Nota da editora: este post foi publicado originalmente em fevereiro de 2020 e foi atualizada com informações adicionais e informações mais recentes em fevereiro de 2022.
Fortalecer sua marca leva tempo e muito esforço e, no mundo conectado de hoje, a reputação que você criou após muita dedicação pode ficar manchada com apenas alguns poucos toques de tecla. E quer você goste ou não, o que for dito sobre a sua empresa online pode levar sua empresa ao sucesso, mas pode também destrui-la. Felizmente, usar as mídias sociais e conteúdo pode ajudá-lo a melhorar sua reputação online.
Os profissionais de marketing do passado compreendiam a importância de networking. Ir a eventos de networking e participar de power-lunches não estão ultrapassados, mas se você não estiver fazendo networking online, é pouco provável que você receba a atenção necessária para se conectar com sua base de contatos ou seus potenciais-clientes. Existem várias maneiras de conquistar sua presença nas mídias sociais e saber usá-la para melhorar sua reputação online.
É recomendável dar atenção ao perfil da sua marca nas mídias sociais e monitorá-lo de perto sempre. Permitir que alguém distorça a comunicação digital que deseja transmitir com a sua marca pode ser muito danoso à sua reputação online. Pesquise o nome da sua empresa em cada uma das principais mídias sociais para garantir que a identidade da sua marca não esteja sendo prejudicada com comentários ou observações danosos.
Uma vez assumindo o controle do seu perfil nas mídias sociais, escolha aquelas nas quais você entende ser valioso dedicar tempo. Algumas plataformas online são mais recomendáveis do que outras, dependendo do seu ramo de negócio e seu público-alvo. Por mais popular que seja o Facebook (2 bilhões de usuários ativos por mês), não é a única plataforma na qual você precisa navegar.
Para manter sua reputação online sob controle, esteja presente no Twitter (319 milhões de usuários), LinkedIn (mais de 774 milhões de usuários), Pinterest (459 milhões de usuários globais ativos), Instagram (chegará a 1,1 bilhão de usuários em 2022), e YouTube (o 2º site mais visitado do mundo). Analise os dados demográficos de cada plataforma e veja o que faz mais sentido para o seu negócio.
Se você quiser manter uma reputação online saudável, poste conteúdo com frequência, comenta nas mídias sociais quando oportuno e responda os comentários de outras pessoas. Ao responder de forma rápida e com seriedade aos comentários e pedidos que surgirem nas redes sociais, você mostrará sua preocupação com a opinião dos consumidores e vai agradá-los.
É importante também lembrar que só porque um comentário é negativo, não significa que ele deve ser ignorado. Responder bem às críticas e compartilhar seu plano de ação para fazer as melhorias solicitadas pode realmente ajudar a melhorar sua reputação online. Mas faça-o com cuidado e atenção. Agradecer o alerta e pedir desculpas sinceras quando algo infeliz acontece é tão vital no mundo digital quanto pessoalmente.
Outra forma de melhorar sua reputação online é por meio do uso estratégico de conteúdo de valor. Quanto mais conteúdo de valor você publicar, mais provável é que alguém que esteja procurando sua empresa encontre as informações que você quer que encontre, em vez de materiais prejudiciais à sua reputação, como críticas negativas.
Isso não quer dizer que você deva apenas postar qualquer conteúdo. Quando você publica regularmente informações de qualidade, conteúdo profissional e – mais importante – relevantes para o consumidor, você tem a oportunidade de se estabelecer como um líder de pensamento, ou thought leader, no seu ramo de negócio.
Basicamente, ao divulgar conteúdo de qualidade, que representa algo para o leitor, você mantém uma reputação online positiva enquanto, ao mesmo tempo, é visto como uma empresa a quem podem recorrer sempre que tiver dúvidas.
Uma estratégia de conteúdo de valor pode incluir publicações recorrentes de posts em blogs, comunicados para a imprensa, vídeos e infográficos.
Seu blog vai chamar atenção, desde que você siga a regra de ouro do marketing de conteúdo. Mantenha seu conteúdo relevante. Publicar regularmente em um blog da empresa fornecerá um fluxo contínuo de informações importantes para a sua marca que serão compartilhadas com o seu público-alvo.
Um blog ajuda a fortalecer sua reputação, pois vai divulgar a forma de pensar dos executivos da sua empresa e seus valores e permite que o mundo saiba o que você tem a oferecer. Um blog também pode ser usado para otimizar seu posicionamento nos mecanismos de busca para que sua empresa fique atrelada às palavras-chave que atraem seus consumidores.
Blogar seria muito mais fácil se você pudesse simplesmente postar conteúdo e seguir em frente. Mas se você quiser melhorar sua reputação online, terá que acompanhar seu público.
As seções de comentários sobre um blog oferecem uma oportunidade para o público participar de conversas ponderadas, mas que também podem se voltar para críticas. O anonimato no ambiente digital encoraja alguns a responderem até mesmo à menor insatisfação de uma forma muito ampla e pública. Quanto melhor estabelecido e mais popular for o seu blog, mais vulnerável sua empresa estará - e sujeita a um possível comentário negativo. Mas também, da mesma maneira que faz com os comentários negativos nas mídias sociais, os comentários menos favoráveis em um blog podem servir como uma oportunidade de responder de forma positiva para a sua empresa.
Principalmente, quando você está construindo sua reputação online, pode ser vantajoso publicar conteúdo fora do seu blog. Quando se sentir confortável, publique conteúdo e guest posts em fontes e publicações nos sites mais representativos e mais confiáveis. Quanto maior o seu alcance, mais seu conteúdo será lido e compartilhado com mais pessoas, o que certamente melhorará sua reputação online. O YouTube (que tem mais de 2 bilhões de usuários) e o vídeo são oportunidades de se tornar conhecido, e inclui-los na sua estratégia de post pode ajudar a melhorar sua reputação online.
Não basta ter conteúdo bem escrito. Se não falar com o público-alvo que você está tentando alcançar, não vai ajudar muito a sua reputação online. O conteúdo deve ser original, bem como informativo. Os consumidores online de hoje têm um tempo de atenção cada vez menor, então o conteúdo também deve prender a atenção do leitor rapidamente. Seu conteúdo deve incluir soluções que chamam a atenção, como gráficos e vídeos, e conter informações atualizadas. Quando você entende as necessidades e preferências do seu público-alvo, é pouco provável que receba algum feedback negativo que possa prejudicar sua reputação online.
Agora sabemos o quão importante é uma boa reputação online da sua marca para o sucesso de uma empresa; ainda mais para ajudar as empresas a conquistar novos clientes ou reter clientes atuais. Então, aqui vão algumas dicas que você pode usar para combater uma má reputação online.
Comentários ou mensagens nos seus canais de mídia social devem ser interpretados como consultas pessoais de clientes. Demorar para responder esses comentários deixa uma má impressão e pode perder seguidores e apoiadores. Portanto, a melhor maneira de lidar com comentários (tanto os positivos quanto os negativos!) em suas mídias sociais é enfrentando-os: responda o mais rápido possível aos comentários, mensagens e outras observações que receber.
Embora nem todos os comentários nos seus canais de mídia social vão ser positivos, é sempre importante manter a calma e responder profissionalmente. Responder aos seus seguidores de forma menos agressiva pode ajudar a acalmar um seguidor chateado e mostrar que sua marca se importa em ajudá-lo.
Por fim, não deixe de se desculpar por qualquer má impressão ou sentimento ruim que o contato que se manifestou possa sentir e explique com clareza os passos que ele pode tomar (e que sua empresa vai atender) para ajudá-lo a resolver o problema.
Monitorar suas contas de mídias sociais vai assegurar que tome conhecimento imediatamente quando houver alguma comunicação nos seus perfis. Se você receber comentários negativos, por exemplo, você será alertado na hora e a sua equipe pode tomar medidas para responde-los. O uso de aplicativos na gestão de sua reputação online (Exemplos como SimilarWeb e BuzzSumo), pode ajudá-lo na sua reputação online e ajudá-lo a responder comentários rapidamente.
Há mais benefícios em gerenciar sua reputação online do que só aumentar seu número de seguidores. Aqui estão alguns benefícios em gerenciar a reputação online da sua marca.
As redes sociais permitem que você conte a sua versão da história. Você pode usar posts para criar a história da sua marca, mostrar o que sua marca representa e destacar os princípios nos quais a sua marca se fundamenta. As mídias sociais oferecem maneiras de se mostrar para o mundo digital, o que você deseja que eles vejam e podem ajudá-lo a fortalecer a sua marca online.
Construir sua reputação por meio da classificação e avaliações do Google pode ajudá-lo a fortalecer a sua reputação online. Os clientes em potencial querem seguir uma empresa na qual podem confiar. Quando seu site ou landing page tiver um bom posicionamento e quando sua empresa tiver muitos comentários positivos, você estará mostrando ao seu público-alvo que a sua marca é respeitada e vale a pena confiar.
Uma boa reputação online também pode ajudar a ampliar o alcance da sua marca. À medida que os clientes recorrem cada vez mais às buscas online para procurar empresas para comprar e trabalhar, é mais importante do que nunca que a sua marca apareça nos resultados de buscas.
Manter seu marketing de conteúdo atualizado, as palavras-chave dos mecanismos de buscas atualizadas e aumentar sua reputação online podem ajudar seu site a se posicionar melhor e aparecer em mais dos valiosos resultados de busca.
Um melhor posicionamento nos resultados de busca do Google e muitos bons comentários online também podem ajudá-lo a aumentar suas vendas. Criar uma estratégia de gerenciamento de sua reputação online te ajudará a obter melhores posicionamentos em buscas online, mais popularidade nas mídias sociais e mais seguidores, o que certamente ajudará a aumentar suas vendas.
A primeira coisa é a mais óbvia – comece pesquisando sua empresa e o nome da sua marca online pelo menos uma vez por mês. Analise seus resultados de busca - onde você está posicionado? Seus concorrentes estão aparecendo? Você está vendo algo que você não gosta? Coloque-se no lugar do seu cliente - o que eles pensariam se vissem esta página de resultado de buscas?
Se você não estiver satisfeito com o que está vendo, talvez seja hora de criar mais conteúdo para ter um posicionamento melhor no Google. Experimente coisas como posts de blog, vídeos ou perfis de mídia sociais compatíveis para bons resultados de SEO.
O Google Alerts notifica o usuário quando o nome da sua empresa ou qualquer atividade relacionada com a sua empresa está sendo usado por alguém. Configure o Google Alerts e será informado assim que sua marca aparecer em algum lugar que você não esperava.
Sempre pense na sua reputação online antes de postar alguma coisa nas mídias sociais. Não publique nada que seja contraditório à mensagem da sua marca. Nunca poste comentários negativos sobre um concorrente ou ex-cliente.
Sempre haverá desafios ao estabelecer uma reputação online. Crie uma estratégia digital para a sua reputação que contenha opções para uma gestão de crise quando surgirem problemas. Ter um plano com opções prontas quando algo de errado ocorrer garantirá que você não entre em pânico quando for enfrentar seu primeiro obstáculo no caminho.
Pronto para melhorar a sua reputação online? Quer aprender mais? Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes que recebemos:
O “digital footprint”, ou uma “impressão digital”, é qualquer informação sobre você ou sua empresa que pode ser encontrada nas mídias sociais. As informações incluem o conteúdo que você publica, os sites e landing pages que você segue e os posts que você lê ou comenta.
Para conquistar uma boa reputação online, você pode seguir, postar, comentar e curtir páginas nas mídias sociais e comentar e curtir conteúdo favorável à sua empresa. Evite críticas negativas e se afaste de concorrentes que falam mal.
Uma boa reputação online é quando sua empresa recebe boas avaliações, um bom posicionamento no Google e gera um alto nível de confiança e credibilidade.
Faça uma busca pela sua empresa no Google regularmente e garanta que seu nome e marca sejam sempre representados e posicionados da melhor forma.
Marketing digital aumenta a força da sua marca, aumentando o número de curtidas e seguidores que você recebe nos seus posts. Em troca, isso pode ajudá-lo a se posicionar melhor nos resultados de buscas.
Uma boa reputação online atrai um maior número de seguidores nas mídias sociais, gerando vendas e tendo mais confiança dos clientes e potenciais clientes.
ORM é uma estratégia que ajuda a construir e manter a reputação online de um usuário e sua empresa. ORM inclui a adoção de estratégias digitais, como avaliações on-line e conteúdos nas mídias sociais, para ajudar a aumentar a reputação de sua empresa.
Sim, gerir sua reputação online pode ajudá-lo a mitigar comentários negativos ou má publicidade. Ele pode proteger sua marca, bem como aumentar sua credibilidade online.
Ser um líder de pensamento (thought leader) e desenvolver uma reputação online de renome não é algo que acontece da noite para o dia, mesmo que o conteúdo e o marketing de mídias sociais tenham sido sua prioridade. Mas quando você é persistente na sua comunicação, tem diversidade e uma abordagem estratégica – todos os componentes necessários para uma estratégia online de sucesso – você melhora sua reputação online e a mantem duradoura.