Nota: Blog publicado no Site WSI Decisão e replicado ao site WSI World por Diego Barbosa
De acordo com pesquisa realizada pela Hootsuite em conjunto com a We Are Social em janeiro de 2021, Digital Global Overview Report, os internautas brasileiros passam em média 10 horas e 8 minutos conectados à internet, ocupando o segundo lugar no ranking mundial. O primeiro lugar é das Filipinas, onde os usuários passam aproximadamente 10 horas e 56 minutos online.
Por conta disso, o ambiente virtual tem se tornado um local vantajoso para que as marcas divulguem seus produtos ou serviços de forma mais efetiva e econômica do que as estratégias tradicionais de Marketing.
Dessa forma, muitas pessoas se questionam se é possível desenvolver e executar estratégias de Marketing Digital por conta própria, se devem investir na criação de uma equipe interna ou se o ideal é optar por contratar uma agência de Marketing Digital online. Atualmente, a alternativa que tem proporcionado mais benefícios às empresas é a última.
Uma agência de Marketing Digital online é especializada na prestação de serviços na área, como análise competitiva, desenvolvimento de personas, otimização de mecanismos de buscas, dentre outras estratégias que são capazes de atrair novos clientes e fidelizá-los.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, confira o post de hoje. Nele, mostramos quais são os principais serviços prestados por essas agências, as vantagens de contratá-las e como escolhê-las.
Boa leitura!
Uma empresa especializada em Marketing Digital pode oferecer diversos serviços na área. Conheça os principais!
O serviço de análise competitiva consiste na identificação das empresas concorrentes que mais se destacam no mercado, estratégias de Marketing Digital adotadas e resultados obtidos por meio dessas estratégias, a fim de encontrar seus pontos fortes e fracos.
A partir dessa análise, é possível aplicar novas ações na sua empresa para não ficar atrás da concorrência e investir naquilo que as concorrentes não conseguem oferecer ao público-alvo, de modo a se destacar.
A persona é o perfil do cliente ideal, sendo uma caracterização mais ampla a respeito do público-alvo. Enquanto este se limita a descrever o cliente a partir de variáveis como idade, gênero, profissão e localidade, por exemplo, a persona busca conhecer e compreender o cotidiano, os sonhos, os desafios e os valores que o cliente possui, a fim de traçar uma estratégia de Marketing mais eficiente.
Também conhecido como Search Engine Optimization, ou apenas SEO, esse serviço consiste na implementação de estratégias que têm como objetivo tornar o endereço virtual da marca mais visível ao público-alvo nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google.
Para isso, é necessário conhecer o modo de funcionamento dos algoritmos pertencentes a esses mecanismos, os quais sofrem alterações ao longo do tempo devido às constantes atualizações realizadas para oferecer aos usuários o que há de melhor na internet.
O modo de funcionamento dos algoritmos não são divulgados, então os especialistas em Marketing Digital ficam constantemente monitorando o seu comportamento. O objetivo é identificar rapidamente qualquer alteração e realinhar as estratégias adotadas.
O Marketing de Conteúdo é a criação de conteúdo escrito, visual e audiovisual para atrair e reter clientes. Assim, ele deve ser elaborado respeitando as características da persona e a etapa em que ela se encontra no funil de vendas – que é dividido em topo, meio e fundo de funil.
Quando o potencial cliente se encontra no topo do funil, o conteúdo deve ser criado com o objetivo de transmitir conhecimento para que ele reconheça que possui um problema.
No meio do funil, o conteúdo deve apresentar soluções para que o cliente resolva o problema, tendo que provar por que a sua empresa é a melhor opção disponível no mercado.
Por fim, no fundo de funil, o potencial cliente já está pronto para tomar a decisão de compra. Por isso, o conteúdo deve conter uma oferta bem-estruturada disponível em uma página de vendas, também conhecida como landing page, contendo a caracterização do produto, serviço ou solução oferecida, bônus, cases de sucesso, garantias, valor e formas de pagamento.
Como é possível perceber, planejar, executar e avaliar estratégias de Marketing Digital requer conhecimento especializado, experiência no ramo e constantes atualizações sobre o assunto. Sendo assim, dificilmente uma pessoa que possui um negócio e deseja aplicar essas estratégias consegue obter bons resultados se fizer isso por conta própria e sem o auxílio de um time de experts.
Por conta disso, uma das principais vantagens de contratar uma agência de Marketing Digital online é poder contar com profissionais altamente qualificados na área e que conseguem garantir bons resultados enquanto você e seus colaboradores focam exclusivamente no core business.
Melhor do que ter acesso a profissionais altamente qualificados, é poder tê-lo por um valor mais acessível. Já que você não precisa se preocupar com encargos trabalhistas e capacitação profissional (como ocorreria se investisse na manutenção de uma equipe interna), há mais economia de recursos financeiros.
Além disso, como a agência de Marketing Digital online possui toda a infraestrutura, equipamentos e programas necessários para executar as atividades, sendo responsável pela manutenção desses recursos, você não tem despesas com a aquisição integral deles.
Por fim, mais uma importante vantagem de contratar uma agência de Marketing Digital online é se adequar às novas tendências de consumo. Com a pandemia, o comércio virtual se expandiu, visto que o público consumidor passou a comprar online com maior frequência para manter o isolamento social e também porque muitos estabelecimentos tiveram que fechar durante o lockdown.
Diante desse cenário, torna-se cada vez mais importante investir em Marketing Digital para se manter competitivo no mercado durante e após a pandemia. Isso faz com que seja mais fácil o consumidor encontrar seus produtos ou serviços na internet e possa comprá-los ou contratá-los remotamente. No vídeo abaixo, foi publicada uma reportagem no canal RIT Notícias sobre a expansão das vendas online em nosso contexto. O Consultor da WSI Decisão Digital foi entrevistado para falar sobre o tema:
Para contratar uma agência de Marketing Digital que lhe proporcione bons resultados, é preciso considerar o tempo de experiência de mercado e se há cases de sucesso e premiações que comprovem a credibilidade da empresa perante o mercado.
A WSI Decisão Digital é uma agência de Marketing Digital online especializada em geração de leads e reconhecimento de marca. Nós reunimos inúmeros cases de sucesso e já recebemos mais de 85 prêmios WMA desde 2007. Então, se você deseja conquistar o ambiente virtual e aumentar suas vendas, conte com a WSI Decisão Digital!