Video Marketing

Curto, Simples e Verdadeiro: uma receita para o sucesso do Vídeo Marketing

| 4 Minutos Para Ler
Vídeo Marketing
Resumo: Ao conhecer seu público, mantendo a comunicação curta e sendo transparente com seu conteúdo, você também pode usar o vídeo marketing para alcançar seu público, que já está sobrecarregado de informação e tem pouco tempo!

O ano é 2022, e há milhões de coisas brigando pela nossa atenção. Textos ou mensagens instantâneas. Rolagens de mídias sociais. E-mails de trabalho e mensagens no Slack. O mercado de ações. NFTs. Muitas notícias. Netflix. E depois, não deixar de passar um tempo de qualidade com sua família e amigos, é claro.

Hoje em dia, todo mundo tem muitas coisas acontecendo o tempo todo. Assim que é a vida no mundo de hoje.

Então, o que isso tem a ver com conteúdo de vídeo mais curto? Acabamos de mostrar que as pessoas não têm muito tempo para nada. Então, e aquele vídeo sobre seu produto, de dez minutos, com altos custos de produção, que custa uma pequena fortuna, para fazer? Pois é, ninguém está assistindo esses vídeos. Desculpe!

Agora, você sabe o que as pessoas estão assistindo? Um vídeo de um minuto, alegre e envolvente que desperta o interesse das pessoas nos primeiros segundos.

Vídeos Curtos e Agradáveis conquistam a Atenção dos Clientes

De acordo com este estudo, 68% dos consumidores assistirão, com prazer, a um vídeo sobre negócios ou produtos com duração de um minuto ou menos. Por outro lado, menos de 25% dos clientes, em potencial, assistirão até o fim um vídeo com duração de mais de dez minutos.

Portanto, quando se trata de vídeos, uma boa regra a seguir é: quanto mais curto, melhor. No entanto, isso também vai depender de onde você pensa em compartilhar seu vídeo.

Se for LinkedIn ou YouTube, é provável que você mantenha algum envolvimento do público, mesmo em um vídeo mais longo, se for um bom vídeo (voltaremos a este ponto mais adiante). Se você é ativo no Instagram ou no TikTok, provavelmente já sabe que esse público prefere vídeos bem mais curtos. Vale reiterar: um vídeo de dez minutos não vai prosperar no TikTok.

Otimizar a extensão do vídeo é importante Mas você ainda precisa fazer um bom vídeo

Facebook estima que 47% do verdadeiro valor de um vídeo é transmitido nos primeiros 3 segundos. Isso significa que, independentemente de você fazer um vídeo de trinta segundos para o Instagram ou um com mais de dez minutos para o YouTube, o sucesso ou o fracasso de qualquer um desses vídeos depende da qualidade dos primeiros três a cinco segundos.

Você já ouviu a frase “as primeiras impressões importam”, e isso também é verdade para conteúdo de marketing de vídeo curto!

Como Fazer um Ótimo Vídeo Marketing 

A pergunta de um milhão de dólares!

Conheça seu Público-alvo

Pelo que já falamos, está claro que um dos componentes mais importantes para vídeos curtos de marketing de sucesso é conhecer seu público. É verdade que você precisa direcionar seus vídeos para as plataformas digitais específicas onde planeja compartilhá-los, mas conhecer seu público vai muito além disso. Do que eles gostam? O que eles não gostam? Que dores eles sentem? Qual é o senso de humor do seu público?

As respostas a essas perguntas fornecerão informações valiosas sobre a melhor forma de estruturar seu vídeo, qual tom e estilo devem usar, qual conteúdo incluir e, finalmente, qual história contar.

Um ponto importante é que, se você ainda não conhece muito bem seu público-alvo, talvez não deva fazer um vídeo agora. Só porque o conteúdo de vídeo curto é eficaz não significa que vai funcionar. Portanto, certifique-se que tem resposta para todas as perguntas sobre seu público-alvo e assim garantir que vai fazer tudo certo!

Seja Verdadeiro no Título e na Descrição

Há uma maneira infalível de perder rapidamente seus espectadores de vídeo antes mesmo de chegar à marca dos dez segundos: enganá-los para assistir a um vídeo que não é o que eles pensam que é. Não tenha ideias malucas assim. Você não vai conquistá-los; você só vai afastá-los.

É altamente recomendável ser o mais verdadeiro﹘no caso, o título e a descrição do vídeo﹘ que seja o mais transparente e direto possível sobre o que as pessoas assistirão se optarem por acessar seu vídeo. Sem surpresas = uma boa experiência assistindo ao vídeo.

Com o surgimento de novas plataformas de mídias sociais focadas em vídeos curtos (TikTok, Instagram), a busca por vídeos curtos está aumentando cada vez mais (e entendemos que continuará aumentando em 2022). Como resultado, os profissionais de marketing mais experientes estão percebendo e integrando mais conteúdo de vídeos em suas estratégias de marketing. De fato, de acordo com dados da HubSpot, 51% dos profissionais de marketing que usaram vídeos curtos no ano passado disseram que aumentariam seus investimentos em vídeos este ano, enquanto 38% disseram que investiriam a mesma quantia.

Ao conhecer com precisão o seu público-alvo, mantendo os vídeos mais curtos e sendo transparente no seu conteúdo, você certamente vai alcançar seu público-alvo que hoje já deve estar sobrecarregado de material e tem pouco tempo para navegar nas mídias sociais!  Faça contato com um profissional da WSI.

As melhores idéias e conselhos de marketing digital

O Blog de Marketing Digital da WSI é o seu local ideal para obter dicas, truques e práticas recomendadas em todos os aspectos relacionados ao marketing digital. Confira nossos posts mais recentes.