Geração de leads é um fator crítico no crescimento do seu negócio e é por isso que as equipes de marketing e vendas dedicam tanto tempo e recursos a isso. É claro que, no mundo perfeito, você sempre estaria atraindo leads de alta qualidade. No entanto, sabemos que é mais fácil falar do que atrair verdadeiramente esses leads de qualidade.
Isso não quer dizer que há uma escassez de técnicas ou estratégias para geração de leads – existem algumas. Mas a parte difícil é descobrir quais você deve implementar e quais realmente funcionarão melhor.
Este blog explicará onde você deve concentrar seus esforços de geração de leads e quais técnicas para geração de leads podem ajudá-lo a obter um pipeline saudável com bastante oportunidades ao longo do seu ciclo de vendas.
Tire maior proveito das Mídias Sociais
Social media ou marketing nas redes sociais é uma das ferramentas de marketing mais potentes e subutilizadas disponíveis. Isso ocorre porque muitas empresas pensam nas mídias sociais como algo que só podem usar para esforços de branding. Ainda assim, a mídia social tem um potencial significativo de geração de leads para suas equipes de vendas e deve ser um elemento-chave em sua estratégia de marketing.
Algumas estratégias úteis de geração de leads baseadas em mídia social incluem:
- Repense suas mensagens de solicitação de conexão: o LinkedIn já está cheio de mensagens de conexão genéricas, irrelevantes e com spam. Você não quer que o seu seja mais do mesmo. Você precisa otimizar seu perfil para converter visualizações em conversas, criar uma série de mensagens de conexão com um toque pessoal e enviar solicitações de conexão diárias a um grupo restrito de clientes-alvo.
- Comece a responder perguntas em comunidades on-line: fóruns como Reddit e Quora oferecem muitas oportunidades de conversão porque há muitas pessoas com perguntas que precisam de respostas. Você pode encontrar comunidades on-line ou perguntas sobre seus serviços e responder com uma resposta informativa e bem construída. Respostas de formato longo com imagens relevantes, dados críticos, um link para seu site e até mesmo links para recursos úteis podem ajudar a criar confiança e direcionar clientes em potencial para suas páginas da web.
- Faça publicações de formato longo do LinkedIn: as atualizações do LinkedIn de formato longo, cuidadosamente elaboradas, são uma ferramenta de geração de leads muito eficaz. Certifique-se de manter seu contexto atraente, baseado em valor e autêntico. Mantenha seus parágrafos curtos para que a atualização pareça visualmente atraente também.
Dica: se você quiser melhorar o engajamento da sua postagem, insira o link no primeiro comentário em vez de inserir dentro da publicação.
Priorize conteúdo de valor
Esse tema é repetido com frequência e não muda no mundo do marketing. Mas isso é porque ele é essencial. O conteúdo realmente é fundamental quando o objetivo é preencher seu funil de vendas com leads de qualidade. Isso porque você precisa conhecer seu mercado-alvo e elaborar conteúdo para esse público, conhecendo suas necessidades.
Isso quer dizer: ter conteúdo bem escrito para cada etapa do seu funil de vendas. Conteúdo que atraia os leitores desde o início e responda às suas perguntas com informações relevantes e factualmente precisas.
No entanto, há tanta concorrência online que você realmente precisa pensar fora da caixa se quiser se destacar. Isso significa que você precisa intensificar sua estratégia de marketing de conteúdo, incluindo infográficos, templates e guias para download, videos instrutivos e até mesmo conteúdo de áudio, como podcasts e audiobooks.
Testes ou avaliações interativas também são ótimas maneiras de aumentar sua participação e direcionar aqueles que precisam de mais tempo para ler seus conteúdos mais longos. Quando terminarem de responder às perguntas (tente manter entre 8 e 10 perguntas), peça que preencham um pequeno formulário com nome e endereço de e-mail para terem acesso aos resultados.
Dica: ofereça seus melhores conteúdos em um formato restrito. Isso significa que para baixarem seu conteúdo de maior valor, como whitepapers ou textos, é necessário que seus leitores preencham um formulário. Tenha o cuidado de incluir apenas algumas perguntas em seus formulários, ou as pessoas provavelmente não as preencherão.
Precisa postar conteúdo regularmente
Search Engine Optimization (SEO) é um dos fundamentos do marketing digital. E se você não estiver bem posicionado nos mecanismos de busca mais relevantes, ninguém lerá seu conteúdo (não importa o quão bom ele seja!), e você com certeza não vai atrair leads com seu conteúdo postado.
Seu site e seu blog são uma das melhores maneiras de aprimorar seus resultados de SEO e geração de leads. Segundo a Demand Metric, em média, as empresas que tem blogs geram 67% mais leads por mês, e 60% das pessoas são direcionadas a procurar um produto depois de ler conteúdo sobre o mesmo.
Comece com uma estratégia de SEO bem estruturada e que inclui as palavras-chave importantes. Elabore seus blogs em torno das palavras-chave relevantes. Certifique-se também que cada parte do seu conteúdo inclui um call-to-action. Leve em conta o que seus clientes provavelmente vão perguntar e escreva blogs sobre esses cenários.
E a parte mais importante é assegurar que o conteúdo que você está criando seja útil e elaborado para ajudar o seu público-alvo, e não apenas direcionado ao algoritmo do mecanismo de busca. Na verdade, por causa da recente atualização do Google Helpful Content, quanto mais útil e valioso for o seu conteúdo para o leitor, melhor será o seu posicionamento na página!
Cuidado quando estiver usando FOMO para aumentar sua taxa de conversão
É uma realidade - as pessoas querem o que não podem ter. Portanto, uma das táticas de marketing mais conhecidas e usadas para aumentar os índices de conversão é aplicar a técnica da escassez ou FOMO (fear of missing out ou medo de estar por fora ou medo de estar perdendo algo) nos seus esforços de marketing.
Mas sejamos realistas. Os visitantes do seu site agora são usuários experientes na Internet e podem identificar afirmações falsas com uma certa rapidez. Isso, por sua vez, pode ter o efeito oposto ao que você pretendia e, sem dúvida, é uma maneira de perder a confiança do cliente e as consequentes conversões. E quem não perceber que é uma afirmação falsa se sentirá enganado se a oferta continuar após a compra. O que pode prejudicar bastante sua reputação.
Mas quando bem planejado, como em qualquer circunstância, você deve encontrar o momento certo para aplicar o FOMO, pois a tática pode funcionar – se usada de forma estratégica e de forma moderada. Por exemplo, se você estiver realizando uma oferta limitada, se um produto estiver esgotado ou se estiver organizando um evento e restam apenas alguns ingressos. Estes são momentos em que essa tática pode ser aplicada.
Dica para itens faltantes em estoque: adicione um pequeno formulário abaixo de um item faltante em estoque que estimule os clientes a receber uma notificação (texto ou e-mail) quando o produto estiver disponível novamente. Se você souber exatamente quando será, outra alternativa pode incluir uma contagem regressiva para a data prevista de chegada.
Conclusão
Gerar leads é uma tarefa contínua para qualquer empresário ou equipe de marketing. Mas com alguma premeditação e soluções digitais bem aplicadas (e a ajuda de um Consultor da WSI!), você pode gerar leads com muito sucesso!
A WSI dedica tempo para aprender sobre sua empresa e seus clientes, com o objetivo de recomendar uma estratégia de marketing adaptada ao seu negócio e às suas necessidades profissionais. Se você deseja melhorar ou implementar uma estratégia de geração de leads ou tiver quaisquer outras necessidades ou perguntas sobre marketing digital, entre em contato com um especialista da WSI hoje mesmo.
Você pode acessar o texto original em inglês aqui