Nota da editora: este blog foi publicado originalmente em maio de 2018 e foi atualizado com conteúdo adicional em junho de 2021.
Marketing (incluindo marketing digital) é o ato de persuadir as pessoas a comprar um produto ou serviço. Frequentemente, as empresas precisam convencer os clientes a optarem pela compra do seu produto ou serviço ao invés de um produto semelhante de um concorrente.
Nem é preciso dizer que o marketing está cada vez mais difícil. Não é apenas a concorrência que é feroz, mas a tecnologia e o mundo digital também estão em constante mudanças. Definir uma estratégia de marketing é como tentar atingir um alvo em movimento.
Cheryl, diretora de marketing da WSI escreveu, em 2017, um blog sobre profissionais de marketing e sua busca constante por aprovação do seu público-alvo. Já participei de muitos debates e troca de conhecimento sobre vendas e formas para obtenção de aprovação. Então falo com experiência própria: “ter uma sala cheia de pessoas com opiniões próprias e querer chegar a uma conclusão única é bem difícil".
Esse post é bem interessante, mas quero mudar um pouco o seu direcionamento. Estou aqui para comentar sobre a etapa antes da equipe de marketing apresentar seu plano e pedir sinal verde de vendas. Ou seja, é o momento de vender a ideia de marketing.
Para agências e profissionais de marketing, a parte mais difícil de fazer uma venda é falar sobre dinheiro. A maioria das empresas de pequeno porte não alocam um orçamento de marketing, então na mente desse empresário, não há muito dinheiro para gastar.
Mas o problema é o seguinte: toda empresa precisa de marketing. Tendo um produto, serviço ou ideia, vai exigir algum tipo de apoio e incentivo para que o público o conheça.
Ultimamente, tenho pensado em como ajudar as empresas que não querem, ou não acham que podem abraçar a ideia do marketing. Tal como acontece com muitas coisas na vida, tudo o que é necessário é uma mudança de percepção.
No final do dia, todos, incluindo os profissionais de marketing, precisam analisar o marketing como investimento, e não como despesa. Eu trago aqui alguns pontos que espero ajudem algumas das empresas a mudarem de opinião.
Marketing Digital bem feito não Custa Dinheiro, Gera Dinheiro
Se eu pedisse a você para me dar $500 hoje e pudesse garantir que lhe devolveria $1.000 em 30 dias, você me daria o dinheiro? Não é um truque e sei que não posso roubar o seu dinheiro. É uma negociação direta de 30 dias sem seus $500 para um retorno de 100% do seu investimento.
O único motivo para não aceitar seria se você não conseguisse juntar esses $500 extras. Mas você poderia fazer isso por $300, ou qual seja o valor que você pudesse juntar. Com esses números, é algo fácil de convencer. Você não perde.
Marketing digital é similar. Se você se juntar com um tipo certo de agência, o marketing não vai lhe custar dinheiro a longo prazo - vai te render dinheiro. Como no exemplo acima, você tem que investir seu dinheiro nas etapas iniciais, mas no final provavelmente terá um ótimo retorno do seu investimento.
Agora, você deve estar se perguntando, se é tão óbvio, por que investimento em marketing não é uma venda fácil? Novamente, estamos de volta ao que denominamos posicionamento e percepção. Algumas agências de marketing prometem muito "retorno sobre o investimento". Mas quando não entregam dentro do prazo prometido, o relacionamento azeda.
Tem também outras agências que não prometem nada com medo de falhar. Isso torna a venda de soluções de marketing mais difícil porque não há nenhum benefício visível para o cliente.
Pode parecer uma diferença irreconciliável, mas na verdade há uma solução fácil para esse problema.
Marketing Digital não Precisa ser Caro
Há algum tempo, escrevemos um post sobre como era possível fazer uma grande diferença com um pequeno investimento em anúncios nas mídias sociais. Essa pode não ser a recomendação mais frequente entre os marketeiros, mas quando estamos falando de empresas que são céticas em relação ao marketing, por que não deixá-las começar com investimentos menores?
Digamos que esteja conversando com uma empresa que tem apenas alguns dólares para alocar ao marketing; ok, ótimo, isso é melhor do que nada! Você pode implementar uma ação de marketing razoável mas que seja eficaz, como uma campanha de Link Patrocinado. Quando bem feito e funcionando, o investimento em marketing se vendeu.
O conceito é semelhante ao de um período de teste de um software ou aplicativo, por exemplo. Neste caso, não estou sugerindo que os profissionais de marketing trabalhem de graça, mas algo menos agressivo é melhor do que nada, certo?
Não é convencional, mas um pouco de dar e receber de ambos os lados ajuda a promover um relacionamento frutífero de longo prazo entre uma empresa e uma agência. Vale a pena tentar.
Tendências para Investimentos em Marketing Digital
À medida que o marketing digital continuar a moldar as tendências do marketing B2B, os profissionais de marketing precisam avaliar melhor seus investimentos para abrir mais espaço junto a essas novas tendências. Abaixo relaciono alguns itens essenciais para incluir no seu orçamento de marketing digital. Cada uma dessas tendências o ajudará a reforçar a análise dos resultados, fechar a lacuna entre o marketing e vendas, validar o ROI e trazer o marketing pessoal, nas mídias sociais, para o primeiro plano.
Vídeo e Transmissões ao Vivo
Os consumidores gostam de assistir a vídeos - quatro vezes mais consumidores preferem assistir a um vídeo do que ler um texto. Embora o Vídeo ao Vivo seja a atração mais recente do marketing de conteúdo, para ter sucesso, você precisa ter um plano bem fundamentado e uma estratégia segura para garantir retornos mensuráveis. Com essa tendência de transmitir vídeos ao vivo, já reconhecida como uma tendência forte de marketing, quanto mais cedo você definir sua estratégia com vídeos, melhor. A tecnologia hoje disponível já garante que o modelo do "consumidor como voyeur" aumente. Para atrair possíveis clientes não deixe de incluir o senso de urgência, para que assistam agora ou perder para sempre, e você conseguirá reter a atenção do seu público-alvo - mesmo no espaço B2B.
Marketing de Conteúdo
Embora o marketing de conteúdo ainda predomina no seu investimento de marketing digital, praticamente todos os profissionais de marketing já estão criando conteúdo para seu público-alvo e, como tal, está cada vez mais difícil se destacar com apenas isso no digital. Os consumidores têm acesso a centenas de anúncios todos os dias, o que significa que muitos enfrentam fadiga de tanto conteúdo. O conteúdo precisa ficar menos frequente e mais real, com mais autenticidade, mais personalização e mais intenção. As marcas estão buscando ferramentas para construir experiências personalizadas à medida que a personalização passa do chavão para o fundamental. Intimamente ligado à personalização está o mapeamento da jornada do consumidor. As marcas precisam se concentrar em entender como os clientes navegam ao longo de sua jornada, incluindo consumo de conteúdo, compartilhamento nas mídias sociais, comportamento ao longo do processo de compra e descobrir padrões para sugerir a próxima melhor etapa para cada consumidor que navegue pelo seu site.
Elaboração de uma Estratégia Digital
Produzir conteúdo simplesmente para publicar qualquer coisa não é uma boa estratégia de marketing. Uma grande quantidade de conteúdo de má qualidade, por falta de compromisso com sua estratégia de marketing de conteúdo, seguramente vai prejudicar a sua marca muito mais do que simplesmente não criar conteúdo. O conteúdo personalizado é o caminho do futuro. No entanto, a maioria dos profissionais de marketing de conteúdo B2B não tem uma estratégia formal e bem estruturada. Pare um minuto e analise por que você está criando esse conteúdo, e não apenas como criá-lo. Você deseja criar conteúdo especificamente para levar as pessoas que estão "apenas navegando" até a última etapa do seu funil de vendas onde eles se tornam clientes efetivos. Para fazer isso, você precisará de um plano efetivo. Você precisa descobrir qual é o público que você está atingindo, seus objetivos, quando e onde pode disponibilizar conteúdo e por que isso é importante. Dedique tempo e aplique os recursos necessários para criar uma estratégia digital de conteúdo e, no final, defina também seus KPIs.
Internet das Coisas (IoT)
Bem-vindo à era Jetson - dos dispositivos de consumo digital. Embora smartphones e tablets continuem sendo essenciais na construção de uma base para o ecossistema da Internet das Coisas (IoT), nós estamos apenas arranhando a superfície do que está por vir. Considere isto:
- Seu carro pode acionar o termostato de sua casa quando você estiver a 10 minutos de distância, para aumentar ou diminuir a temperatura para seu conforto e obter o máximo de eficiência de energia.
- Dispositivos vestíveis que monitoram sua pressão arterial podem enviar informações diretamente ao seu médico.
- Seu aquecedor de água pode enviar relatórios de diagnóstico a um representante de atendimento ao cliente para solucionar problemas antes que ocorra uma avaria.
Como essa super rede de conectividade continua a oferecer cada vez mais dados que podem ser usados em estratégias digitais que todos podem acionar, ela leva a percepções mais específicas sobre os hábitos e preferências do consumidor, equipando os profissionais de marketing para facilmente atingir diretamente seu público-alvo com mais precisão.
Distribuição de Conteúdo
"Se você criar e disponibilizar, eles virão" é um mito no marketing de conteúdo. Embora uma boa redação possa valer a pena, um bom conteúdo só é percebido se o compartilhamento desse conteúdo for uma parte integrante do seu esforço de marketing digital. Para que seu conteúdo tenha chance de competir, você precisará investir alguma coisa em mídia paga para direcioná-lo aos seus contatos mais importantes. À medida que os profissionais de marketing buscam descentralizar o conteúdo, muitos levam seu conteúdo a novos canais para ver como ele repercute junto ao seu público. Agora, o conteúdo pago pode lhe dar um pequeno impulso, mas 90% dos cliques das mídias sociais vão para o conteúdo orgânico e, no Google, o conteúdo orgânico comanda 80% dos cliques. Antes de gastar tempo criando muito conteúdo, você precisa saber quem se importa, precisa identificar o motivo e, em seguida, construir uma rede através da qual conseguirá ampliar esse conteúdo.
Estratégias de Marketing precisam se adaptar a todos os Dispositivos
Em média, o consumidor está conectado por meio de mais de cinco dispositivos digitais. Isso significa que os profissionais de marketing estão analisando seu trabalho cinco vezes para assegurar que o conteúdo que criaram esteja otimizado para qualquer plataforma com as quais seu público navegue. À medida que surgem novas plataformas, como dispositivos vestíveis, e se tornam populares, outras plataformas nas quais você pode nem ter pensado surgirão. Certifique-se de que há espaço no seu orçamento para esse tipo de investimento. Assim, não ficará para trás.
Marketing baseado em contas (Account-Based-Marketing)
Houve uma mudança brutal no marketing, buscando novas abordagens focadas totalmente no cliente. Essas abordagens se juntaram ao marketing e às vendas para cultivar relacionamentos de longo prazo e de alto engajamento com as principais contas.
O método ABM foca nos clientes que se adequam primeiro à persona ideal e promove uma aposta maior na experiência do cliente pós-venda com o objetivo principal de buscar defensores para comercializar e propagar a sua marca. Os profissionais de marketing veem repercussões muito positivas para essa nova abordagem focada totalmente no cliente. O aspecto mais persuasivo do site de uma empresa é o conteúdo que fala diretamente sobre as suas necessidades. O marketing precisa localizar uma persona específica e conversar com ela. Tecnologias como Hubspot, Salesforce e Salesloft (entre outras) ajudam a marcar uma relação de empresas que se encaixam nos critérios de cliente mais adequados. Então você pode pensar em incluí-las em seu orçamento de marketing digital.
Email e Automação de Marketing
De acordo com o The Radicati Group, existem mais de 2,6 bilhões de usuários de e-mail em todo o mundo. Além disso, cerca de 55% dos tomadores de decisão das empresas preferem se comunicar quase exclusivamente por e-mail. Sem mencionar que o ROI é maior do que de qualquer outra ação digital, com impressionantes 4.300%, de acordo com a Direct Marketing Association. De acordo com a Salesforce Marketing Cloud, cada dólar gasto em e-mail marketing gera um retorno médio de US$44. Como já comprovado no email marketing, a personalização é o mais importante para aumentar as taxas de abertura e de CTR. O volume também é um requisito essencial. A melhor alternativa para o sucesso com o e-mail é criar uma ampla lista de e-mail (conteúdo específico por e-mail é perfeito para isso), segmentar por interesse, configurá-lo para enviar automaticamente com tags de mesclagem e, em seguida, assumir com um toque pessoal no momento ideal. Uma boa plataforma de automação de marketing permitirá que você envie um e-mail a um profissional de vendas quando alguém responder a um e-mail automatizado.
SEO
A otimização de buscas (SEO) está crescendo na velocidade da luz. As atualizações de algoritmos do Google continuam forçando os departamentos de marketing a ficarem atentos enquanto as novas tendências de otimização de buscas vão surgindo. Palavras-chave estão sendo aprimoradas para otimizar a intenção do usuário. As pessoas hoje sabem exatamente o que estão procurando e, à medida que mais usuários digitam consultas completas nos mecanismos de busca, dados e heurísticas são coletados, podendo disponibilizar resultados mais acurados e de forma eficaz. Você precisa descobrir quais dúvidas ou dores os seus buyer personas ideais estão buscando e direcionar a eles o que estão procurando para que cheguem rapidamente ao seu site.
ROI de SEO
Só porque você cria um site novo não significa que os mecanismos de busca vão mostrá-lo ao público. Você precisará atender aos requisitos dos buscadores, que mudam continuamente, em temas como segurança, qualidade, atualização, autoridade, velocidade e experiência do usuário. Ou seja, por isso, é importante incluir o SEO em sua estratégia de marketing digital. Dois tipos de SEO aos quais deve prestar atenção são: SEO técnico (relacionado ao seu site como um todo) e on-page SEO (relacionado ao conteúdo individual incluído nas páginas do site). Estando bem posicionado, os benefícios que pode esperar são os seguintes:
Melhor Posição nos Resultados de Busca
O SEO ganha pontos em diferentes critérios de classificação, que informam aos mecanismos de busca onde posicioná-lo entre os milhões de outros sites do mesmo tópico. Também incentiva o rastreamento regular e a reindexação do seu site. Cada rastreamento é uma chance de subir para uma posição melhor. Sem o SEO, seu site poderia ficar nas páginas mais distantes como, por exemplo, página 32 dos resultados de busca - e você pode imaginar quantas pessoas se aventuram a ir tão longe.
Aumenta o Tráfego
Uma posição melhor nas SERPs geralmente leva a mais tráfego, e mais tráfego equivale a mais potencial de conversões! Se sua taxa de conversão for 5%, pense nisso: 5% de 3.000 visitantes mensais é muito melhor do que 5% de 300 visitantes. O SEO ajuda você a atrair o seu público-alvo e a trazê-lo para o seu site.
Melhor Experiência do Usuário
SEO técnico inclui a execução frequente de auditorias de SEO no site, a análise dos resultados e a implementação de correções, incluindo a segurança e a velocidade do site, e tudo contribuindo para uma experiência de usuário mais eficiente para cada visita ao seu site. Os mecanismos de busca levam em consideração os dados sobre a experiência do usuário no seu site, afetando diretamente o seu posicionamento - e, portanto, o volume do seu tráfego. Está tudo relacionado!
ROI do Marketing de Conteúdo
O conteúdo pode ser muito mais do que apenas blogs. Trata-se de encontrar o (s) meio (s) que mais agradam seu público-alvo e, em seguida, criar esse tipo de conteúdo: vídeos, podcasts, infográficos, pins, trabalhos de pesquisa e estudos, para citar apenas alguns. Os blogs de negócios também têm um ótimo ROI. Milhões de empresas globais têm blogs corporativos, criativos ou focados na sua cultura. Se você não conseguiu nenhum resultado através de seu marketing de conteúdo, é possível que você tenha puxado a tomada muito cedo ou, simplesmente, não estava fazendo certo. Pode levar mais de um ano para ter um ROI efetivo com um trabalho de marketing de conteúdo, logo é essencial que você se mantenha consistente! Um bom marketing de conteúdo manterá seu site atualizado aos olhos dos mecanismos de busca, comprovará sua experiência e dará autenticidade à sua marca. Em vez de se estressar dedicando seis horas diárias, para escrever um post, pense nos incríveis benefícios que você pode obter economizando esse investimento alto de tempo:
Otimização de Palavras-chave
Conteúdo ajuda você a melhorar sua posição nos resultados de busca de palavras-chave e frases específicas. Criar conteúdo em torno de suas palavras-chave ajudará em todos os aspectos de SEO on-page. Atrairá o seu público-alvo - você sabe, aqueles com maior probabilidade de conversão.
Link-building
Um fator de posicionamento que permanece o mesmo desde quando surgiu o SEO é o que chamamos de backlinks. Obter links para seu site, especialmente links de outros sites de boa qualidade, é uma das melhores maneiras de melhorar seu posicionamento. Você pode pedir a outros sites para criar um link em sua homepage ou para a página dos seus serviços, mas isso ainda é limitante. Atrair novos conteúdos oferece uma forma melhor e mais ampla de atrair links e fortalecer essa autoridade. Você pode até criar conteúdo específico para suas ações de link-building!
Geração de Leads
Você sempre vai precisar de mais leads. Mas somente com um “botão” para se “inscrever” na sua homepage, você terá limitações. – principalmente, se você não tiver um blog, pois como seu público-alvo saberia o que esse botão significa? Você precisa oferecer um motivo para as pessoas quererem compartilhar seus dados pessoais com você, e o melhor motivo é, na maioria das vezes, conteúdo atraente, mas com acesso limitado. Um infográfico convincente, um tutorial em vídeo ou um e-book pode ser o gancho do que você precisa para obter esse novo contato.
Alimente todos os seus Canais de Marketing
Manter-se atualizado nas mídias sociais pode ser desafiador, especialmente quando você tem pouco tempo - ou não tem um designer para criar gráficos/designs bonitos da sua marca. Muitas vezes, o conteúdo é a melhor maneira de investir em uma estratégia de marketing digital, principalmente por muitas maneiras de ser reutilizado. Por exemplo, você pode escrever um post no blog e, em seguida, fazer um vídeo ou um podcast sobre o mesmo assunto. Posts em blogs e estudos de casos de sucesso podem também ser algo para compartilhar em seus canais de mídias sociais. Este conteúdo pode ajudá-lo em uma campanha de e-mail marketing. Você também pode usá-lo para anúncios. Todos esses canais de marketing direcionam o tráfego de volta para o seu site com potencial de conversão.
ROI das Mídias Sociais
Se uma empresa não pode ou não deseja mais investir em uma estratégia de marketing digital, geralmente são as mídias sociais que levam o maior golpe. Pois não faz parte do seu site, pode não estar sendo fácil acompanhá-lo e pode parecer a parte menos importante do quebra-cabeça digital. No entanto, as mídias sociais e o SEO são grandes amigos. Embora ter perfis nas mídias sociais, com curtidas e seguidores, não tende a impactar muito a sua autoridade ou a sua posição nos resultados de buscas, existem certos aspectos de SEO que as mídias sociais podem impactar:
- Os posts nas mídias sociais podem aumentar o alcance do seu conteúdo, o que te ajuda a ganhar mais links.
- Perfis nas mídias sociais contam a história da sua empresa; a maioria dos consumidores geração Y e geração Z preferem marcas que compartilham seus valores online.
- As mídias sociais estimulam o compartilhamento com seus clientes.
- Os mecanismos de busca analisam perfis de negócios online, inclusive mídias sociais, para entender o que você faz e onde está presente - o que é muito importante para o SEO local.
Assim como acontece com o marketing de conteúdo, um forte ROI das mídias sociais vem da atenção dada aos canais de mídias sociais que seu público mais usa. Não se trata de estar em todas as mídias sociais e aplicativos; trata-se sim de ser bastante ativo, útil e participativo onde seus clientes estão a maior parte do tempo.
Promoções
Embora isso possa parecer óbvio, não pode ser esquecido - as mídias sociais estão longe na frente com anúncios, quando se trata de aumentar vendas ou promoções. Compartilhe nas mídias sociais suas ofertas especiais de vendas ou código de desconto; use, nos seus posts, códigos que possam ser rastreados ou os inclua no link da sua biografia, pois assim pode medir exatamente quantas pessoas visitam seu site e que fizeram uma compra.
Conscientização da Marca
Ter um perfil ativo nas mídias sociais ajuda atrair novos contatos a descobrirem e aprenderem sobre sua empresa. As pessoas que conhecem seus perfis sociais por meio de hashtags, recursos para serem achados ou posts de amigos podem não atrair público imediatamente, mas pelo menos agora eles já conhecem a sua marca. Quando chegar a hora em que precisem do seu produto ou serviço, eles lembrarão da sua marca - além disso, você terá aprovação de colegas que o seguem e compartilham seu conteúdo. A sua influência nas mídias sociais pode ser sentida quando você realiza uma pesquisa de palavras-chave e vê que teve um aumento no volume de buscas mensais em torno de consultas de marcas que incluem a sua empresa.
Buscas nas Mídias Sociais
Seus clientes confiam em buscas completas online antes de assumir qualquer compromisso com você. Esse processo agora vai muito além das buscas mais comuns do Google; O YouTube é o segundo mecanismo de busca mais popular do mundo. O perfil nas mídias sociais da sua empresa pode vir a ser o primeiro lugar onde os clientes encontram você, e isso pode fazer a diferença na efetivação de uma conversão. Ter uma presença ativa e online da sua marca, onde seus clientes o encontrem, afetará muito a percepção que eles terão da sua empresa e guiará o tráfego para seu website.
Revisões
Quando se trata de SEO local, as avaliações estão entre os +200 fatores de classificação do Google e serão exibidas nos resultados de busca da sua empresa, incluindo os perfis do Facebook, Yelp, TripAdvisor e Google Meu Negócio. Quer seja uma empresa B2B ou B2C, ganhar várias avaliações positivas pode ajudá-lo a se enquadrar no grupo local (os 3 principais resultados apresentados em um mapa). No entanto, algumas análises ruins podem piorar a sua posição nas buscas.
Entrosamento com o Cliente
Ser capaz de interagir diretamente com seus possíveis clientes é importante para ajudar a impulsionar suas vendas, pois permite: observar quem são essas oportunidades e saber do que eles gostam navegando pelos seus perfis nas mídias sociais; atraia comentários positivos e compartilhe-os novamente através de seus posts; responda a feedback negativo antes que esses comentários se tornem avaliações negativas impactando seu SEO; obtenha insights sobre o que você pode fazer melhor e, em seguida, aprimore seu produto para melhorar suas vendas.
Motivos para Investir em Marketing Digital
Em um mundo onde cada aspecto analógico está encontrando sua sósia online, publicidade não pode mais ser uma exceção. A melhor maneira de se aprofundar nessa nova era digital é criando uma estratégia de marketing digital. Embora possa parecer exagero, o marketing tradicional foi completamente dominado pelo marketing digital ou online. Se você quer ganhar reconhecimento em qualquer mercado, seu negócio precisa de uma estratégia forte de marketing, por isso você deve investir nos locais onde seus clientes estão dedicando mais tempo, o mundo digital. Aqui estão seis motivos pelos quais a sua empresa deve investir em uma estratégia de marketing digital consolidada.
A Internet vai Continuar Crescendo
A revolução digital está ao nosso alcance. Graças a empresas como o Google, a internet é hoje o primeiro ponto de busca para a maioria dos consumidores. O público passa mais de 6 horas por dia acessando a internet, e isso cresce ano após ano. A internet é uma plataforma incrível para divulgar informações. Ela ofusca qualquer outra mídia e sua abrangência continuará crescendo exponencialmente. Enquanto o marketing tradicional espera gerar alcance e visibilidade, a Internet faz isso muito melhor. É mais persuasivo, muito mais eficaz e dá ao cliente controle total sobre sua experiência. Os clientes em potencial podem avaliar produtos, revisar suas especificações e as opiniões de outras pessoas sobre esses produtos. A Internet é muito diferente de qualquer outra coisa quando falamos sobre pesquisar informações sobre o seu produto ou serviço.
Um Público melhor Selecionado
As mídias de marketing tradicionais têm um impacto bastante limitado sobre os consumidores. Isso porque os profissionais de marketing que usam os meios tradicionais não conseguem segmentar o público-alvo de forma tão eficaz quanto no marketing digital. Existem inúmeras ferramentas digitais que você pode usar para selecionar seu público-alvo ideal para que você possa dar atenção diretamente a eles e obter ótimos resultados. Essas ferramentas analisam diversos fatores, como localização geográfica, demografia, interesses e muito mais, podendo assim se comunicar com o público-alvo de seu interesse. Os algoritmos criados por plataformas digitais como Google e Facebook oferecem aos consumidores a melhor e mais personalizada experiência online. Eles disponibilizam uma plataforma que as marcas podem usar para lançar campanhas de marketing digital para seu público-alvo ideal. Ao permitir que os consumidores divulguem seus interesses, as empresas podem evitar perturbar o público errado com propaganda que não é relevante para eles, evitando assim prejudicar a reputação da marca e não ter retorno favorável do seu investimento em marketing!
Seu Alcance é Praticamente Ilimitado
Com a internet hoje disponível na maioria dos países ao redor do mundo, o céu é o limite em termos de capacidade de alcançar mais gente. Só no Facebook já existem mais de 1 bilhão de usuários ativos - isso é uma grande oportunidade de aumentar seus negócios! Com uma abordagem estratégica para o marketing digital, seu potencial para atingir as massas e ampliar o conhecimento da sua marca é simples e bastante em conta. A "viralização" pode ser uma das maneiras mais eficazes de divulgar sua marca. Agora, é claro que, para chegar a esse ponto, é necessário muito trabalho árduo. Você precisa atualizar seu conteúdo regularmente, postar informações úteis e relevantes e fazer com que a experiência do usuário valha a pena. Se você conseguir chamar a atenção de um possível cliente e eles promoverem o seu trabalho, poderá ampliar seu alcance e impactar muito mais clientes em potencial com o mínimo de esforço.
Isso Permitirá que você Aumente sua Criatividade
Aumentar a criatividade é uma das grandes vantagens do marketing digital. Com todas as opções disponíveis, você pode tornar seus projetos mais ambiciosos uma realidade e desenvolver conceitos e ideias como nunca antes, sem precisar seguir regras tediosas e monótonas para obter os resultados desejáveis. Agora, você pode usar as formas mais inovadoras para impactar melhor seu público-alvo, tornando-o mais memorável e fortalecendo a sua marca. Ao aproveitar ao máximo cada plataforma digital, você, com certeza, obterá resultados de sucesso. Adicione a isso a incrível variedade de formas disponíveis no mundo digital, e verá que não há limites para sua criatividade!
Medir os Resultados do Marketing Digital é muito Fácil
Acompanhar suas ações de mídia e marketing com as diferentes ferramentas digitais, com as quais pode monitorar todas as suas estratégias digitais com precisão, em tempo real, se tornou algo simples. Essas ferramentas usam métricas de marketing digital ajudando-o a avaliar a eficácia de sua estratégia digital e saber se você está no caminho certo para atingir o ROI projetado. Com cada campanha que você executa online, seja por meio de mídias sociais, Google Ads ou retargeting, você está deixando uma marca no mundo digital e configurando-a para análise. Ferramentas como o Google Analytics permitem que você avalie, com precisão, de onde seus consumidores estão vindo, com o que eles estão se interessando e em que momento eles se desligam. A análise de dados permitirá que você ajuste e direcione suas ações digitais, com base nos insights que obtém das suas campanhas em tempo real.
Sua Velocidade é Imbatível
A velocidade das mídias digitais é incomparável e sua cobertura é instantânea. Como não há barreiras, as negociações acontecem de forma muito mais rápida. A comunicação direta e imediata com seus clientes e parceiros permite resultados acessíveis ao mesmo tempo. Tudo também ocorre no mesmo lugar. Como a sua marca, o consumidor e os meios de comunicação que anuncia são todos online, você consegue analisar todo o processo e todos ao mesmo tempo.
Conclusão
Na WSI acreditamos que toda grande ideia tem mérito. É nossa responsabilidade analisar essas grandes ideias - como a sua - e ajudá-lo a realizar esse potencial, aproveitando o poder da tecnologia digital.
Sempre que você estiver preparado para investir no futuro da sua empresa, estamos disponíveis para garantir que você alcançará um bom retorno com uma estratégia de marketing digital de qualidade.