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Maior não é sempre Melhor: A Força de um Microinfluenciador

Escrito por Cheryl Baldwin | 09/06/2022 15:00:00

Muitas marcas aproveitam bem os serviços de marketing de influenciadores. Isso se tornou uma tática importantíssima para promover sua marca nas mídias sociais. Os influenciadores, que são as estrelas nessas mídias, têm o poder de apresentar uma marca para um grande público, gerando leads que os profissionais de marketing não conseguiriam de outra forma. No entanto,

  • e se o público atingido não for o público-alvo principal da sua estratégia de marketing para as mídias sociais? 
  • E se você quiser usar o marketing de influenciadores para alcançar um nicho de público cativo?

Procure um microinfluenciador, pois eles são a melhor arma para os profissional de marketing que atuam nas mídias sociais.

Qual a diferença entre Influenciadores e Microinfluenciadores?

O que é, exatamente, um microinfluenciador? Infelizmente, não há uma definição perfeita do que vem a ser microinfluenciadores, pois os números citados tendem a variar. Essencialmente, o termo refere-se a criadores de conteúdo para as mídias sociais que têm entre 10.000 e 50.000 seguidores. Agora, são números respeitáveis, mas não suficientes para que esses criadores de conteúdo se tornem realmente influenciadores no sentido verdadeiro da palavra. Em contraste, os principais influenciadores – as celebridades nas mídias sociais – têm centenas de milhares de seguidores, talvez até milhões.

Os macroinfluenciadores são estrelas, enquanto os microinfluenciadores são mais parecidos com o seu consumidor de todo dia. Embora a amplitude do seu público online seja muito diferente, cada um oferece seu próprio estilo e benefícios para ajudar os profissionais de marketing nas mídias sociais.

Agora, é verdade que um não é necessariamente melhor que o outro. Você precisará de um macroinfluenciador, que tenha um grande público online, para tornar sua marca viral em alguma campanha. Outras vezes, você precisará segmentar um público menor e focado, composto por consumidores que desejam engajar com a sua marca. Antes de decidir se deve trabalhar com um micro ou um macroinfluenciador, nas suas campanhas, avalie os seguintes pontos:

  • Custo: quanto maior o público atingido pelo influenciador, mais caro será trabalhar com ele. Os profissionais de marketing terão que fazer um investimento pesado em um determinado conteúdo, apostando que terá um bom retorno. Embora isso possa ser uma tática eficaz e gratificante, nem sempre é economicamente vantajosa. Às vezes, você simplesmente não tem orçamento para uma estrela dessas nas mídias sociais. Ou você pode até vir a ter o orçamento em outras ocasiões, mas pode ser que o ROI simplesmente não justifica essa despesa tão elevada. Nesses casos, você precisa pensar menor.

  • Autenticidade: à medida que a popularidade de um influenciador aumenta, mais e mais marcas batem à sua porta, oferecendo recursos para promoverem seus produtos. Se o influenciador aceitar qualquer marca que aparecer, questões de confiança e autenticidade vão surgir. O público pode perguntar: “Esse influenciador está realmente promovendo um produto que eles amam ou é apenas por dinheiro?” Por outro lado, um microinfluenciador pode não saber exatamente como ser um influenciador no início, mas tem um público recorrente e dedicado que conhece seus gostos e preferências pessoais. Este influenciador promove apenas alguns produtos, sendo mais criterioso e seletivo e dedicado ao compartilhar opiniões genuínas com seu público-alvo sobre determinados produtos ou serviços. Você precisa pesquisar por esse possível influenciador. Observe o volume desse seu público e com que frequência eles publicam promoções de produtos e serviços. Além disso, fique atento às reações do público que eles atraem. E, por fim, estude o conteúdo dos próprios posts: o que eles dizem sobre uma marca vai revelar como eles interagem com as marcas e seus públicos. Pergunte a si mesmo até que ponto eles se importam com as marcas e seu público.

  • Disponibilidade: Os influenciadores de celebridades não são apenas caros, mas também podem estar muito ocupados para considerar sua proposta. Se você precisar avançar rapidamente com sua campanha, talvez não consiga trabalhar com o macroinfluenciador ideal para o seu negócio. Eles certamente já estarão trabalhando em várias campanhas para outras marcas. Talvez você deva procurar um microinfluenciador que certamente poderá ajudá-lo a promover sua campanha num prazo mais curto, se necessário.


O que seria um Exemplo de Marketing com Microinfluenciador

Como seria uma campanha de marketing de microinfluenciadores? Você pode encontrar muitos exemplos de marketing de microinfluenciadores online, e aqui tem um exemplo usando Audible, a divisão de audiolivros da Amazon. Uma grande marca como a Amazon investe milhões em marketing todos os anos e certamente tem a capacidade de mobilizar influenciadores de alto gabarito, se desejar. No entanto, para divulgar seus audiolivros, optou por trabalhar com uma série de microinfluenciadores, como o fotógrafo e cineasta Jesse Driftwood. O número de seguidores de Driftwood cresceu a partir desta campanha específica. Ela estava bem abaixo de 100.000 na época. Tudo o que ele fez foi postar um post simples comentando sobre como ele adorava ouvir audiolivros enquanto corria. O post foi classificado como uma recomendação amigável do livro e uma sugestão de uma forma inovadora para curtir o livro.

Como Microinfluenciadores podem promover a sua Marca

Como já mencionamos, os microinfluenciadores têm um público menor. Se você já tive um entendimento de quem são seus clientes ideais, poderá achar microinfluenciadores que falam diretamente com esse tipo de público. Dessa forma, você pode não alcançar o apelo de massa, mas alcançará um público cativo formado por pessoas que são uma combinação perfeita para a sua marca.

Ao trabalhar com microinfluenciadores, você pode ter custos menores, pois não terá que pagar preços de grande influenciadores. Você também tem uma chance melhor de ser mais autêntico pois os microinfluenciadores são mais propensos a trabalhar com marcas que realmente apreciam (na verdade, eles até podem fazer o primeiro contato com você em vez de você ter que procurar por eles).

No início, você pode estar preocupado por atingir um público bem menor, mas lembre-se que você pode estar sacrificando números, mas é compensado com mais engajamento. Os microinfluenciadores têm menos seguidores, mas esses seguidores são dedicados e participam com mais entusiasmo do conteúdo que compartilham. Eles também têm um alto grau de confiança nos influenciadores e estarão mais propensos a fazer compras com base em suas opiniões.

Como os microinfluenciadores custam menos, você pode trabalhar com vários deles em uma única campanha. Cada influenciador direcionará a sua marca para um mercado diferente. Você pode alcançar mais de um público cativo dessa maneira. Se suas personas de marketing abrangem vários mercados e setores diferentes, você pode alcançar todos eles escolhendo microinfluenciadores ideais para cada um. Esse alcance multimercado é inestimável. A beleza do marketing de microinfluenciadores é que você pode segmentar públicos de nicho, e não tem porque se limitar a apenas um nicho. Identifique todos os nichos relevantes para a sua marca e, em seguida, promova sua marca para todos eles, por meio dos influenciadores mais conhecidos em cada mercado.

Precisa de ajuda para atingir seu público-alvo nas mídias sociais? A WSI pode ajudá-lo a estruturar uma campanha mais eficaz de microinfluenciadores e implementar as soluções de marketing ideais para ajudá-lo a promover sua marca e atrair mais clientes. Também podemos ajudar a escolher as melhores soluções do marketing digital, do marketing de conteúdo ao SEO. Entre em contato conosco para ver como podemos ajudar ou leia nosso blog para aprender mais recomendações sobre o marketing digital.