vintage para compras online. A Adidas já tem NFTs do Bored Ape Yacht Club usando uma coleção virtual de itens tambem disponíveis no mundo físico.
Campanhas de Mídias Socias AR e VR
A realidade aumentada (Augmented Reality - AR) e a realidade virtual (Virtual Reality - VR) se tornarão mais visíveis no marketing das mídias sociais. Por exemplo, pesquisa feita mostrou que em 2020 havia 2,69 bilhões de jogadores de videogame em todo o mundo, tendo gerado faturamento de US$ 159 bilhões, naquele ano: esse número vai aumentar para US$ 3,07 bilhões até 2023. Com números dessa magnitude, esses jogadores começarão a procurar uma experiência igualmente imersiva nas plataformas de mídias sociais escolhidas.
Hoje, o conteúdo mais curto é usado para vender produtos e serviços nas plataformas de mídias sociais. As campanhas de mídias sociais AR e VR devem incluir conteúdos mais longos, como tours mais interativos, avaliações autoguiadas e demonstrações instantâneas de produtos para vender socialmente.
Ênfase na Retribuição
Retribuir é uma necessidade humana inata. Hoje, as pessoas estão mais informadas sobre as questões sociais, sejam elas locais, nacionais ou globais. Como resultado, retribuir se tornará mais comum ainda nas mídias sociais. Mas, tem que ser feito de forma autêntica, transparente e responsável.
Os consumidores estão olhando para muito mais do que apenas os bens e serviços que podem receber de uma marca. Eles querem saber o que a marca representa, e isso deve incluir alguma retribuição às comunidades. Se sua marca destaca uma instituição de caridade da comunidade ou incentiva doações para uma causa comum, os consumidores querem saber se as empresas são autênticas nesse seu apoio. A retribuição não deve ser apenas algo a mais oferecido, mas sim um princípio vivenciado continuamente.
Ser uma Marca Responsável
Os consumidores estão responsabilizando as marcas pelos compromissos assumidos. As empresas não podem mais dizer algo que não forem seguir. A plataforma de mídia social Pinterest lançou no ano passado um recurso chamado Merchant Details. Ele permite que as marcas destaquem seus valores como sendo 'inclusivo' e 'fonte responsável' nos seus perfis.
As empresas devem saber o que seus clientes estão falando sobre a sua marca. Se você afirma que sua empresa, produto ou serviço oferece algo específico, os consumidores esperam exatamente isso. Senão, eles vão falar sobre isso nas redes sociais, e a sua gestão dessas discussões nas mídias sociais exigirá um plano de resposta autêntico e honesto.
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