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Retorno com o Marketing fundado em Experiência

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Marketing experiencia
Resumo: Saiba mais sobre como o marketing fundado em experiência, quando combinado com uma campanha de marketing digital robusta, pode mergulhar os consumidores em uma experiência de vida que cria e mantem fidelidade à sua marca.

Com a pandemia ainda fresca na mente de muitos, pode ser difícil acreditar que os eventos presenciais (ao vivo) estão começando a voltar. E embora os últimos dois anos tenham ajudado os profissionais de marketing digital a dar o próximo passo no marketing online, ainda há algo a ser dito sobre o tema experiencia em primeira mão com produtos.

Mas, você pode estar se perguntando, isso é algo que vai atrair as pessoas e vão se interessar depois de dois anos de eventos somente online?

Acho que sim! E há uma razão lógica pela qual o marketing fundado em experiência está voltando. Os últimos dois anos deixaram um vazio na vida da maioria dos consumidores e afetaram significativamente a forma como as empresas comercializam seus produtos e atingem os indivíduos online. As pessoas sentiram falta de interagir com outras pessoas – e eventos presenciais podem aproveitar essa nostalgia e ajudar sua marca a sobre sair.

Enquanto o marketing digital conecta imediatamente as pessoas com o que elas estão procurando online, o marketing fundado em experiência foca em criar uma experiência memorável para os consumidores que desejam comprar determinado produto.

Vamos aprofundar um pouco no que é marketing fundado em experiência e como ele pode atuar em conjunto com sua estratégia de marketing.

 

O que é Marketing fundado em Experiência?

Na sua forma mais básica, o marketing fundado em experiência é uma tática de marketing na qual as empresas interagem com os consumidores diretamente, em um ambiente offline. Você também pode ter ouvido os termos “marketing ao vivo” ou “experiência em marketing de eventos”.

Qualquer que seja o termo técnico ou a forma como é definida, o marketing fundado em experiência visa levar os consumidores a uma experiência de vida para criar e manter a fidelidade à sua marca. Lembra do Starbucks, que oferecia aquela bebida grátis no seu  aniversário, ou no código de desconto que você recebe por email quando se inscreve para receber uma newsletter – se um cliente tiver uma experiência memorável com um produto ou uma marca específica, é mais provável que ele se lembre desse produto e o compre no futuro.

As marcas podem criar experiências únicas para seus consumidores se seguirem três princípios fundamentais do marketing fundado em experiência:

  • O evento deve ser ativamente envolvente

  • O evento deve ser ao vivo e único

  • O evento deve gerar estimulo multissensorial

Esses pontos irão ajudá-lo a criar uma experiência ativa e memorável que os clientes vão reter e lembrar quando precisarem de um produto ou serviço. O importante é fazer com que as pessoas saiam de sua experiência da marca com um sorriso e um sentimento de gratidão à sua empresa.

 

Porquê Marketing fundado em Experiência é importante?

O marketing funciona melhor quando capitaliza a emoção humana e cria experiências duradouras e agradáveis. A partir desses eventos de marketing fundado em experiência, as pessoas associarão sua marca a efeitos especiais e potencialmente transformadores.

Isso também afeta as pessoas que não podem participar de eventos presenciais. Eles verão o impacto da sua marca naqueles que tiveram a experiência ao vivo e naturalmente ficarão curiosos sobre o que sua marca faz.

Ao planejar um evento de marketing fundado em experiência, você deve fazer parceria com um influenciador que você identificou que fala com seu público-alvo. Esses influenciadores já são fãs de pessoas a quem você deseja vender. Então analise seu público-alvo, identificando suas personas e selecione influenciadores nas mídias sociais que conversem com esse mesmo público.

O marketing fundado em experiência é uma estratégia de negócios poderosa porque cria fidelidade à marca por meio da conexão humana. E esse é o objetivo principal de qualquer profissional de marketing (digital ou não!) que se preze. A interação humana une as pessoas e cria um vínculo bem mais forte entre sua marca e o consumidor do que anúncios não direcionados ou genéricos e outras oportunidades de marketing desperdiçadas.

 

Porque Marketing fundado em Experiência está de volta?

Não é preciso ser um gênio para perceber que as pessoas sentem falta de uma aproximação humana; na verdade, após os últimos dois anos, as pessoas sentem falta de experimentar qualquer coisa.

As empresas perceberam e estão prontas para aproveitar ao máximo essa situação e adicionar oportunidades de marketing fundado em experiência, junto com suas campanhas digitais existentes. É exatamente o que as pessoas precisam para voltarem a gastar dinheiro com suas marcas e produtos favoritos.

Não se esqueça: os americanos veem uma média de 4.000 anúncios por dia. E, infelizmente, a grande maioria desses anúncios é esquecida rapidamente ou mal percebida pela pessoa comum. Mas, se uma empresa dedicar um tempo para criar uma experiência memorável para seus clientes em potencial, com conteúdo personalizado, anúncios direcionados e eventos presenciais emocionantes, ela terá muito mais atenção deles e daqueles ao seu redor.

 

A Pandemia vai mudar o Marketing fundado em Experiência 

Apesar da falta de atividades presenciais nos últimos dois anos, as empresas continuam investindo na criação de experiências ao vivo para os consumidores nesse mundo digital.

No momento, durante a era pós-pandemia, as empresas estão dedicando mais tempo para tornar a experiência digital mais humana. As marcas estão realizando eventos ao vivo e conferências online para se comunicar diretamente com os consumidores. Os eventos ao vivo estão voltando, mas as empresas ainda estão dando duro para criar experiências online interativas que podem atingir um público mais amplo.

 

Como sua Marca pode tirar proveito do Marketing fundado em Experiência?

Para aproveitar ao máximo o marketing fundado em experiência, você precisa estar preparado e ser capaz de proporcionar uma experiência única. Seu objetivo deve ser captar a atenção das pessoas e associar sua marca a algo inesquecível.

As empresas precisam criar uma estratégia de marca robusta que aproveite as atividades presenciais e online e as faça trabalhar juntas. O objetivo final dessa estratégia de marca deve ser desenvolver uma história em torno da sua marca que é autêntica e tem relação com seu público.

60% dos consumidores dos EUA enfrentarem itens faltantes nas compras online no ano passado. 39% desses consumidores não esperaram o reabastecimento desses itens; em vez disso, eles mudaram de marca.

Muitas marcas estabelecidas estão passando por mudanças em termos de fidelidade dos clientes. Como eles não podem atender a todos os seus clientes, eles continuam perdendo-os até que possam resolver essa situação. Infelizmente, no momento em que a marca resolver o problema da falta de inventário, eles já perderam a confiança daqueles clientes anteriores.

Felizmente, porém, está é uma oportunidade para você captar a atenção desses consumidores. A adoção de táticas estratégicas de marketing digital pós-pandemia pode ser a vantagem competitiva que sua empresa precisa para estabelecer alguma fidelidade à marca durante essa era de mudanças.

 

Quais são as Franquezas do Marketing fundado em Experiência

Embora criar uma experiência memorável para as pessoas atraia fidelidade à marca, se sua marca ainda não for conhecida e não tiver um grande investimento, será difícil criar uma experiência única; você terá que ser criativo.

Além disso, promover eventos para apenas algumas pessoas não vale a pena, a menos que tenham uma grande influência na comunidade. Como resultado, você descobrirá que a maioria das marcas estabelecidas se concentra na promoção de eventos que atrairão novo público.

Enquanto as marcas menores precisam ser mais criativas, as marcas mais estabelecidas precisam investir mais dinheiro para causar impactos mais significativos que buscam gerar. O marketing fundado em experiência é, portanto, conhecido por ser um esforço de marketing caro e às vezes arriscado.

É por isso que as táticas de marketing fundado em experiência precisam trabalhar lado a lado com o marketing digital. Sempre há uma possibilidade de um consumidor ter uma experiência negativa em um evento ao vivo, que é exatamente o efeito oposto que você quer com uma campanha de marketing fundado em experiência. E é aí que uma campanha de marketing digital bem feita vai compensar, com conteúdo personalizado, landing page personalizada e anúncios pagos.

 

Conclusão

O marketing fundado em experiência pode ser importante na estratégia de marketing de uma marca. Muitas marcas estabelecidas não conseguiram reter seus clientes atuais durante a pandemia, e as pessoas anseiam por interação social.

O objetivo do marketing (seja digital ou fundado em experiência!) é gerar lealdade à marca. Os clientes são pessoas humanas e não querem ser somente mais uma estatística de consumo. Ao criar experiências inesquecíveis online e pessoalmente, você conquistará o lado pessoal deles e terá clientes fiéis à sua marca.

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