Nota do Editor: Este post foi publicado originalmente em 19 de janeiro de 2015 e atualizado em 5 de agosto de 2020.
A algum tempo atrás, criamos um infográfico descrevendo como o WSI Lifecycle™ pode ajudar seus negócios.
O 'WSI Lifecycle™' é o processo que usamos para entregar os melhores resultados possíveis aos nossos clientes. Os principais benefícios de um processo amparado pela nossa metodologia são que ela é comprovada e pode ser repetida continuamente. Isso significa que forneceremos soluções de marketing digital que funcionam (porque já fizemos isso antes e faremos de novo!). O WSI Lifecycle™ também nos permite educar e treinar as empresas e marcas, com as quais trabalhamos, para que todos os envolvidos saibam o que é esperado e exigido durante todo o projeto de marketing digital.
Com toda a agitação dos últimos meses, decidimos revisitar os princípios da nossa metodologia WSI Lifecycle™ , no que se refere à definição do papel de uma agência digital no impulsionamento dos esforços de marketing dos nosso clientes. É verdade que escrevemos quase tudo sobre isso em nosso blog, “Os 8 fatores-chave que você precisa considerar ao decidir entre usar uma equipe de marketing própria ou usar uma agência”.
Mas com tantas táticas de marketing disponíveis e cada vez mais agências digitais para aplicá-las, não é de se admirar que as empresas – de todos os tamanhos - estejam meio perdidas e não sabem por onde começar. O engraçado sobre a escolha é que quanto mais variedade de soluções você tem, mais difícil é a tomada de decisão. Vamos então tentar limpar um pouco todo esse nevoeiro de informações?
A Colaboração é Vital para ter Sucesso com um Parceiro de Marketing Digital
Antes de entrarmos em qualquer outro assunto, é recomendável discutirmos a importância da colaboração em qualquer relacionamento entre uma empresa e a sua agência de marketing digital. Colaboração é definida pelo Google como "a ação de trabalhar com alguém para produzir ou criar algo".
Infelizmente, a expectativa e até mesmo o significado da palavra colaboração muitas vezes são deixadas de lado ou assumidos somente no início de um projeto de marketing digital, e acaba resultando em uma crise em algum lugar ao longo do caminho.
Gostamos de relembrar o nosso infográfico chamado Guia do Especialista para Esvaziar o Orçamento do seu site, onde temos alguns exemplos engraçados do que esses descuidos causam. Ou nosso post sobre Website Redesign Gone Wrong, se quiser dar umas boas risadas. Basta dizer que, independente de qual o lado que é culpado pela falta de colaboração, o resultado será uma experiência muito ruim tanto para o cliente quanto para a agência.
Agora, falando sério, quem não adora (e deseja) colaborar em projetos de marketing digital? O cliente tem o conhecimento do setor e as informações para definir seu mercado-alvo, estratégia de negócios, etc. e a agência tem o know-how de marketing digital, a visão estratégica e os recursos para entregar os resultados. É uma combinação perfeita e um relacionamento que nunca deveria dar errado se ambas as partes entenderem e estiverem dispostas a colaborar.
Apesar dos aspectos positivos de abraçar a colaboração, a realidade é que é a colaboração entre essas partes muitas vezes falham. Afinal, estamos falando de duas empresas e, atualmente, as cargas de trabalho e os níveis de estresse são muito altos na maioria dos locais de trabalho. É por isso que, no final do dia, é absolutamente fundamental para uma agência obter adesão à colaboração antes que qualquer projeto decole. Acreditamos fortemente na colaboração, e é por isso que, quando você volta ao nosso processo WSI LifeCycle ™, verá que as três primeiras fases de nossa metodologia exigem uma forte participação do cliente também. Totalmente transparente, como prometemos ser sempre!
Uma boa Agência Lidera com Exemplos
Pense nas decisões de compra rápidas que você já fez; espere, apague isso, não queremos dizer decisões por impulso (porque sabemos como isso geralmente acontece)! Em vez disso, pense nas compras com as quais você está mais satisfeito e, em seguida, pense nos motivos que o levou a fazer essas compras. Alguns de nós aqui na WSI descobrimos que estávamos mais satisfeitos com as compras que foram a) recomendadas por alguém ou b) que usamos, testamos ou vimos funcionar em uma demonstração. Não é verdade que as melhores compras são sempre aquelas onde você obtém exatamente o que espera? Isso é o mesmo conceito que se aplica ao que falamos sobre colaboração (defina as expectativas primeiro!). E a noção de uma agência liderando pelo exemplo.
Quando se trata de marketing digital, a pergunta é como você pode usar ou testar uma agência? Você não pode realmente, mas o que você pode fazer é verificar o site, blog e outras propriedades digitais desenvolvidas por eles para verificar se estão realmente fazendo as coisas que recomendam você fazer! Eles estão usando dados para tomar decisões? Eles estão usando as ferramentas e estratégias de marketing digital que estão recomendando? Se uma empresa age como um cliente, você sabe que ela acredita nos seus próprios produtos e serviços - e essa é a forma mais honesta de testar e demonstrar que você pode obter resultados (exceto, é claro, receber trabalho "gratuito", que é algo que nunca acontece)
Usando a própria história recente da WSI como exemplo, publicamos 39 blogs no nosso site em 2019 (e estamos no caminho para fazer ainda mais em 2020!), criamos uma série de webinars para clientes chamados À Frente da Curva durante o auge da pandemia do COVID- 19, para educar clientes e clientes em potencial sobre marketing digital, e continua ativo no LinkedIn e no Twitter . Não há dúvidas que na WSI praticamos o que pregamos! Ah, sem dizer que também lançamos nosso terceiro livro, Digital Minds: A Strategic Approach to Connect and Engagement with Your Customer Online. O que não é pouco!
Após um Período de Tempo Apropriado, os Resultados são + Importantes
No final das contas, mesmo as colaborações mais amigáveis e os trabalhos mais satisfatórias são definidos por uma única coisa: resultados.
Se uma agência de marketing digital não está entregando resultados, o cliente tem todos os motivos para ficar desapontado (verifique nosso resumo do seminário on-line “Á Frente da Curva” sobre como você pode definir metas SMART para seu negócio com o Google Analytics). Mais uma vez, agências que seguem os mais altos padrões são aquelas com as quais você deve trabalhar. Acreditamos que, neste setor, sempre há espaço para acompanhar, medir, ajustar e melhorar o que você está fazendo.
Ao mesmo tempo, estamos orgulhosos dos resultados que obtivemos para nossos clientes nos últimos anos e esperamos que isso signifique algo importante para nossos leitores e possíveis colaboradores.
Ao avaliar os resultados do marketing digital, é importante lembrar as várias ações para as quais o tempo é um fator importante. Para táticas como Links Patrocinados e mídias sociais, você obtém dados e resultados em tempo real ao longo de dias e de semanas. Por outro lado, marketing de conteúdo e SEO são estratégias duradouras mas que também devem ser medidas e ajustadas por períodos subsequentes mais longos. Demorou meses para nossa estratégia de SEO e conteúdo ganhar força, mas isso era esperado. É importante lembrar que todo o trabalho que você está fazendo para ajustar os tipos de conteúdo, duração e ofertas o ajudará a superar os períodos negativos e a entrar nas fases de glória que vão durar mais e mais.
Não há dúvida de que estamos obtendo ótimos resultados nas nossas estratégias de marketing digital, e podemos fazer o mesmo para você!