Marketing Strategy

Usando sinônimos de produtos em sua estratégia de marketing de comércio eletrônico

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Resumo: Você está usando sinônimos de produtos? No marketing do seu comércio eletrônico, promova o SEO alinhando a intenção de buscas dos usuários com os seus produtos.

Você está aproveitando os sinônimos dos produtos no seu site ou no marketing que promove para o seu comércio eletrônico? Os sinônimos de produtos permitem melhorar a otimização de busca, aprimorar a experiência do usuário e, com isso, aumentar suas vendas. A correspondência ampla, ou Broad match, um dos tipos de correspondência de palavras-chave usados ao anunciar no Google Ads, usa sinônimos para incluir “qualquer palavra em sua frase-chave, em qualquer ordem, bem como qualquer palavra relacionada à sua palavra-chave”.

Em muitas plataformas digitais, sinônimos oferecem oportunidades de melhoria no posicionamento em buscas. Então, o que mais você precisa saber sobre sinônimos de produtos?

 

A Importância de Sinônimos para o SEO

Além de permitir o Broad match, o Google sugere ainda o uso de sinônimos para ajudar as pessoas a encontrar resultados importantes nas buscas. Afinal, as palavras que não tem buscas são tão ruins para o Google quanto para o seu negócio no comércio eletrônico. O Google entende que “você pode ajudar os usuários a encontrar as informações que estão procurando, mesmo que as palavras que eles usam na sua busca não sejam exatamente as palavras usadas em seu conteúdo”. E de acordo com o Google, sua plataforma Programmable Search Engine trabalha até 2.000 sinônimos em cada busca.

Faça sua otimização de buscas (SEO) alinhando uma intenção de busca do usuário com a opção de direcionar um produto que o atende. Um "caso de uso" é um roteiro de como o público interage com um produto e é uma ótima maneira de utilizar sinônimos de produtos.

Vejamos um exemplo com café. Quando você descreve as muitas maneiras com as quais podemos usar, tomar e até mesmo comer coisas com café, e achamos isso relevante, esse tema vai representar algo pessoal para nós. Crie casos úteis sobre o uso dos produtos e assim poderá aumentar as opções de como abordar seu produto. Com isso os usuários se envolverão mais, melhorando o posicionamento de SEO e, consequentemente, as vendas.

 

Exemplos de Sinônimos para o Ecommerce

Quando você usa sinônimos de produtos no marketing do seu site ou comércio eletrônico, o objetivo é associar o produto com uma intenção de busca semelhante. Seguindo o exemplo acima, o consumidor quer usar o café de várias maneiras. Pode ser desde apaixonados tomadores de café de qualidade a pessoas que querem experimentar café em receitas ou até em produtos de beleza feitos com café - os sinônimos que você usa vão depender do seu mercado-alvo.

Mas vamos começar com os sinônimos de produtos que podem ser usados ​​na busca por café. Podem ser coisas como cafeína, grãos de café, grãos de café torrados, café expresso, cappuccino ou café americano. A partir daí, as pessoas poderiam perguntar: “Qual é o melhor café para beber?”, “Onde posso comprar grãos de café?”, “Quais são os benefícios do café?” Assim você agora tem o que precisa para escrever sobre seus produtos relacionando-os com essas perguntas.

Se seu site de comércio eletrônico oferece produtos de beleza tendo café, como ingrediente, os sinônimos de produtos podem incluir palavras combinadas como infusão de café, infusão de cafeína, produtos de beleza com café e café facial. E os usuários buscam respostas para perguntas como: “Qual marca de café é boa para a pele?”, “Tratamento com café facial é bom para a pele?” Novamente, esses sinônimos e perguntas são alternativas para criar oportunidades de uso do seu produto.

 

Exemplos de Sinônimos para produtos B2B

Sinônimos de produtos usados ​​em uma estratégia de marketing para comércio eletrônico de business-to-business (B2B) podem ser mais desafiadores. Como as empresas tendem a pesquisar menos produtos do que os consumidores, o volume de buscas relacionadas ao produto deve ser menor e o SEO pode não parecer valer a pena. E depois ainda tem as perguntas adicionais que os clientes empresariais fazem: "Isso agrega valor ao meu negócio?" e "Como isso aumenta minhas vendas?"

Nesse caso, pesquise as frases e perguntas que os clientes comerciais usam ao descrever um produto. Identifique as palavras-chave B2B que você pode usar para construir sinônimos e criar casos em que podem ser usados com os quais seus clientes de empresas possam se identificar. Se você vende café em grandes quantidades para outras empresas, elas podem fazer perguntas como: “Este produto de café é de origem sustentável?”, “A cadeia de suprimentos de café é econômica?” ou "O que outros consumidores dizem sobre o produto?"

Embora essas perguntas possam dificultar a busca de sinônimos e casos de uso quando comparados ao B2C, aplicar sinônimos de produtos ainda é uma estratégia inteligente para negócios B2B.

 

Encontrar e se Posicionar para Sinônimos de produtos

Para encontrar e classificar sinônimos de produtos, você precisa entender seu mercado e o comportamento das diferentes buyer personas dos compradores. Os casos de uso de produtos devem mostrar ao seu público-alvo as várias maneiras pelas quais seu produto atende ao que eles desejam.

Digamos que os apaixonados por café sejam o seu mercado-alvo. Quais são os temas da sua marca? Exclusividade, sustentabilidade, café de uma região específica? Crie grupos de tópicos com base nos temas da sua marca e descreva como cada um deles atende às necessidades do cliente de vários ângulos. Para um negócio B2B, você pode agrupar os tipos do seu produto de várias maneiras. Ao explicar como a cadeia de suprimentos é econômica, terá como alvo os tomadores de decisão financeira. Enquanto um caso focado em sustentabilidade chamará a atenção dos representantes de marketing e dos profissionais voltados para o consumidor final.

 

Encontrando buscas relacionadas

Existem duas maneiras de encontrar buscas relacionadas a sinônimos no seu comércio eletrônico. Use as páginas de resultados do mecanismo de busca do Google (SERPs) e pesquise seus concorrentes. Faça uma lista das palavras-chave que seus concorrentes usam em seus sites e nas suas mídias sociais e faça uma análise dessas palavras-chave de seus concorrentes e veja para o que eles aparecem. Em seguida, defina novos casos e sinônimos para seus produtos.

Com uma participação de mercado de 83% nos mecanismos de busca, a maior fonte para busca de sinônimos de produtos são os recursos do Google SERP, incluindo People Also Ask (as pessoas também perguntam), People Also Search For (as pessoas também pesquisam), Related Searches  (pesquisas relacionadas) e o Auto-Complete feature (recurso de preenchimento automático). Vejamos os negócios B2B. Quando pesquisamos por "negócios com café", não há informações do People Also Search For, mas em People Also Ask, você tem perguntas como "O café é um negócio lucrativo?" As buscas relacionadas destacarão oportunidades potenciais que você pode usar para encontrar mais sinônimos de produtos.

Com um negócio B2C, você tem muito mais oportunidades para identificar sinônimos, pois o SERPs vem com muita informação. A simples busca da palavra-chave “café” nos mostra como fazer um café irlandês clássico e nos apresenta uma oportunidade de comprar mesas de centro para servir cafezinho.

 

Entendendo a Linguagem do seu Público

Se você tem um site de ecommerce e uma loja física, uma das melhores formas de saber como seus clientes falam dos seus produtos é perguntando a eles. Ofereça oportunidades de feedback dos seus clientes ou crie eventos presenciais com clientes interessados e faça anotações dessas observações sobre seus produtos. Essa é uma ótima maneira de criar um relacionamento e obter informações importantes que permitam que você entenda a linguagem do seu público-alvo.

Além do seu site de comércio eletrônico, onde mais você encontraria seu público-alvo? Eles estão no Facebook, Slack, Reddit ou LinkedIn? Encontre as mídias sociais onde os produtos são mais comentados e também procure nos sites onde as pessoas fazem críticas e reclamações de produtos e serviços. Você aprenderá como seus produtos, suas ações de marketing ou serviço são percebidos e verá os sinônimos de produtos que você precisa conhecer.

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