Muitas marcas aproveitam bem os serviços de marketing de influenciadores. Isso se tornou uma tática importantíssima para promover sua marca nas mídias sociais. Os influenciadores, que são as estrelas nessas mídias, têm o poder de apresentar uma marca para um grande público, gerando leads que os profissionais de marketing não conseguiriam de outra forma. No entanto,
Procure um microinfluenciador, pois eles são a melhor arma para os profissional de marketing que atuam nas mídias sociais.
O que é, exatamente, um microinfluenciador? Infelizmente, não há uma definição perfeita do que vem a ser microinfluenciadores, pois os números citados tendem a variar. Essencialmente, o termo refere-se a criadores de conteúdo para as mídias sociais que têm entre 10.000 e 50.000 seguidores. Agora, são números respeitáveis, mas não suficientes para que esses criadores de conteúdo se tornem realmente influenciadores no sentido verdadeiro da palavra. Em contraste, os principais influenciadores – as celebridades nas mídias sociais – têm centenas de milhares de seguidores, talvez até milhões.
Os macroinfluenciadores são estrelas, enquanto os microinfluenciadores são mais parecidos com o seu consumidor de todo dia. Embora a amplitude do seu público online seja muito diferente, cada um oferece seu próprio estilo e benefícios para ajudar os profissionais de marketing nas mídias sociais.
Agora, é verdade que um não é necessariamente melhor que o outro. Você precisará de um macroinfluenciador, que tenha um grande público online, para tornar sua marca viral em alguma campanha. Outras vezes, você precisará segmentar um público menor e focado, composto por consumidores que desejam engajar com a sua marca. Antes de decidir se deve trabalhar com um micro ou um macroinfluenciador, nas suas campanhas, avalie os seguintes pontos:
Como seria uma campanha de marketing de microinfluenciadores? Você pode encontrar muitos exemplos de marketing de microinfluenciadores online, e aqui tem um exemplo usando Audible, a divisão de audiolivros da Amazon. Uma grande marca como a Amazon investe milhões em marketing todos os anos e certamente tem a capacidade de mobilizar influenciadores de alto gabarito, se desejar. No entanto, para divulgar seus audiolivros, optou por trabalhar com uma série de microinfluenciadores, como o fotógrafo e cineasta Jesse Driftwood. O número de seguidores de Driftwood cresceu a partir desta campanha específica. Ela estava bem abaixo de 100.000 na época. Tudo o que ele fez foi postar um post simples comentando sobre como ele adorava ouvir audiolivros enquanto corria. O post foi classificado como uma recomendação amigável do livro e uma sugestão de uma forma inovadora para curtir o livro.
Como já mencionamos, os microinfluenciadores têm um público menor. Se você já tive um entendimento de quem são seus clientes ideais, poderá achar microinfluenciadores que falam diretamente com esse tipo de público. Dessa forma, você pode não alcançar o apelo de massa, mas alcançará um público cativo formado por pessoas que são uma combinação perfeita para a sua marca.
Ao trabalhar com microinfluenciadores, você pode ter custos menores, pois não terá que pagar preços de grande influenciadores. Você também tem uma chance melhor de ser mais autêntico pois os microinfluenciadores são mais propensos a trabalhar com marcas que realmente apreciam (na verdade, eles até podem fazer o primeiro contato com você em vez de você ter que procurar por eles).
No início, você pode estar preocupado por atingir um público bem menor, mas lembre-se que você pode estar sacrificando números, mas é compensado com mais engajamento. Os microinfluenciadores têm menos seguidores, mas esses seguidores são dedicados e participam com mais entusiasmo do conteúdo que compartilham. Eles também têm um alto grau de confiança nos influenciadores e estarão mais propensos a fazer compras com base em suas opiniões.
Como os microinfluenciadores custam menos, você pode trabalhar com vários deles em uma única campanha. Cada influenciador direcionará a sua marca para um mercado diferente. Você pode alcançar mais de um público cativo dessa maneira. Se suas personas de marketing abrangem vários mercados e setores diferentes, você pode alcançar todos eles escolhendo microinfluenciadores ideais para cada um. Esse alcance multimercado é inestimável. A beleza do marketing de microinfluenciadores é que você pode segmentar públicos de nicho, e não tem porque se limitar a apenas um nicho. Identifique todos os nichos relevantes para a sua marca e, em seguida, promova sua marca para todos eles, por meio dos influenciadores mais conhecidos em cada mercado.
Precisa de ajuda para atingir seu público-alvo nas mídias sociais? A WSI pode ajudá-lo a estruturar uma campanha mais eficaz de microinfluenciadores e implementar as soluções de marketing ideais para ajudá-lo a promover sua marca e atrair mais clientes. Também podemos ajudar a escolher as melhores soluções do marketing digital, do marketing de conteúdo ao SEO. Entre em contato conosco para ver como podemos ajudar ou leia nosso blog para aprender mais recomendações sobre o marketing digital.