Nota da editora: Este post foi publicado originalmente em agosto de 2019 e foi atualizada com conteúdo adicional em janeiro de 2022.
O LinkedIn se tornou um fenômeno das mídias sociais essencial para as marcas e suas empresas. Seus clientes e potenciais clientes estão no LinkedIn. Seus investidores e principais interessados estão no LinkedIn. Seus colaboradores e potenciais colaboradores estão no LinkedIn. Com isso, a gestão de sua reputação online no LinkedIn se tornou essencial na estratégia de marketing das empresas.
Por que é importante melhorar a reputação e a marca online no LinkedIn da sua empresa?
Para a Hootsuite, a rede social para geração de leads mais bem avaliada, o LinkedIn se tornou uma das plataformas de mídia social mais importantes. Manter sua reputação e marca online no LinkedIn pode ajudar a criar leads de forma orgânica, aumentar sua reputação profissional e aumentar a credibilidade e confiança da sua marca.
Agora que chegou a hora de melhorar sua atuação no LinkedIn, o primeiro passo é assegurar que a página da sua empresa esteja bem detalhada e atualizada. Isso é crucial se você deseja aumentar seus contatos e gerar bons negócios para a sua empresa. Com mais de 722 milhões de usuários no LinkedIn, uma página com o perfil da sua empresa bem descrito permite tornar a sua marca mais conhecida e, consequentemente, gerar oportunidades de negócio. Também é uma ótima plataforma para divulgar a visão da sua empresa e como ela lidera no mercado (thought leadership).
Ter uma página com o perfil da sua empresa incompleto ou sem conteúdo de valor não vai atrair ninguém. Aqui temos 11 dicas para melhorar a reputação e marca online no LinkedIn da sua empresa:
Dica #1: Certifique-se de que a mensagem transmitida pela marca é consistente em todo o LinkedIn
Para aumentar sua reputação online no LinkedIn, você precisa assegurar que a mensagem transmitida pela marca da sua empresa é consistente em toda a plataforma. Muitas empresas e marcas estão usando ativamente o LinkedIn como uma ferramenta para fortalecer a marca. Para isso sua marca exposta na sua página do LinkedIn tem que ser similar ao que o site da sua empresa espelha. Inclua seu logotipo, descrição detalhada da empresa e uma imagem de banner que reforça e sustenta a presença profissional da sua empresa. Isso é fundamental para atrair e conquistar novos clientes, bem como reter os atuais.
Dica #2: Incluir conteúdo de valor
O LinkedIn se tornou uma das principais plataformas de mídia social para empresas e marcas demonstrarem sua liderança de pensamento (thought leadership) e experiência. Se você deseja fortalecer sua reputação e marca on-line no LinkedIn, é importante você compartilhar regularmente bastante conteúdo na página da sua empresa.
Que tipo de conteúdo vai atrair e aumentará seu público no LinkedIn? O que seus seguidores querem saber? Estas são perguntas-chave que você deve responder sempre. Com isso, uma ótima dica para melhorar sua reputação online é alocar recursos de conteúdo de valor aos seus esforços para criação de conteúdo do LinkedIn.
A Nike, por exemplo, faz um excelente trabalho ao realçar a sua reputação e marca online no LinkedIn. Eles divulgam regularmente material rico nas mídias sociais para contar a história de sua marca de maneira envolvente e que atrai seu público.
Incluir conteúdo mais avançado na mídia social oferece ao usuário uma experiência “mais rica” e dinâmica. Isso se aplica a todo e qualquer conteúdo que não represente imagens e textos genéricos e estáticos. Por exemplo, os vídeos são um exemplo importante de conteúdo de valor que você pode usar para iniciar suas campanhas de marketing nas mídias sociais. Assim como os vídeos podem aumentar o engajamento do seu público-alvo com os posts do seu blog, também podem aumentar o engajamento na sua página do LinkedIn e a da sua empresa. Outras formas de conteúdo de valor mais avançados para as mídias sociais incluem podcasts, e-books, whitepapers e qualquer outro conteúdo interativo.
Dica #3: Aproveite os conteúdos existentes
Não sabe que tipo de conteúdo deve postar na página da sua empresa no LinkedIn, para fortalecer a sua reputação online? É hora de ser engenhoso! Faça uma auditoria do seu conteúdo disponível nas diferentes plataformas nas quais você tem atuado e poste aquele conteúdo que teve um bom desempenho, novamente, no LinkedIn. Qual conteúdo recebeu mais curtidas no Facebook ou no Twitter? Quais posts tiveram mais tuítes ou comentários? Aproveitar conteúdo de posts existentes nas outras mídias pode ajudar a fortalecer a sua marca no LinkedIn e pode ajudá-lo a se comunicar com um público com quem ainda não interagiu.
Dica #4: Avalie utilizar sponsored update
Sponsored updates (atualizações patrocinadas) é um recurso pago oferecido pelo LinkedIn para empresas que desejam impulsionar seus posts na plataforma LinkedIn. Ele oferece às empresas a oportunidade de alcançar um público mais amplo, além de apenas seus seguidores. Semelhante à publicidade no Facebook ou Instagram ou à posts impulsionados, os Sponsored updates no LinkedIn permitem aumentar seu alcance, segmentando públicos específicos.
Dica #5: Participe de grupos de profissionais e incentive colegas/funcionários a se conectarem
Aumentar sua reputação e marca online no LinkedIn é uma via de mão dupla. Não basta somente garantir que a página da sua empresa está atualizada e preenchida com conteúdo relevante. Também é fundamental participar com os profissionais que interagem no LinkedIn. Isso significa participar de grupos e comunidades do LinkedIn e participar de conversas através de sua rede online. Isso pode ajudar a construir um relacionamento mais forte entre a sua marca e seu público.
Outra dica para aumentar sua reputação e marca online no LinkedIn é incentivar seus colegas e funcionários a se conectarem e se engajarem na plataforma. Um esforço coletivo ajuda bastante e quando colegas e funcionários também se esforçam ativamente para manter a imagem da empresa a sua marca terá uma exposição online bem maior.
Dica #6: Defina seu público-alvo melhor e seus leads serão melhores
Você está atingindo seu público-alvo? Seu público-alvo é o mais importante para gerar leads no LinkedIn e tornar a sua marca conhecida. Público-alvo bem definido leva a uma melhor geração de leads. Para definir melhor seu público-alvo, você precisa analisar esse público e pesquisar as principais características de seus clientes e possíveis clientes.
Por exemplo, se você estiver procurando profissionais do setor de marketing digital que usem o Linkedin, você deve procurar pessoas com “marketing digital” em seu cargo ou perfil do LinkedIn. Muitos desses profissionais também estarão em grupos do LinkedIn sobre esse tema marketing digital ou seguirão páginas e empresas relacionadas ao marketing digital. Se você está vendendo produtos para profissionais B2B, você deve focar em profissionais de marketing B2B ou líderes de segmentos de industrias que interessam.
Pense em quem provavelmente decidirá usar seus produtos ou serviços ou dê recomendações para aqueles que estarão interessados em comprar ou usar seus serviços. Você pode analisar seus dados do LinkedIn e ver quem está engajado com seus posts ou fazer pesquisas de marketing para encontrar leads bem qualificados.
Suas atualizações aparecem diretamente no feed do LinkedIn de um seguidor
Quando você atualiza seu perfil ou post do LinkedIn, essa atualização aparecerá diretamente no feed do LinkedIn de um seguidor. Isso quer dizer que seus posts, assim como a sua atividade, precisam ser de qualidade e atraentes sempre. O LinkedIn é rigoroso quando fala de spam e, por isso, um bot de IA verifica todo o conteúdo disponibilizado pelas empresas e pessoas. Você precisa garantir que seu conteúdo é de boa qualidade e que seus posts são direcionados ao seu público correto, e não um anúncio de spam. Use frases e títulos cativantes para chamar a atenção do seu leitor enquanto ele olha o seu feed.
Ofereça conteúdo que seu público-alvo vai querer ler
Oferecer conteúdo de valor que atrai seu público não vai apenas atrair a sua atenção, mas vai também ajudar seu conteúdo a ser indexado pelo Google. Um bom marketing de conteúdo com palavras-chave relevantes ajudará a melhorar seu ranking nos mecanismos de busca e fortalecerá a reputação da sua empresa. Os tópicos que você escolher devem ser focados nos dados demográficos, interesses e decisões de compra do seu público-alvo. Consulte um especialista em SEO para obter mais orientação quanto às palavras-chave relevantes para obter bons resultados e outros temas relacionados.
Dica #7: Use imagens
Um bom visual vai atrair mais a atenção do leitor do que o texto. Acrescentar uma imagem com texto ou artigo vai te ajudar a obter mais “curtidas” e visualizações em seu post. Um aumento nas curtidas e visualizações dos posts levará mais leitores a visitar seu perfil do Linkedin - gerando mais reconhecimento da marca e mais seguidores em potencial. Você pode usar a Plataforma de Publicação de Conteúdo do LinkedIn para adicionar imagens em qualquer lugar do seu artigo. Quanto mais interessante e chamariz for a imagem que passou para o público-alvo, maior a probabilidade de você atrair a atenção do leitor, criar engajamento e iniciar uma conversa.
Imagens atraem seis vezes mais engajamento do que o conteúdo em texto
De acordo com o LinkedIn, as imagens levam a um melhor engajamento do que o conteúdo somente em texto. No entanto, para garantir que esse engajamento gere resultado, você precisa usar imagens de boa qualidade.
Aqui vão algumas dicas para quando adicionar imagens ao seu conteúdo:
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Use apenas imagens de alta qualidade e alta resolução, evite imagens não profissionais, inadequadas ou ofensivas.
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Consulte um designer gráfico ou equipe de marketing para uso de imagens de marca personalizadas para o seu negócio.
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Tente usar um software de design gráfico como o Canva ou o Photoshop.
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Mantenha o tamanho da imagem do seu post dentro da medida 1200 x 1200 para desktop e 1200 x 628 para celular.
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Se você estiver compartilhando um link, mantenha o tamanho da imagem em 1200 x 627
Dica #8: Impulsione seu conteúdo diretamente no feed do seu público-alvo, usando o Conteúdo Patrocinado
Aumente seus seguidores e público-alvo usando o conteúdo patrocinado do LinkedIn. O conteúdo patrocinado vai aparecer diretamente no feed do seu público-alvo e permite que você personalize o conteúdo de acordo com os dados do perfil desse público do LinkedIn. O Conteúdo Patrocinado permite quatro tipos diferentes de anúncios: anúncios com uma imagem única, anúncio em vídeo, anúncio de eventos e anúncio em carrossel. Cada tipo permite que você atinja seu público-alvo, torne a marca conhecida e gere leads.
Os anúncios patrocinados podem ajudá-lo na promoção de eventos da sua empresa, mostrar suas premiações e compartilhar sua visão de negócios (thought leadership). Além de criar conteúdo com o Conteúdo Patrocinado, o LinkedIn ainda permite medir os resultados para que você possa analisar o desempenho de sua campanha de mídia paga e alterá-la quando necessário.
Dica #9: Use LinkedIn Vídeos Nativos
O LinkedIn Native oferece aos usuários a opção de fazer upload de vídeos diretamente na plataforma do LinkedIn. Os vídeos podem ter entre 30 segundos e 5 minutos. Assim como acontece com as imagens, criar e postar um vídeo vai aumentar a probabilidade de chamar atenção e a participação do seu público-alvo com seu post. Com o algoritmo do LinkedIn, os vídeos chegam ao topo do feed dos usuários e, com isso, as suas ofertas de negócios, produtos ou serviços, ficam em destaque - ajudando você a expor a sua marca. Quando for usar as opções de vídeo, adicione 3 linhas de texto ao vídeo (ou mais) para aumentar as chances de atrair mais interessados, e também aumentar o tempo em que permanecem no seu post.
Dica #10: Aproveita os novos recursos oferecidos pelo LinkedIn
O LinkedIn tem muitos recursos que ajudam as empresas a expor a marca e promover seus produtos ou serviços. Alguns desses recursos também podem ajudar sua marca a atrair mais seguidores.
Recursos adicionais incluem:
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Publicação no LinkedIn: a publicação ajuda você a escrever e compartilhar conteúdo publicamente, podendo ir além de suas atuais conexões. As opções públicas podem atingir até público que não esteja logado na plataforma, ampliando a captação e credibilidade da sua marca.
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Soluções de marketing do LinkedIn: ajuda você a medir e otimizar suas campanhas de marketing e anúncios em um só lugar.
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Soluções de vendas do LinkedIn: ajuda a gerar vendas, criar leads e encontrar o público certo.
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LinkedIn Learning: aprenda mais dicas de marketing ou desenvolva as habilidades de marketing de sua equipe com os cursos LinkedIn Learning.
Dica #11: Seja ouvido como um thought leader no seu mercado
Thought leadeship é importante para posicionar sua marca e estabelecer sua credibilidade no seu mercado. Também aumenta a visibilidade da sua empresa e o ajuda a atingir seu público-alvo. Para se tornar um thought leader, você precisa criar conexões e agregar valor a essas conexões. Veja como ampliar sua comunicação e deixar a sua marca conhecida no seu mercado:
- Entre em contato com aqueles que analisaram seu perfil:
Acesse a sessão “Quem viu seu perfil” e avalie se o indivíduo é alguém de seu interesse ou interessante para a sua empresa, ou um candidato a possível oportunidade da sua empresa. Entre em contato com ele por meio de uma solicitação de conexão personalizada. Se sua empresa tem muitas visualizações de perfil ou engajamentos frequentes, pode ser prático contratar um profissional em mídia sociais para ajudá-lo nessa tarefa.
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Use o LinkedIn para ações de follow-up
Acompanhe suas mensagens e interaja com clientes em potencial no Linkedin, da mesma forma como faria com um acompanhamento de e-mails. Acompanhar esses contatos deixa evidente que você acredita na sua marca, seus produtos ou serviços e que pode agregar valor para eles. -
Aumente as visualizações de sua página observando os perfis de outras pessoas
Quando as pessoas percebem que você está acessando e analisando seus perfis, é mais provável que elas vejam o seu também. Ao fazer isso, você aumenta as visualizações de seu perfil com leads em potencial. -
Deixe os outros conhecê-lo
Tome a iniciativa e fale com seus contatos para se apresentar. Mantenha seu perfil atualizado com seu título, descrição e cargo. Você também pode participar de grupos para se conectar com pessoas dos ramos de negócios de seu interesse. -
Use o Open Profile para enviar mensagens para aqueles que não estão conectados
A opção Open Profile no LinkedIn permite que os usuários enviem mensagens para você sem o uso de InMail. É uma opção grátis que permite que você se conecte àqueles com quem você ainda não conhece. Para usar esta opção, ative o Perfil Premium e procure Open Profile.
À medida que você for ficando mais atuante no LinkedIn, desafie seus limites para conhecer maneiras novas e inovadoras e assim continuar melhorando a reputação e a marca online de sua empresa. Aproveite também para observar o que outras empresas e marcas estão fazendo. Não deixe de experimentar novas táticas. Se quiser saber mais entre em contato com um profissional da WSI.